Especial: 10 doramas para quem está começando

Reprodução.

Você sempre quis começar a assistir doramas mas não sabe por onde começar? Não tem um amigo dorameiro para te indicar algo para assistir? Seus problemas terminaram! Eu serei sua amiga dorameira e hoje vou indicar 10 doramas para quem tá começando e onde assisti-los. 🤙😎🤙

Goblin

Começando com um dos poucos que vi mais de uma vez, Goblin tem de tudo: comédia, drama, terror, ação. Também conhecido como Guardian: The Lonely and Great God, é um drama de 2016 que conta a história de Kim Shin (Gong Yoo), um general da Dinastia Goryeo, que após duvidar da existência da divindade se torna um dokkaebi (goblin coreano). Cansado da imortalidade, depois de séculos perdendo todos a sua volta e vivendo com as memórias de cada um que partiu, Kim Shin está em busca de sua noiva, uma mortal que pode retirar a espada de seu peito, dando fim a sua vida. Ji Eun Tak (Kim Go Eun) é uma estudante do ensino médio que pode ver fantasmas desde seu nascimento e por toda sua vida ouviu deles que era a noiva do goblin. Em seu aniversário, cansada dos abusos de sua tia e primos, Ji Eun Tak compra um bolo e, para surpresa de ambos, ao apagar as velas descobre que tem o poder de invocar Kim Shin quando apaga uma chama. Além do romance entre Kim Shin e Ji Eun Tak, um dos pontos altos de Goblin é a amizade entre o goblin e o grim reaper (Lee Dong Wook), que começa com os dois se odiando e vai se desenvolvendo com o tempo, rendendo diversos momentos de comédia do dorama. Goblin está disponível no Viki.

A Business Proposal

Baseado no webtoon homônimo, A Business Proposal conta a história de Shin Ra Hi (Kim Se Jeong) que, para ajudar sua amiga Jin Young Seo (Seol In Ah), vai em seu lugar em encontros às cegas que o pai de Youn Seo marco para ela com rapazes ricos, com o intuito de causar uma má impressão nos pretendentes para que Young Seo não precise se casar com um deles, pois o sonho de Young Seo é se apaixonar e casar por amor. Em um determinado encontro, Ra Hi conhece Kang Tae Moo (Ahn Hyo Seop), CEO da empresa em que trabalha. Tae Moo é um workaholic que odeia que seu avô vive marcando encontros às cegas para ele, quando ele vai ao encontro com Shin Ra Hi ele está decidido a se casar com a próxima mulher com quem ele for forçado a se encontrar, para que seu fluxo de trabalho não seja interrompido pelos encontros que seu avô marca. Enquanto Ra Hi tenta não ser descoberta por Tae Moo, Young Seo se apaixona por Cha Sung Hoon (Kim Min Gue), secretário de Tae Moo. A Business Proposal está disponível na Netflix.

What’s Wrong With Secretary Kim?

What’s Wrong With Secretary Kim? é um dos queridinhos da audiência quando o assunto é comédias românticas, sendo citado em memes sobre ser dorameira e quase todas listas de sugestões. Kim Mi So (Park Min Young) é uma secretária eficiente que trabalhou diligentemente durante 9 anos para Lee Young Joon (Park Seo Joon), quando Mi So finalmente termina de quitar os débitos de sua família, ela decide largar seu emprego para focar em si mesma. Lee Young Joon, que é extremamente egocêntrico, acha que Mi So está se demitindo porque gosta dele e ficou com ciúmes de sua namora, e decide utilizar o tempo de aviso prévio dela para fazê-la mudar de ideia sobre a demissão. What’s Wrong With Secretary Kim? está disponível no Viki.

Her Private Life

E vamos de mais um dorama com a Park Min Young. Her Private Life mostra a vida dupla de Sung Deok Mi (Park Min Young), curadora de arte em um museu, ótima no que faz, mas que mantêm um segredo… em seu tempo livre, Deok Mi administra uma fanpage dedicada ao seu idol de k-pop favorito: Cha Shi An (Jung Jae Won). Quando a chefe do museu é afastada devido a uma fraude financeira envolvendo o museu, Ryan Gold (Kim Jae Wook) assume como o novo diretor e Deok Mi acha que terá sua identidade secreta revelada. Her Private Life é uma daquelas histórias cheias de mal-entendidos engraçados, enquanto Deok Mi se preocupa se Ryan a reconhece de um incidente envolvendo os dois no aeroporto, ele a vê com sua melhor amiga e acha que o segredo dela é que ela namora com outra mulher e faz de tudo para proteger o “segredo dela”. Her Private Life está disponível no Viki e na Netflix.

Coffee Prince

Mais um dorama estrelado por Gong Yoo, sendo um dos trabalhos que elevou sua fama. Em Coffee Prince, Choi Han Gyul (Gong Yoo) é um neto da família dona da empresa Bang of Dong-in Foods. A avó de Han Gyul quer que ele se case, tenha filhos e assuma a empresa da família (típico de avós ricos de dorama), e para que ela pare de pegar no seu pé, Han Gyul contrata Go Eun Chan (Yoon Yun Hye) para fingir que é seu amante gay, sem saber que ela era uma garota. Para provar que é capaz de comandar os negócios, Han Gyul assume um antigo café, renomeado para Coffee Prince, onde ele decide pelo conceito de ter apenas funcionários homens, para atrair o público feminino. Eun Chan continua escondendo que é mulher para conseguir um emprego no café de Han Gyul. Coffee Prince está disponível no Viki e no Kocowa, no Kocowa também é possível encontrar o documentário My Dear Youth – Coffee Prince, onde 13 anos depois do lançamento o cast se reune e reflete sobre a experiência de fazer Coffee Prince.

Weightlifting Fairy Kim Bok Joo

Kim Bok Joo (Lee Sung Kyung) é uma levantadora de peso que sonha em se tornar medalhista olímpica. Depois de conhecer seu primeiro amor Jung Jae Yi, um médico especialista em perda de peso, e reencontrar seu colega de infância Jung Joon Hyeong (Nam Joo Hyuk), Bok Joo terá que se desdobrar para achar o equilíbrio entre treino e vida pessoal, para conseguir alcançar seus objetivos sem precisar abrir mão de ter um relacionamento. Weightlifting Fairy Kim Bok Joo está disponível no Viki, no Kocowa e no WeTV.

Strong Woman Do Bong Soon

Do Bong Soon (Park Bo Young) é uma mulher pequena, porém muito forte, de uma família em que as mulheres tem nascido com uma força hercúlea, com a condição de que a utilizem para o bem, caso abusem do poder elas perdem a força. Um dia Ahn Min Hyuk (Park Hyung Sik), CEO da companhia de jogos Ainsoft, vê Bong Soon se defender de uma gang e decide contratá-la para ser sua guarda costas. Após uma onda de sequestros em sua cidade natal, Bong Soon precisa decidir entre manter seus poderes secretos ou ajudar a combater o mal. Entre decidir se usa ou não seus poderes publicamente, proteger Min Hyuk e decidir entre Min Hyuk e In Gook Doo (Kim Ji So), um policial que é seu amigo de infância, por quem Bong Soon tem uma queda, a vida de Bong Soon dá um duplo twist carpado. Strong Woman Do Bong Soon está disponível no Viki.

The Legend of the Blue Sea

The Legend of the Blue Sea é um dorama inspirado por uma lenda clássica de Joseon. A sereia Shim Chung (Jun Ji Hyun), reencarnação da sereia Se-hwa, reencontra com seu amor da vida passada, reencarnado no golpista Heo Joon Jae (Lee Min Ho). Joon Jae se interessa pela pulseira de Shim Chung, que vale milhões, e a leva para casa, onde ela conhece seus comparsas de golpes Jo Nam Doo (Lee Hee Joon) e Tae Oh (Shin Won Ho) que estão escondidos na casa de Joon Jae, fugindo das vítimas de scam que tentam se vingar deles. Enquanto se acostuma com a vida fora d’água, Shim Chung ainda terá que lidar com um triângulo amoroso e proteger Joon Jae de um assassino mandado por sua madrasta. The Legendo of the Blue Sea está disponível no Viki.

Secret Agent Miss Oh

Secret Agent Miss Oh é sobre uma policial civil de moral duvidosa, Oh Ha Na (Lee Soo Kyung), que após atrapalhar um agente do serviço de inteligência da Coréia, Go Jin Hyuk (Kim Sang Kyung), que trabalhava à paisana em uma operação quando se conheceram, é forçada a cooperar com o serviço de inteligência para não sofrer uma ação disciplinar. É o típico enemies to lovers, onde Jin Hyuk é extremamente certinho e não se dá bem com Miss Oh no começo da operação em conjunto, mas acabam se apaixonando. Secret Agent Miss Oh está disponível no Kocowa.

Hana Yori Dango

Um clássico dos doramas Hana Yori Dango é a adaptação do mangá de Yoko Kamio. A versão japonesa de 2005, com Inoue Mao e Jun Matsumoto nos papéis de Makino e Domyoji é uma favorita dos fãs, mas também temos adaptações de Hana Yori Dango para dorama feitas na Coréia, China, Taiwan e Tailândia, além do filme japonês de 1995 e do anime. A história é sobre Makino Tsukushi, a única estudante pobre da Eitoku Gakuen, escola de elite dominada por um grupo de quatro rapazes conhecidos como Flower 4, ou F4. Quem se opõe ao F4 recebe uma notificação e vira alvo de bullying até pedir transferência da escola. Makino tenta viver pacatamente na escola e não ser notada até que ela precisa defender sua amiga de Domyoji Tsukasa, membro do F4. Após receber sua notificação e virar alvo de bullying, Makino decide que não deixará a escola e declara guerra ao F4. Sua decisão chama a atenção de seu crush, Hanazawa Rui (Oguri Shun) e também faz com que seu pior inimigo, Domyoji, se apaixone por ela. Hana Yori Dango (2005) está disponível no Viki.


Em 2016 quando comecei a assistir doramas, o catálogo era concentrado em serviços de streaming especializados como o Viki, mas atualmente é possível encontrar essas produções em todas as grandes plataformas, então sugiro que deem uma olhada no catálogo dos streamings que vocês assinam. Pessoalmente, prefiro doramas de comédia, que sejam leves e divertidos de assistir, então essa lista tem um foco maior em comédias, exceto por Hana Yori Dango que é algo mais clássico e que trata de temas mais pesados como o bullying. Se sentir que falta algo imperdível para quem está começando, pode deixar suas sugestões nos comentários – e caso tenha alguma sugestão que ainda não assisti, compartilha ai. ^^

*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV*