Entrevista: Pablo Zuccarino, da Warner Bros. Discovery, fala sobre o canal Adult Swim

Anmtv / Divulgação

O ANMTV é um adolescente de 17 anos que em breve estará na idade adulta, e ao longo destes anos sempre fizemos algumas entrevistas interessantes e diferentes do que é feito por ai. O nosso maior destaque foi conversar com o Cartoon Network, que até então, sempre se comunicava de uma forma mais técnica com grandes sites e portais voltados para o mercado de TV, mas nunca para uma página voltada ao público jovem, que é onde está boa parte de seu público. O ANMTV foi pioneiro nisso e graças a boa vontade e paciência de Pablo Zuccarino, Vice-presidente Sênior e Gerente Geral Kids e Animation da Warner Bros. Discovery Latin America, isso foi possível.

Novamente, fomos conversar com ele, que cedeu parte de seu tempo para contar tudo sobre o lançamento do canal Adult Swim. Grande entusiasta das animações e também dos animes, Zuccarino falou a respeito dos desafios, motivações e do que podemos esperar do Adult Swim. O bloco fez sua estreia em 2007 no Cartoon Network, onde ficou até 2010, tendo breves retornos nos canais I-Sat (2015-2020), TBS (2018-2020) e Warner Channel (2020-2021). Na entrevista, Pablo explica como será a vida do novo canal que nasce na era do streaming; seus animes, produções originais e muito mais desta tão conhecida marca que completa 18 anos na América Latina. A entrevista foi uma ação conjunta entre o ANMTV e o site TV Laint. Confira abaixo:

Como vai, Pablo? Você é responsável pelo Cartoon Network, Cartoonito, Discovery Kids e agora o Adult Swim, um bloco que ja foi ao ar por 4 canais na America Latina. Queremos saber o que os motiva agora, o que levou a WBD, a criar um canal de TV na era do streaming ?

Pablo: A primeira coisa que eu diria é que não estamos apenas lançando um canal; nosso objetivo é lançar a marca, que tem muitas expressões. Ela terá seu ‘hub’ no HBO Max, ou seja, terá um componente de streaming, estará presente em plataformas digitais e redes sociais, além de ter um canal 24 horas. Portanto, não estamos apenas lançando um canal, mas a marca em todas as suas dimensões. Acreditamos que o canal ainda faz sentido; a Warner Bros. Discovery continua investindo no ecossistema da TV, já que ainda temos uma audiência significativa que assiste televisão em diferentes países da região. É realmente uma honra e uma grande motivação para nós ter um canal 24hs. Como vocês sabem, já que são especialistas, nos Estados Unidos o AS é um bloco dentro do Cartoon Network; mas aqui nós teremos a oportunidade de transmitir o dia todo. No Canadá, já existe um exemplo do canal Adult Swim 24 horas, portanto, não somos os primeiros, mas para nós é muito mais emocionante. Além disso, nos dá a separação que precisávamos, já que em outras ocasiões, quando tentamos fundi-lo com o Cartoon Network, encontramos problemas e rejeição de diferentes públicos. Quando ele foi apresentado como bloco em outras marcas, não conseguiu se conectar bem com esses ambientes. Agora, temos a oportunidade de ser nós mesmos o dia todo, temos programação suficiente e realmente acreditamos que o canal de TV se beneficiará da presença no streaming e no digital, da mesma forma que fazemos com o Cartoon Network. Isso nos permitirá chegar ao maior número de fãs, nos mais diferentes lugares, o maior número de vezes possível. Resumindo, é uma vitória para todos.

Em relação às produções originais, estamos atentos ao que está acontecendo, por exemplo, no festival Pixelatl. Sabemos sobre o Transformín (uma animação latina) e queremos saber como será o investimento em produções da região?

Pablo: O que eu diria primeiro, como em todas as coisas que estou falando, é que estamos apenas começando, levará tempo, especialmente a questão da produção, leva algum tempo, são relacionamentos, é preciso cuidar dos criadores que encontrarmos. Portanto, é o processo mais longo de tudo o que estamos falando, de programação, e até mesmo de criar a marca, mas já começamos. Mesmo que demore isso não significa que não precisamos agir, precisamos nos mover o tempo todo. Como você mencionou, no Pixelatl demos nosso primeiro passo em espanhol, lançamos uma convocação, recebemos várias ideias e escolhemos o Transformín. Já tive uma reunião e a equipe teve mais de uma com os criadores. Não sei se você se lembra, mas o Cartoon Network fez essa jornada anos atrás, começando com peças mais curtas, criadores do Chile, Argentina, um pouco desse caminho é o que precisamos fazer, mas mudando o ângulo editorial. Felizmente, a indústria está mais madura do que antes, quando o fizemos com o Cartoon, muitas vezes estávamos sendo os pioneiros em tudo. Agora parece que muitos dos estúdios e parceiros com os quais trabalhamos sempre quiseram fazer animação adulta e nunca puderam, essas pessoas estão bem preparadas. Os fundos, os festivais, o Pixelatl, há 5 ou 6 anos, não eram o que são agora. Encontramos uma indústria mais madura que nos ajudará um pouco, mas ainda levará tempo.

O lado do Brasil é muito interessante, porque devido à questão da cota (Ancine), o tamanho do país e a economia, é uma indústria que está ainda mais madura. Já fizemos parceria com a Sociedade da Virtude, que é um programa digital criado pelo diretor que lançou o grupo Porta dos Fundos, um programa de comédia muito famoso e muito adequado para a Adult Swim, embora nunca tenha trabalhado conosco. É uma animação e comédia, com um tom bastante semelhante ao que tentamos fazer. Nos demos muito bem desde o início, então adquirimos o programa e, na primeira semana, ele estará disponível no Adult Swim Brasil,  ainda não em outros países – devido a questões de dublagem e outras coisas – mas o processo já começou. Nossa intenção é procurar criadores sensíveis e, pouco a pouco, à medida que nos forem dadas oportunidades, vamos investir.

 

O Adult Swim terá lançamentos simultâneos com os Estados Unidos, sejam animes do Toonami ou as novas produções anunciadas?

Pablo: Nós fazemos isso com o Cartoon, então conhecemos bem o “fluxo”, o porquê de fazê-lo e o valor disso. No Adult Swim, como há uma mistura de programação de diferentes vertentes, as da DC são diferentes das novas do AS, que são diferentes do anime, cada caso é um casso, não tenho uma resposta única para dar. Haverá coisas que serão diárias, haverá também algumas coisas que não estarão na mesma data, porque existem dinâmicas de negociação, programação e estratégias diferentes, portanto, não há um plano, é diferente para cada coisa. E também, como eu disse, vamos aprender. Em relação à programação infantil, está muito claro qual é a estratégia, mas esse é um público um pouco diferente, então também veremos o que a audiência escolhe e o que faz mais sentido à medida que tivermos exemplos. A combinação de TV e streaming é muito poderosa quando bem feita, mas precisa ser cuidadosamente gerenciada.

Muitos fãs associam o Adult Swim aos anos 2000 e sentem nostalgia ao pensar no bloco. Além disso, muitas pessoas têm acompanhado “Smiling Friends” e as temporadas de “Rick and Morty”. Então, a que público vocês querem direcionar? Aos fãs nostálgicos ou a um público novo?

Pablo: Em geral, essa é mais uma questão pessoal, mas tem sido parte de nossa estratégia em todas as áreas. Sempre a intenção é conectar com a grande maioria do público. Do ponto de vista criativo e de negócios, ter o maior número de pessoas assistindo é sempre o melhor para nós. Isso é por definição, parece óbvio, mas não é tão óbvio. Há outras propostas que tentam atender a um grupo menor e estão satisfeitas com isso. Esse não é nosso objetivo. Nosso objetivo é ter o maior número possível de pessoas assistindo. Minha resposta rápida para essa pergunta seria “ambos”. Para mim, são duas portas de entrada diferentes. Aqueles que vêem por causa de “Rick and Morty”, conteúdo novo, “Smiling Friends”, animação inédita, sejam bem-vindos. Aqueles que vão ver porque se lembram de “Checkered Past” e querem aproveitar mais uma vez, sejam bem-vindos. Mas vamos tentar mostrar o outro lado para ambos. Eu acredito que, com o tempo, o conteúdo recente deveria prevalecer, porque a nostalgia tem um limite. Portanto, eventualmente preferiríamos que fosse reconhecido como uma entidade que cria conteúdo o tempo todo, o que é verdade. Temos uma nova temporada de “Rick and Morty” atualmente sendo lançada e várias outras estão por vir. “Smiling Friends”, “Royal Crackers”, “Primal” têm temporadas chegando. Ou seja, todos esses programas são excelentes e não são tão conhecidos na América Latina. Esperamos que eles também sejam reconhecidos por isso, mas isso não impede que continuemos sendo o lar de “Aqua Teen” ou até mesmo de alguns programas do Cartoon, para os fãs daquela época. A ideia é atender a todos.

 

Falando sobre disponibilidade, temos principalmente as grades de programação na parte sul-americana e na região de México e América Central, e existem diferenças. Por exemplo, um anime está disponível apenas no México e vemos que, aqui na América do Sul, a faixa do Adult Swim é à noite. Isso acontece porque o canal não é classificado como um canal para adultos, ou seja, ele deve ir para a noite, ou por que isso acontece?

Pablo: O Adult Swim é classificado como um canal para adultos, não é um canal infantil de forma alguma, mas em cada local, temos que seguir as regulamentações dos órgãos reguladores que determinam o tipo de programação e classificação que pode ser exibida em horários específicos. Essa é a maior diferença que você verá, não há muitas diferenças estratégicas, são mais de execução. México e Brasil sentirão mais isso, porque as regras são um pouco mais flexíveis, lá a exibição será sem censura. Nos outros países da América Latina, a apresentação será mais restritiva, pois mercados como o Chile e a Argentina exigem algo mais restrito e temos que cumprir essas regulamentações.

6. Falando agora sobre o Toonami, que assistimos no Cartoon Network até o ano passado. Eles exibiam animes e, de repente, desapareceram. Isso aconteceu porque já estavam planejando o canal Adult Swim e porque ele teria o Toonami? Qual foi o motivo para que o bloco deixasse o canal?

Pablo: A verdade é que muitas dinâmicas entram em jogo quando tomamos decisões. O que posso dizer é que, nos Estados Unidos, o Toonami era uma marca associada tanto ao Cartoon quanto ao Adult Swim, mas nos últimos anos, se tornou uma marca mais ligada ao Adult Swim e está sendo desenvolvida com esse foco. Na América Latina, não tínhamos o Adult Swim, e o Cartoon é muito forte e também tinha uma relação, mas decidimos, de última hora e com a “bênção” da matriz e o alinhamento estratégico, lançá-lo lá para nos conectar com os fãs dessa maneira. Depois tivemos que mudar devido a várias circunstâncias, agora ele está retornando em uma versão mais parecida com o Adult Swim, ou seja, vamos tentar desenvolver um Toonami mais semelhante ao do Adult Swim. No entanto, levará tempo, porque o Toonami tem duas coisas, uma curadoria e uma personalidade muito especial. Há muita oferta de animes de alta qualidade em muitos lugares, inclusive alguns com os quais trabalhamos, como a Crunchyroll, com a qual temos uma excelente relação e sempre estamos em conversação.

Nós estamos ocupando um espaço diferente, o que queremos fazer é curadoria. Primeiro, teremos uma oferta para começar a nos conectar com o público, não será uma grande surpresa, e à medida que avançamos, será uma combinação de conteúdo novo lançado pela WBD, Algumas de terceiros, algumas das mais óbvias, mas também buscando e descobrindo coisas diferentes. Além disso, esperamos “ver se podemos encontrar uma perspectiva local para essa técnica”. Ainda não fizemos isso e não vimos o espaço de anime desenvolvido no México, Brasil, Chile ou Argentina, mas por que não? Sabemos que existem fãs, criadores e pessoas interessadas nesse aspecto, estaremos ouvindo para ver o que está disponível e o que pode ser feito. Talvez no início sejam coisas pequenas, núcleo, experimentais, especiais, coisas de festival, mas a intenção é explorar esse espaço também para ver se podemos trazer algo único para a mesa. E, do ponto de vista da marca, é uma marca que tem um certo storytelling, uma expertise diferente. Você verá que, mesmo no início, a programação pode não ser tão nova, mas começaremos a falar sobre a programação com a voz do Adult Swim, o que talvez acrescente mais à experiência. Portanto, a ideia é crescer gradualmente nisso também.

Falando sobre jogos. Podemos esperar programação ao vivo, como acontecia no Space?

Pablo: Para grandes eventos, essa é a ideia, essa é a intenção. Com grandes eventos, estou me referindo aos torneios de e-sports dos jogos realizados por nossa equipe de jogos. Depois, o resto não acredito que seja ao vivo, porém mais uma cobertura editorial. No entanto, à medida que avançamos, faremos isso com o estilo do Adult Swim, mesmo que no início talvez não pareça tão próprio. E digo a você, achamos que é um tema muito interessante que pode ser abordado a partir de uma perspectiva de marca. No Cartoon, fizemos isso com o Toontubers, e foi muito bem-recebido. Toontubers era uma visão infantil dos jogos. Imagine (não que vamos fazer Toontubers) pegar nossa marca, olhar para nosso público e, em seguida, olhar para os jogos, ou seja, com esses dois filtros, como os jogos são vistos. E acho que há um espaço interessante para explorar, então vamos tentar.

Vocês terão alguma página ou aplicativo, como o Cartoon tem para o Adult Swim?

Pablo: O aplicativo do Cartoon, Discovery e Cartoonito é para crianças, não vamos misturar isso. Além disso, eu diria que, para adultos, o aplicativo por excelência é o HBO Max para aproveitar o Adult Swim, então, em princípio, esse é o destino onde queremos que as pessoas desfrutem de todo o conteúdo. Vamos trabalhar para que a personalidade seja visível lá, mas, em princípio, não temos a intenção de ter um aplicativo separado.

Agora que estamos falando sobre o público jovem e a aplicação, houve um tempo em que, na programação linear, não havia uma proposta de animação para adultos, talvez apenas algum bloco. Qual foi o impacto que vocês viram desse público de 15, 18 e 45 anos para decidir lançar o canal Adult Swim?

Pablo: Primeiro, se você olhar para as classificações e a composição do público, o público principal, que vai dos 25 aos 54 anos, inclui uma grande parte do público que estamos discutindo, essa é a base da TV a cabo, muitas pessoas ligam a televisão diariamente com essa intenção, então os números são muito bons. Apesar de que Rick and Morty e algumas das marcas podem atrair pessoas na faixa dos 20 anos, o Adult Swim é uma marca que se sente mais confortável na faixa dos 30 anos. Nos Estados Unidos, a média de idade do público está acima dos 30 anos, então é uma marca perfeita para essa geração que é uma combinação do novo e do nostálgico, que está entre os 25 e 54 anos, dependendo das gerações e do conteúdo. Portanto, não há motivo para pensar que a televisão seja desconexa para esse público. Para nós, faz todo o sentido. Encontrar o público certo em meio a todas as opções é desafiador, mas acreditamos que o público que queremos alcançar está presente tanto no streaming quanto na televisão.

O Adult Swim, como você mencionou, tem origem como um bloco nos Estados Unidos. Queríamos saber, então, qual é o desafio de levar um bloco a um canal 24hs, por exemplo, a marca se destaca por suas várias vinhetas de diálogo, como é adaptar isso à programação contínua?

Pablo: Bem, a primeira coisa que fizemos foi pensar que talvez a programação “core”, o núcleo mais rígido do Adult Swim, o que eles fazem de forma mais típica, não seria suficiente para 24 horas. Portanto, estamos expandindo nosso portfólio para incluir conteúdos da DC Animation, que possui muitas séries excelentes e também filmes lançados diretamente para o mercado de home vídeo, e talvez em algum momento alguns dos filmes de cinema. Com isso, aumentamos o volume de programação. Além disso, estamos trazendo o Toonami, que terá conteúdo de anime, o que também aumenta nosso volume. Também temos “Checkered Past”, que ainda não anunciamos, mas o faremos na região. Além disso, há o elemento de games, que inicialmente não será muito visto, porque está apenas começando e é o que demanda mais trabalho, mas à medida que avançamos, teremos mais programação, algumas coisas relacionadas a jogos, como cobertura editorial e alguns eventos de e-sports, que são cruciais para a empresa. Portanto, a primeira coisa que fizemos para sermos 24 horas foi aumentar as possibilidades de programação, e, do ponto de vista da marca, e na verdade fazer o Adult Swim é representar sua personalidade, e a personalidade muitas vezes é vista nos intervalos, além dos programas. Portanto, a equipe criativa está trabalhando muito para começar a exibir isso. Nos primeiros dias e semanas, talvez ainda não tenhamos toda a cobertura que desejamos, mas à medida que avançamos, você verá uma voz que tenta ser ativa e simpática durante o dia, começando a comunicar e a explicar a personalidade tão específica do Adult Swim. E, de qualquer forma, devemos entender também que, especialmente no canal de TV, os hábitos de consumo são muito específicos, ninguém está assistindo ao canal 24 horas por dia, então provavelmente haverá uma taxa de repetição das mensagens. Mas para o típico telespectador, o ideal é que, quando ele assista, se sinta atualizado, e que possamos ajustar a mensagem à medida que avançamos.

 

Pode-se dizer que o sinal da Adult Swim está substituindo a TruTV, o canal possui propriedades como “Impractical Jokers” e “Efeito Carbonaro” que poderiam se encaixar na programação da Adult Swim. Podemos esperar a inclusão de programas da TruTV no canal ou em outros lugares?

Pablo: Na verdade, não estamos necessariamente vendo a Adult Swim como uma substituição da TruTV. Estamos lançando a Adult Swim em diferentes mercados, com diferentes operadoras de TV a cabo, em diferentes situações, haverá distribuição diferente, as duas marcas podem coexistir, não é uma substituição direta, e, por isso, também não estamos trabalhando com a ideia de absorver programas da TruTV. Existem muitos programas bons nesse canal, mas eles podem encontrar seu lugar em outro local, como no streaming. Por enquanto, não há grandes planos de cruzamento.

 

A divulgação do Adult Swim, tem sido muito discreta, as pessoas que estiveram muito atentas são aquelas que já conhecem, por que não vimos anúncios do canal nas redes sociais ou nos intervalos dos canais da WBD?

Pablo: A razão principal é uma questão de timing, estamos trabalhando nisso enquanto estamos conversando. O lançamento acontece esta semana (hoje, dia 31 de outubro), e ainda estamos tendo reuniões e coisas importantes para garantir que tudo esteja pronto a tempo e com a qualidade desejada. O processo foi bastante intenso. A marca já foi trabalhada um pouco no passado, mas desta vez estamos fazendo isso com muita consciência e dedicação para compreender. Então, fomos treinar com a equipe americana, tivemos treinamentos e conversas com a equipe do Canadá, sobre a produção original, na DC, existem muitos ângulos que precisavam ser cobertos. O primeiro ponto é que realmente não consideramos que tudo acaba no dia 31 (de outubro), tudo começa no dia 31, então ainda há muito a fazer depois. É verdade que fomos mais discretos do que em outros momentos, também tem a ver com as negociações com nossos clientes. Onde estará disponível, quantos assinantes terá, são questões mais táticas que talvez não interessem tanto aos fãs. Estamos adotando um perfil um pouco mais baixo do que o possível, sim, mas não me preocupo com isso, à medida que crescemos, estaremos cada vez mais prontos e barulhentos. A ideia é expandir a partir desse “core”, o núcleo de pessoas que gostam da Adult Swim já entende e conhece, há um grupo de pessoas, cerca de 10% das contas globais de seguidores em toda a América Latina, é um número bastante grande, em inglês, com contas em inglês, então esperamos alcançar essa primeira comunidade rapidamente.

Depois tem a segunda fase, as pessoas que estão no HBO Max, que verão o conteúdo destacado na página inicial, as pessoas que estão na TV por assinatura, as operadoras de cabo farão um esforço de lançamento, nós também, nas redes sociais, mas pense nisso como uma curva ascendente. É um modelo mais tranquilo, que também tem a ver com a maturação. Também não queríamos comunicar muito se não tivéssemos a programação clara, que foi sendo definida ao longo do tempo. O acordo com a Sociedade, que mencionei, foi assinado há muito pouco tempo, então preferimos não comunicar nada até estarmos prontos. É como uma bola de neve, a cada vez ela crescerá mais, na CCXP do Brasil, que está se aproximando, teremos um momento importante. Há uma comunidade como vocês, que são especialistas e sabem tudo em detalhes, mas nosso objetivo não é apenas esse tipo de fãs, mas também fãs mais casuais que não precisam saber tanto de antemão, com detalhes, mas que irão aproveitar à medida que acontecer.

 

Algo que acontece muito com a marca Adult Swim é ser facilmente reconhecida pelo público dos Estados Unidos, você menciona o AS e eles reconhecem a marca, e muito bem, mas aqui o Adult Swim talvez não seja tão conhecido por um jovem de 21 anos que não pôde assistir ao bloco nos anos 2000, mas conhece “Rick and Morty”. Como é a maneira de chegar e dizer a essas pessoas que esse tipo de série vem da marca Adult Swim?

Pablo: Esse é um dos motivos pelos quais estamos lançando neste momento, há várias razões para o lançamento, mas essa é uma delas. “Rick and Morty” é um sucesso global que alcançou muitas pessoas, mesmo que elas não saibam necessariamente que é uma produção original do AS. Portanto, parte do trabalho que faremos é começar a dar a essa marca a devida atribuição, juntamente com o programa. Você começará a ver isso nas peças, no logotipo, na HBO Max, na curadoria, onde “Rick and Morty” estará. São muitas pequenas decisões que começarão a ligar os fãs de “Rick and Morty” ao Adult Swim. É um trabalho que precisamos fazer e que levará tempo, mas é uma grande vantagem, porque não se tem um “hit” como esse todos os dias, e o Adult Swim é o detentor, o que acontece é que “ainda não o havia reivindicado”, e a partir de agora, à medida que avançamos, imagine na Comic Con quando divulgarem novas temporadas ou estreias, quando os criadores se pronunciarem, o Adult Swim será a marca que comunicará isso, então aos poucos alcançaremos muito mais pessoas, e depois é como um modelo de recomendação algorítmica, se você gosta de “Rick and Morty”, provavelmente vai gostar da Adult Swim. Então, esse triângulo também nos ajudará a mostrar outras partes da programação que não são tão conhecidas. Apesar de muitos programas já estarem no HBO Max ou terem sido usados em alguns lugares, muitas pessoas não tiveram a chance de vê-los ou descobri-los, porque há tanta oferta e concorrência de alta qualidade que muitos desses programas excelentes nunca foram descobertos pelo grande público, pelos especialistas sim, mas não pelo grande público, e essas são coisas que acontecerão no início e que vocês, sendo tão detalhistas, notarão. No começo, talvez você não veja muitas estreias nos primeiros dias, porque ainda precisamos apresentar essa programação a muitas pessoas que não a conheciam. Depois, com o tempo, as novidades começarão a chegar e o canal ficará muito mais atual, mas inicialmente, temos 15 anos de uma programação muito boa que não foram explorados adequadamente.

 

Sobre isso, há muitas séries que não foram completamente dubladas, existem planos para terminar a dublagem delas?

Pablo: Estamos discutindo exatamente isso, “quais?” e “quando?” vale a pena dublar, mas sim, sabemos que temos muitas séries que não foram totalmente dubladas, então esta é uma oportunidade para fazê-lo, mas vamos ser inteligentes e táticos, é um momento em que precisamos ser cuidadosos, você sabe que a indústria do entretenimento está em uma situação muito especial, então vamos analisar taticamente, por isso a “primeira rodada” de programação mais conhecida vai funcionar para nós como uma “fase de teste”, digamos, se funcionar muito bem, quem sabe, Aqua Teen Hunger Force, precisa ser dublado, então será dublado, se não emplacar, talvez esperemos ou procuremos outra maneira. Então, esta primeira fase também nos dará uma direção, mas se todo esse catálogo estiver disponível, temos a capacidade de dublá-lo a uma velocidade relativamente boa, e é uma questão de entender depois quais são as prioridades com base no que a audiência escolher.

 

Nos Estados Unidos, como sabemos, Cartoon Network e Adult Swim compartilham um canal, e houve transferência de conteúdo de um bloco para o outro. No caso da América Latina, Minhas aventuras com Superman estreou no Cartoon, Unicorn Warriors Eternal no HBO Max, e agora que está no HBO Max, Superman sairá do Cartoon? Ficará lá? Estará em ambos?…

Pablo: Ainda não há uma resposta para isso. É verdade que agora temos mais opções, acredito que essa seja a melhor resposta. Saber que, a partir de agora, temos mais opções. Depois, é preciso decidir a cada programa, a cada momento, o que é melhor. Essas mudanças que você mencionou são estratégias que ocorreram à medida que o mundo mudava. Nós trabalhamos como achamos melhor nesta rodada, mas no futuro, vamos analisar isso. Não há uma resposta única. O que posso dizer é que o melhor para nós é sempre ter clareza. Não gosto quando as coisas são confusas, não é nossa intenção, é um efeito colateral de outras decisões, mas não é nossa intenção. A intenção é que cada marca tenha seus fãs, seu conteúdo específico, seus programas bem definidos. Às vezes, essas coisas acontecem por questões de negócios, e precisamos aceitá-las, adaptar-nos e seguir em frente. No entanto, o interessante é que, do ponto de vista do streaming, tudo está na mesma plataforma, então, não é tão importante. Na transmissão linear, faz mais diferença, pois um canal pode ter uma audiência diferente, lugares diferentes, e faz parte do ecossistema da televisão com um impacto diferente nas classificações. Então, aí é onde medimos um pouco mais, mas do ponto de vista do streaming, quem apresenta é um tanto quanto anedótico, desde que esteja disponível para todos na plataforma.

 

Uma coisa que o canal Adult Swim possui é Dragon Ball Z, o original. Isso estava um pouco limitado, o mais comum era assistir a Kai, por exemplo, ou as outras versões de Dragon Ball. Por que agora temos o original? Isso se deve a uma decisão estratégica?

Pablo: São muitas coisas. No aspecto de programas infantis, quando o Cartoon fez isso em outras épocas, depois vieram questões regulatórias, questões de opinião pública. O mundo está em constante mudança, e nem sempre a recepção é a mesma, embora a mensagem permaneça a mesma, às vezes a percepção é diferente. O esforço do Adult Swim, apesar de ser orgânico e com uma trajetória, é ambicioso. Queremos ser líderes, não tenha dúvida de que estamos aqui para ser uma marca forte, desde Rick and Morty até os originais da Adult Swim que não são tão conhecidos, mas têm muito a oferecer. Espero que a produção local também se torne forte em algum momento. Quanto aos jogos, a Warner Bros. Discovery é uma das maiores empresas de jogos, mesmo que não falemos muito sobre isso, pois não estamos acostumados. Mas agora,estamos lançando Mortal Kombat, por exemplo, que é um jogo muito forte. Vimos o lançamento do jogo de Harry Potter, que foi um recorde de vendas. Esses pilares, além de produções cinematográficas, ou seja, há muitas áreas em que podemos nos basear e com as quais podemos nos associar. Essa marca tem vários públicos diferentes, o público de jogos não é o mesmo que o de animes, que não é o mesmo que o de animações para adultos, mas todos têm um ponto de interseção, não é? Muitos de nós gostam de várias dessas coisas. A ideia é que esta marca possa prosperar nesses ambientes e entrar e sair naturalmente, com uma visão forte, porque a Adult Swim tem sua própria perspectiva. Não é algo comum. E ter uma opinião sobre cada coisa, mas começar a conectar esses mundos. Portanto, somos ambiciosos, não apenas com isso, mas de maneira geral. A diferença em relação ao Cartoon é que tínhamos que ter cuidado com muitas regulamentações e percepções, enquanto na Adult Swim teremos um pouco mais de liberdade para fazer coisas que não são para crianças, e isso está correto.

Gostaríamos de saber se essa proposta veio do Michael Ouweleen (atual presidente do CN e Adult Swim) ou se foi resultado da fusão com a Discovery. Por que em 2023?

Pablo: Michael é obviamente nosso líder global, está totalmente comprometido e faz parte da definição e do projeto. Não é uma ideia de Michael Ouweleen. A verdade é que, apesar do sucesso da Adult Swim nos Estados Unidos, ela ainda não havia alcançado uma escala global, ao contrário do Cartoon, que tem uma presença muito maior fora dos Estados Unidos. Ainda faltava o Adult Swim na América Latina, como vamos trabalhar agora, e na Europa, não em todos os lugares, e na Ásia também. Uma parte da estratégia global é a expansão para outros mercados, o que está alinhado com o que queremos. A ideia realmente surgiu de nossa equipe latino-americana, percebendo a grande oportunidade que tínhamos. A audiência pede isso, como mencionei, nossos fãs que falam espanhol e português nas contas em inglês são significativos, é um sinal. No streaming, vemos números sólidos tanto para Rick and Morty quanto para outros programas. As pessoas consomem animação seriamente, em grande quantidade. Na televisão, o sucesso do Cartoon Network vai além do público infantil, com muitos programas e bons números fora da faixa etária de 4 a 11 anos, que é o que costumamos olhar. Havia muitos sinais.

A Comic Con Brasil é a maior Comic Con do mundo, em todos os países da região existem fandoms fortes, muito fortes da DC e de outras marcas concorrentes, o público latino-americano é muito apaixonado. O anime deixou de ser um nicho; em outra época, era para um certo grupo de pessoas, mas agora muitos o consomem sem saber muito sobre a cultura otaku e outras coisas mais sofisticadas, e não apenas porque estão assistindo a um programa de animação que gostam, tanto infantil quanto adulto. Rick and Morty é um grande sucesso no momento; ter um mega sucesso é muito importante. Além disso, a indústria de animação local está amadurecendo e em breve terá histórias para contar neste espaço. A nossa oportunidade de negócio é única, com o HBO Max e TV. Somos uma das poucas empresas que pode abranger todas as dimensões. O momento é muito bom para lançar isso. Depois, precisamos fazê-lo funcionar, mas há razões de sobra.

 

Comentário: É verdade que essa ideia de que o anime era para um grupo ou uma tribo urbana é ultrapassada, não existe, não é verdade? (Zuccarino concorda com a cabeça). Qual é o plano a longo prazo do Adult Swim na América Latina e quais são as metas estabelecidas para a nossa região em relação à marca?

Pablo: Eu diria que o objetivo da marca não é o objetivo de cada uma das plataformas. A marca transcende as execuções, assim como o Cartoon, quando começou, era um canal de TV, logo depois houve disrupção, nos transformamos em uma entidade digital, tivemos experiências ao vivo e agora temos streaming, e estamos indo muito bem no HBO Max. Temos produtos de consumo e muito mais. Não vejo isso como algo específico para cada plataforma. Na televisão, queremos ser líderes e ter uma das melhores classificações. No streaming, já temos números muito bons, mas precisamos crescê-los e defini-los. Na digital, basicamente, quero que o Adult Swim seja a marca de referência para animação adulta na geração que estamos discutindo. Esse é o objetivo. É o que acredito que eles conseguiram nos Estados Unidos. Lá, é uma marca de referência cultural e popular, não apenas no que diz respeito à animação, mas também em música, no festival do Adult Swim, na criação de Rick and Morty. Portanto, queremos replicar esse nível de solidez, consistência, consciência e afinidade em nossas línguas e países. Temos todos os ingredientes, mas agora precisamos colocar isso em prática. Isso levará tempo, investimento, paciência e cometeremos erros, mas o objetivo é alcançar esse nível de referência, como você mencionou. Vejo isso nas pessoas que voltam de suas viagens, que voltam após terem feito outra coisa. Quero ver isso nas pessoas que nunca foram a lugar algum.

E, sabe de uma coisa interessante? Tem dois movimentos: um é “trazer” o que você e eu conhecemos, trazer e comunicar para todo mundo, essa é a “importação”. A verdade é que também estamos interessados que o Adult Swim global tenha um toque de nossa região. Localizá-lo ao trabalhar com um criador brasileiro, na primeira fase, pode ser apenas para o Brasil, mas talvez mais tarde seja para toda a América Latina. E por que não pensar em um dia que seja para o mundo todo? Na verdade, do lado do Cartoon, estamos começando a exportar conteúdo, como “Vilanesco”, que é uma criação nossa do México, e que chegou ao HBO Max nos Estados Unidos. Então, por que não apenas importar, mas também exportar eventualmente com nosso toque, mantendo o mesmo estilo, e começar a adicionar elementos da nossa região à marca gerenciada por Michael Ouweleen.

Pablo, como sempre foi um grande prazer podermos ter tido novamente a oportunidade de te entrevistar, tal como fizemos em outras ocasiões. Nosso muito obrigado por essa oportunidade.

Pablo: (risos) Bem, fico feliz, muito feliz. Na verdade, sempre converso com o Rafa (responsável pela comunicação) sobre como vocês estão acompanhando de perto, de uma maneira diferente, mas todos nós observamos muito, seja o Cartoon, o Discovery ou o Adult Swim. Nossa equipe está constantemente prestando atenção e tem muitas informações. Às vezes, vocês estão um pouco mais chateados, às vezes menos, mas estamos ouvindo. Sabemos que vocês estão aí. Nem sempre podemos tomar decisões de acordo com o grupo mais experiente e fanático, vocês têm um certo perfil, mas nós precisamos considerar mil variáveis adicionais. No entanto, a intenção é sempre fazer o melhor trabalho possível e tornar essas marcas um bom negócio, com o maior número possível de fãs, não necessariamente nessa ordem. Mas, bem, nem sempre conseguimos agradar a todos, mas a intenção está lá, e muitas pessoas em nossas equipes são tão fanáticas quanto vocês. Muitos de nós poderiam estar do outro lado facilmente.


Agradecemos ao Pablo Zuccarino e a equipe de comunicação da Warner Bros. Discovery pela realização desta entrevista.