Enquete: você compraria mangá digital?

Mangá Digital - Online e downloadO que promete movimentar o mercado de animes neste ano e nos próximos é, sem dúvida, os sites de streaming. Enquanto as séries animadas japonesas encontram diversos empecilhos na TV, a internet promete ser um recanto para elas.

Um dos maiores atrativos do streaming legal é a possibilidade de assistir com exibição simultânea ou com delay de poucas horas, ao menos é o que os fãs esperam com a vinda do Crunchyroll ao Brasil. Mas será que esse tipo serviço também poderia ser expandido com sucesso aos mangás?

Recentemente as duas maiores editoras de quadrinhos nos Estados Unidos, a DC Comics e Marvel, começaram também a disponibilizar uma versão digital de suas produções. O sucesso de vendas foi bem maior que o esperado, inclusive porque a venda não é limitada aos americanos, qualquer pessoa do mundo com acesso a internet e conhecimento de inglês pode usufruir.

Porém, os mangás são um caso a parte. Mesmo que eles também fossem disponibilizados em formato digital, ao contrário dos comics, o idioma seria uma grande barreira. Afinal, quantos de vocês são fluentes em japonês? O excelente J-Comi, por exemplo, acaba ficando inacessível para os brasileiros.

Outro fator diferencial é a publicação, os mangás primeiros são lançados em revistas e somente depois ganham volumes encadernados. Mas isso pode acabar sendo uma vantagem caso uma empresa nacional tenha interesse no meio: assim como os japoneses compram as revistas para lerem os capítulos avulsos, o leitor brasileiro poderia fazer isso com o formato digital (já traduzido em português) e mais tarde comprar o tankōbon. Além disso, também poderia servir como termômetro de baixo custo para as editoras medirem se um novo título merece ou não receber uma versão impressa em papel.

Claro que existe uma enorme diferença entre a mídia digital e a física. Com exceção do iPad e outros tablets, em smartphones (celulares) e outros aparelhos eletrônicos perdemos a diagramação dos quadros, que muitas vezes fazem parte da narrativa. Veja um exemplo de diferença nos links a seguir: original e digital.

Caso uma editora resolvesse apostar neste ramo, lançando os capítulos traduzidos em português com pouco tempo de diferença ao Japão ou até mesmo simultaneamente, você estaria disposto a pagar por esse serviço?

Sim, mas caso o preço seja baixo

Sim, mas desde que seja lançado o tankōbon depois

Não, apenas utilizaria caso fosse grátis

Não tenho interesse em ler mangá digital

Outro