Empresas fecham acordo com 4Kids para licenciamento de Yu-Gi-Oh!

Na última quinta, as empresas 4Kids, Asatsu-DK (ADK) e TV Tokyo chegaram finalmente a um acordo a respeito do licenciamento da franquia Yu-Gi-Oh!. A companhia americana disse que continuará licenciando o anime e seus produtos para todo o mundo além do continente asiático.

Por meio de um comunicado de imprensa, o presidente interino da 4Kids, Michael Goldstein, declarou estar satisfeito com o acordo e que quer continuar trabalhando junto dos ex-processantes, “parceiros de longa data”, com franquia e o novo anime, Yu-Gi-Oh! Zexal. Já Makoto Nakamura, presidente da Nihon Ad Systems (NAS), diz-se ansioso quanto à franquia a partir de agora. Para ele, “O acordo no processo permite o consórcio Yu-Gi-Oh! e sua parceira 4Kids focar toda sua energia na marca Yu-Gi-Oh!”.

A 4Kids havia sido acionada judicialmente em março de 2011, cujas acusações de “falta de pagamento, deduções indevidas e obrigações não cumpridas” foram feitas pela TV Tokyo e a NAS, esta última uma subsidiária da agência de publicidade ADK para animes e cofundadora do Animax. As dívidas e prejuízos gerados pela 4Kids girariam em torno de 5 milhões de dólares (R$ 8 milhões).

Em junho, as processantes japonesas foram impedidas de licenciar Yu-Gi-Oh! nos Estados Unidos, em defesa à 4Kids. No fim do ano, ficou decidido que os americanos continuariam com os direitos da marca, inclusive os da nova série, Yu-Gi-Oh! Zexal.