Elon Musk critica as políticas de inclusão da Disney

Elon Musk
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Em um movimento que tem atraído atenção global, Elon Musk tem expressado críticas severas à suposta cartilha de inclusão da Disney, que visa a representatividade nas produções do estúdio. Musk, conhecido por suas posturas em favor da liberdade de expressão e pensamento, levou a discussão a novos patamares ao financiar a batalha legal de Gina Carano contra a Disney – que foi removida do elenco de The Mandalorian por declarações polemicas.

A contenda se acentua com o compartilhamento de um controverso documento por Musk em sua plataforma, X (ex-Twitter), que descreve os padrões de inclusão impostos pela Disney. Segundo o magnata, essas diretrizes constituem um “racismo institucionalizado e sexismo”. Esta acusação coloca em destaque as tensões atuais dentro da indústria do entretenimento.

A estratégia da Disney, que já enfrenta críticas por suas recentes produções e mudanças em personagens e narrativas, é agora desafiada por um dos maiores nomes da tecnologia. As políticas identitárias que a Disney adotou, antes vistas como uma evolução progressista, estão agora no centro de um debate acalorado sobre se essas medidas estão de fato beneficiando a narrativa e a diversidade ou se estão prejudicando a integridade artística e a liberdade de expressão.

Confira a tradução da suposta cartilha de padrão de inclusão de conteúdo de entretenimento geral da Disney:

PADRÃO A: REPRESENTAÇÃO NA TELA
Pelo menos TRÊS das seguintes CINCO áreas precisam ser atendidas para cumprir o Padrão A:

  • A1: 50% ou mais de personagens regulares e recorrentes vêm de Grupos Sub-representados
  • A2: 50% ou mais de atores regulares e recorrentes vêm de Grupos Sub-representados
  • A3: Inclusão significativa de Grupos Sub-representados como secundários ou menores em cenas com atores de fundo
  • A4: Premissa da Série: Integração significativa de Grupos Sub-representados em temas e narrativas gerais
  • A5: Episódios temáticos: Integração contínua de Grupos Sub-representados em temas e narrativas episódicas

PADRÃO B: LIDERANÇA CRIATIVA
Pelo menos TRÊS das seguintes SEIS áreas precisam ser atendidas para cumprir o Padrão B:

  • B1: 50% ou mais de produtores e acima na equipe de roteiristas e 50% ou mais de Co-Produtores & abaixo na equipe de roteiristas vêm de Grupos Sub-representados
  • B2: 50% ou mais de diretores episódicos vêm de Grupos Sub-representados
  • B3: Diretor de Elenco é de um Grupo Sub-representado ou não trabalhou anteriormente em um programa da DGE neste papel
  • B4: Representação significativa de Grupos Sub-representados em liderança criativa sênior
  • B5: Promoção de um membro de um Grupo Sub-representado a um papel que constitui progressão de carreira para pelo menos um membro da equipe de roteiristas
  • B6: Aumento substancial ano a ano em membros de Grupos Sub-representados como diretores e na equipe de roteiristas

PADRÃO C: FORA DA MÍDIA
Pelo menos CINCO das seguintes áreas precisam ser atendidas para cumprir o Padrão C:

  • C1: 50% ou mais da linha de produção e/ou chefes de departamento de produção (ex: DP, compositor, designer de figurino, editor, supervisor de produção…) vêm de Grupos Sub-representados
  • C2: 50% ou mais de outros papéis-chave (qualquer posição técnica e de nível médio) vêm de Grupos Sub-representados
  • C3: 50% ou mais da equipe geral do projeto ou da equipe vêm de Grupos Sub-representados
  • C4: Promoção de membro de um Grupo Sub-representado a um papel que constitui progressão de carreira
  • C5: Contratação de um Produtor de Linha e/ou Chefe de Departamento de Produção que não foi previamente empregado nesse papel em um programa da DGE

PADRÃO D: ACESSO À INDÚSTRIA & DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA
Pelo menos TRÊS das seguintes SEIS áreas precisam ser atendidas para cumprir o Padrão D:

  • D1: Oportunidades de emprego remunerado como aprendizagens, estágios, conselheiros especialistas para facilitar a elegibilidade para membros de Grupos Sub-representados (CTDI PA Program qualifica)
  • D2: Treinamentos de oportunidades e/ou desenvolvimento de habilidades (criativo, artesanato e negócios), incluindo oportunidades únicas de experiência de trabalho para estudantes de Grupos Sub-representados (a ser coordenado através do Executivo Central & Responsabilidade Social Corporativa)
  • D3: Estágio ou desenvolvimento de habilidades (artesanato, criativo e negócios), incluindo oportunidades únicas de experiência de trabalho para estudantes de grupos sub-representados (a ser coordenado através do Executivo de Conteúdo e Responsabilidade Social Corporativa)
  • D4: “Staffing” de membros de grupos sub-representados em uma função que constitui progresso na carreira a partir do treinamento (Programa de Escrita ou Direção qualifica)
  • D5: 50% ou mais de estagiários ou contratados empregados pela indústria de produção fornecem acesso ou oportunidades para membros de grupos sub-representados conforme definido em D1-D3
  • D6: Produtor desenvolve/executa um programa específico de D&I [Diversidade e Inclusão] para a rede de aprovação

E no rodapé da imagem:
“Contexto é crítico quando avaliando se um grupo é ‘sub-representado.’ Qualquer pessoa envolvida nas decisões é proibida de excluir candidatos de qualquer grupo devido a características protegidas por lei, como raça, religião, cor, nacionalidade, gênero, identidade de gênero, status militar ou de veterano, idade, deficiência ou qualquer outra categoria legalmente protegida.”