Drama Queen: novo mangá da Jump repercute na internet por sinopse polêmica

Shueisha / Divulgação

Drama Queen é uma das mais novas séries de mangá da Shueisha e talvez a primeira de Kuraku Ichikawa, tendo seu capítulo inicial publicado na Shonen Jump+ nesta segunda (2). Porém apesar de recém lançada, a serialização vem chamando a atenção de internautas japoneses e ao redor do mundo em especial por sua sinopse considerada controversa (via Você Sabia Anime).

Isso porque na proposta da obra, centrada no tema “alienígenas”, somos apresentados a um planeta Terra que pode estar prestes a ser vítima de uma iminente catástrofe causada pela queda de um meteoro que se aproxima e seres de outro planeta se oferecem para impedir que o evento aconteça. Como gratidão pelo feito, líderes da humanidade passam então a permitir que os extraterrestres dividam a habitação do planeta com os seres humanos.

No entanto, apesar de um período de considerável desenvolvimento tecnológico proporcionado pela convivência com os aliens, problemas relacionados à presença deles começam a ficarem cada vez mais perceptíveis às pessoas, como o aumento populacional exacerbado dos alienígenas em comparação com os humanos, privilégios sociais exclusivos concedidos a eles e não adaptação à cultura de países onde fixam residências. As situações observadas levam assim os protagonistas, Kitami e Nomamoto, a odiá-los e questionarem se de fato a ameaça da qual dizem preservar os seres humanos de fato existe, os levando a iniciar um plano de caçar indivíduos da espécie para devorá-los.

Na web, a estória do mangá tem gerado debates entre leitores que se dividem entre os que acusam a obra de promover através de sua narrativa ideologias reacionárias anti imigração e entre outros que defendem a obra como uma pura e simples ficção proporcionada pelo direito a uma liberdade artística do Japão que pode estar sendo ameaçada por possível pressão e intervenção internacional.

O primeiro capítulo de Drama Queen está disponível para ser lido em inglês através do Manga Plus.