Dragon Ball: autor fala sobre a falta de habilidades paternas de Goku

Bandai Namco Entertainment / Divulgação

As habilidades de Goku com pai são algo questionado desde a época de Dragon Ball Z. O personagem sempre mostrou carinho pelos filhos e pela neta, mas não é presente na criação e em tarefas domésticas por sempre priorizar o treinamento e uma luta, o que motiva os questionamentos. Agora numa entrevista incluída no mangá de Dragon Ball Super: Broly, o autor da franquia, Akira Toriyama comentou sobre a questão.

O mangaká colocou essa paternidade mais ausente como uma questão cultural dos saiyajins. Segundo ele, os guerreiros vêem os filhos como um aumento na força de sua raça, por isso relações de pai e filhos não são tão fortes. Ele cita como exemplo, o Rei Vegeta e Paragus, que viam em seus filhos maneiras de realizar seus orgulhos e ambições. Uma exceção seria Bardock, que assumiu características mais terráqueas e tinha carinho pelo filho. Mas Goku não é da mesma forma e não pensa tanto nos filhos.

Toriyama também respondeu perguntas sobre a declaração, revelando que Bulma é o motivo de Vegeta ser uma figura paterna mais presente que Goku, e que ironicamente, o carinho Bardock passava é o que tornou Goku quem é hoje. Essa última questão é mostrada no filme Dragon Ball Super: Broly.