Disney, Warner e Pokémon estão entre os 5 maiores licenciadores do mundo

The Pokémon Company / Divulgação

A License Global revelou nesta semana seu relatório anual no que diz respeito a licenças de conteúdo pelo mundo, chamada The Top Global Licensors. O relatório deste ano mostra um total de US$ 278 bilhões em vendas no varejo de produtos de consumo licenciados em 2022, com mais de 40 marcas no relatório e um crescimento coletivo de mais de US$ 29 bilhões (via Animation Magazine).

O entretenimento continua a gerar a maior receita no setor de licenciamento, com US$ 111,1 bilhões apenas pelos cinco principais licenciadores globais. A Walt Disney Company apresentou o crescimento mais substancial em 2022, com as vendas no varejo de produtos de consumo licenciados totalizando um aumento de US$ 5,5 bilhões. Compõe o ranking:

  1. The Walt Disney Company – US$ 61,7 bilhões
  2. Dotdash Meredith – $ 31,5 bilhões
  3. Authentic Brands Group – US$ 24,1 bilhões
  4. Warner Bros Discovery – US$ 15,8 bilhões
  5. The Pokémon Company International – US$ 11,6 bilhões
  6. Hasbro – US$ 11,5 bilhões
  7. NBC Universal/Universal Products & Experiências – US$ 10,5 bilhões
  8. Mattel – US$ 8 bilhões
  9. Bluestar Alliance – US$ 7,5 bilhões
  10. WHP Global – US$ 6,75 bilhões

Entre as startups incluídas no relatório estão a Jazwares, ZAG (Miraculous), Scholl’s Wellness Company, Just Born Quality Confections, Toikido, Fleischer Studios (Betty Boop), AC Milan, entre outras.

O relatório captura as vendas globais no varejo de produtos de consumo licenciados e experiências das maiores marcas do mundo em setores como entretenimento, esportes, jogos, brinquedos, marcas corporativas, moda e vestuário, entre outras categorias.