Disney+ perdeu 1,3 milhão de assinantes após aumento de preços

Disney / Divulgação

Foi divulgado nesta quarta-feira (7) que a plataforma Disney+ perdeu 1,3 milhão de assinantes após um forte aumento de preços que começaram a entrar em vigor nos últimos trimestres pela empresa do Mickey. No entanto, houve um maior controle das perdas em US$ 300 milhões durantes o período entre outubro e dezembro de 2023. (via: Variety).

Os assinantes principais do Disney+ (que incluem clientes dos EUA e Canadá, bem como usuários internacionais, excluindo o Disney+ Hotstar existente na Índia) caíram para 111,3 milhões, um número superior ao 112,6 milhões do trimestre anterior, de acordo com os resultados trimestrais da Disney.

Em suas demonstrações financeiras, que cobrem o primeiro trimestre do ano fiscal de 2024 da companhia do Mickey, a Disney planeja adicionar entre 5,5 e 6 milhões de assinantes ao Disney+ Core até o final do trimestre atual, que vai de janeiro a março. 

No Hulu, houve um aumento de 43,9 milhões assinantes para 45,1 milhões em suas assinaturas somente de streaming e até 4,6 milhões de assinantes em sua opção Live TV + SVOD. O Disney+ começou a integrar o conteúdo do Hulu em sua plataforma no início de dezembro. O beta inicial será seguido pelo lançamento de uma versão mais integrada em março deste ano.

Por sua vez, o Disney+ Hotstar adicionou 700 mil assinantes durante o trimestre de outubro a dezembro, passando dos 37,6 milhões que tinha no final de setembro para 38,3 milhões. Esses resultados marcam o primeiro crescimento do Disney+ Hotstar desde o êxodo em massa de 12,5 milhões de assinantes no ano passado, em meio a uma mudança na estratégia para se afastar de clientes de margens baixas e à perda de direitos esportivos importantes na região.

Juntas, a Disney contava com 149,6 milhões de assinantes de streaming nos dois serviços no final de 2023, número um pouco inferior aos 150,2 milhões do trimestre anterior. O ARPU principal do Disney+ aumentou sequencialmente em US$ 0,14 em comparação com o quarto trimestre.

Apesar do que foi dito, a empresa está no caminho certo para alcançar rentabilidade no seu negócio de streaming até o final do atual ano fiscal, com a já mencionada redução nas perdas de 300 milhões de dólares no primeiro trimestre em comparação com o quarto. A Disney relatou economia de custos de US$ 500 milhões no trimestre e diz que está “no caminho certo para atingir ou exceder a meta de economia anualizada de US$ 7,5 bilhões até o final do ano fiscal de 2024“.