
A Disney e a OpenAI anunciaram nesta quinta-feira (11) o que promete ser uma das colaborações mais significativas entre um grande estúdio de Hollywood e uma empresa de inteligência artificial. O acordo de licenciamento de três anos permitirá o uso de mais de 200 personagens das marcas Disney, Pixar, Marvel e Star Wars na Sora, plataforma de vídeos generativos de IA da OpenAI. A iniciativa coloca a Disney como a primeira grande detentora de propriedade intelectual a autorizar oficialmente seu catálogo para geração de vídeos por IA.
Com a parceria, a Sora poderá produzir vídeos curtos acionados pelos usuários para redes sociais, permitindo que fãs criem e compartilhem conteúdo com personagens licenciados. Uma seleção desses vídeos será disponibilizada para streaming no Disney+. A licença inclui personagens, cenários, adereços, veículos e figurinos das franquias envolvidas, mas não permite o uso de vozes ou imagens de artistas.
O acordo também prevê o uso da ChatGPT Images, ferramenta capaz de transformar textos dos usuários em imagens geradas por IA utilizando as propriedades intelectuais licenciadas. As empresas esperam que os primeiros vídeos e imagens criados a partir do catálogo da Disney estejam disponíveis ao público no início de 2026, após a conclusão das etapas contratuais e das aprovações corporativas necessárias.
Além do licenciamento, a Disney se tornará uma cliente importante da OpenAI e fará uso de suas APIs no desenvolvimento de novos produtos, ferramentas e experiências, inclusive para o Disney+. A companhia também adotará o ChatGPT internamente para apoiar suas equipes. Como parte do acordo, a Disney investirá 1 bilhão de dólares em ações da OpenAI e receberá bônus de subscrição que permitirão adquirir participações adicionais na empresa.
As duas companhias afirmaram que o acordo está fundamentado em princípios de uso responsável da inteligência artificial, incluindo controles para evitar conteúdo ilegal ou prejudicial e medidas para proteger os direitos de criadores e proprietários de conteúdo. A OpenAI também se comprometeu a manter políticas que impeçam o uso indevido de imagens e vozes de indivíduos.
Entre os personagens que poderão ser utilizados pelos fãs estão Mickey Mouse, Minnie Mouse, Ariel, Simba, Baymax, Lilo e Stitch, além de figuras de produções como Moana, Zootopia, Frozen, Encanto, Toy Story e Monstros S.A. O acordo também abrange versões animadas e ilustradas de personagens da Marvel e da Lucasfilm, incluindo Pantera Negra, Homem de Ferro, Capitão América, Loki, Darth Vader, Luke Skywalker e o Mandaloriano.
A colaboração também prevê que a OpenAI e a Disney desenvolvam novas experiências para assinantes do Disney+, aproveitando modelos de IA para ampliar as formas de interação com histórias e personagens. A transação continua sujeita à negociação dos contratos definitivos e às condições de fechamento habituais.
Notícias relacionadas
Estudo diz que o design de Akira e Naruto são os mais utilizados em imagens de IA
Dragon Ball, Studio Ghibli e Pokémon também aparecem na lista
Análise – Sonic Racing CrossWorlds: Sega faz o que Nintendo não faz
Jogo se destaca por acertar em erros cometidos por seu maior concorrente

