A The Walt Disney Company e a NBCUniversal estão pagando lobistas para vigiarem um projeto de lei que está correndo na câmara de Nova York. O projeto em questão os impediria de usufruir de uma lucrativa isenção de impostos ao utilizar inteligência artificial para substituir seus trabalhadores no cinema e TV, via: Bloomberglaw.
Para quem não sabe, lobistas são pessoas ou empresas que se mantém presentes em determinado lugar para repassar as informações para os seus contratantes. Os informantes de ambos os estúdios estão em Albany, no estado de Nova York, desde quando o projeto foi apresentado em junho deste ano.
Nenhuma das empresas assumiu tal movimento publicamente, mas ambas possuem motivos para se interessarem na articulação desta lei, tendo em vista que as companhias estão atualmente num entrave com os sindicatos dos atores e dos roteiristas. Uma das principais reivindicações dos profissionais é justamente o uso indevido da inteligência artificial.
Se este projeto for aprovado no estado em questão, a lei pode ser espalhada pelos demais territórios no país. O deputado democrata Demond Meeks, que foi quem sugeriu a lei, comentou que não se surpreende com a atenção que ambas as empresas estão dando:
“As grandes empresas tendem a buscar maneiras rápidas de economizar dinheiro e, você sabe, esse pode ser outro meio para isso”.
Representantes dos estúdios minimizaram a situação, apesar da lei – caso aprovada – os impedir de utilizar a IA para substituir trabalhadores enquanto aproveitavam a redução de impostos. Um porta-voz da Disney comentou o seguinte:
“Como é padrão, rastreamos, monitoramos e revisamos quaisquer projetos de lei apresentados que possam impactar nossos negócios e, em conformidade com a lei do estado de Nova York, relatamos de forma transparente esses esforços de coleta de informações em nossas divulgações de lobby”.
A empresa lobista em serviço com a Disney é a Patricia Lynch Associates Inc., e recebe US$ 10,000 por mês por esses serviços. Enquanto que Dan Plummer atua para a NBC, a emissora paga US$ 12,250 por mês para a empresa de Dan chamada Plummer & Wigger.
Notícias relacionadas
Não há notícias relacionadas.