Disney: CEO confirma que grandes franquias não serão licenciadas para terceiros

Reprodução.

Nesta segunda-feira (3) ocorreu a reunião anual de acionistas realizada pela Walt Disney Company e, durante uma sessão de perguntas e respostas, o CEO da empresa – Bob Iger – foi questionado sobre o licenciamento de seus produtos para streamings de terceiros como a Netflix ou Prime Video. (via: Deadline)

Antes disso, lhe foi perguntado sobre o enorme gasto que a Disney realizou para obter suas produções, as retirando de plataformas diversas. Bob comentou que isso era importante, pois eram produtos de imenso valor e que se faziam necessários em seu próprio serviço:

Para atingir nosso objetivo de entrar com sucesso no negócio de transmissão, sentimos que precisávamos recuperar o controle do conteúdo que havíamos licenciado para terceiros. Na época, a maior parte ia para a Netflix e, na verdade, mantivemos um bom relacionamento com eles durante o tempo em que licenciamos o conteúdo deles. Mas licenciamos conteúdo muito valioso, conteúdo que sentimos ser absolutamente necessário”.

Desde que a Disney começou a se aventurar fortemente no negócio de streaming, eles tomaram a decisão de retomar o controle de seu conteúdo de outras plataformas como Netflix e disponibilizá-lo apenas em suas próprias plataformas como Hulu e Disney+.

Contudo, recentemente a empresa começou a licenciar alguns de seus conteúdos, como as séries New Girl e Modern Family, já que a Disney procura ganhar mais com seu conteúdo e tirar sua divisão de streaming de certos números vermelhos.

Alguns usuários de suas plataformas estavam preocupados da companhia começar a vender seus produtos para outros serviços, ao invés de adiciona-lo ao Disney+. Entretanto, durante a conferência, Bob Iger foi categórico ao afirmar que nenhuma das grandes franquias pertencentes à Disney seriam licenciadas para terceiros.

Ou seja, não está nos planos do CEO ceder personagens da Marvel ou Star Wars para que outros serviços os utilizem para séries, filmes ou animações:

“Não pretendemos licenciar nossos principais produtos Marvel, Disney, Pixar ou Star Wars para terceiros. Às vezes, consideraremos o licenciamento de outros produtos para terceiros”.

Contudo, produções da 20th Century Studios, como New Girl e Modern Family, podem estar nesta lista de licenciamentos já que nada foi mencionada sobre elas.