Diários de uma Apotecária: Nekokurage pretende continuar trabalhando no mangá

Diários de uma Apotecária (The Apothecary Diaries)
TOHO Animation / OLM / Divulgação

Mesmo após ter sido sentenciada pelo crime de sonegação fiscal, a ilustradora Nekokurage – pseudônimo de Erika Ikeda – relatou em seu perfil nas redes sociais que ainda pretende seguir trabalhando na publicação de Diários de uma Apotecária. Confira:

Reprodução.

Erika se desculpou por todo o inconveniente causado por esta situação e diz que está recebendo o suporte de um contador profissional para que algo do tipo não ocorra no futuro. Seu desejo de continuar se dá como uma forma de compensar a culpa e agradecer aos fãs que ainda desejem acompanhar seu trabalho.

Para quem não lembra do caso, o Tribunal Distrital de Fukuoka havia lhe dado uma sentença de 10 meses de prisão, com suspensão da pena por 3 anos e uma multa de 11 milhões de ienes (aprox. R$ 438.527,27). Com esta suspensão, se ela permanecer com bom comportamento, não deverá cumprir pena na prisão.

O Departamento de Impostos da Região de Fukuoka indiciou a mangaká no dia 29 de fevereiro por suspeita dela não ter declarado cerca de 260 milhões de ienes em renda e ainda sonegar cerca de 47 milhões de ienes em impostos entre 2019 e 2021. Ainda de acordo com o Departamento Nacional de Impostos, o dinheiro sonegado – que inclui renda obtida com vendas de mangás – foi utilizado para comprar imóveis.

Nekokurage declarou-se culpada na primeira audiência do caso, que ocorreu em 31 de maio. Como justificativa, ela disse que não pretendia sonegar e que estava ‘planejando pagar tudo de uma vez mais tarde‘. Ela ainda esclareceu que este é um assunto pessoal, sem envolvimento do criador da light novel ou qualquer outro membro da publicação do mangá.

A obra possui uma adaptação em anime que estreou em outubro de 2023, com exibição no Brasil pela Crunchyroll. A série está disponível com dublagem e legendas e uma segunda temporada já está confirmada para 2025.