Crunchyroll e Funimation: após 4 anos, catálogos ainda não foram totalmente fusionados

Em 2022, o Grupo Sony havia oficializado a fusão entre as suas plataformas Crunchyroll e Funimation, prometendo que todo o catálogo do segundo seria incorporado ao primeiro. A decisão de manter a plataforma laranja se deu por conta da força da marca, mundialmente falando.
No entanto, após quatro anos, esta fusão não foi totalmente concluída e muitos títulos que estavam no catálogo da Funimation ainda não estão presentes na Crunchyroll e isso inclui a segunda dublagem de Fullmetal Alchemist Brotherhood. A animação está no serviço, mas apenas com legendas.
Outro anime que recebeu dublagem na antiga plataforma foi Seraph to the End, que também permanece indisponível no serviço laranja.
A Funimation foi fundada em 1994, no estado da Califórnia (EUA), servindo como distribuidora de produções japonesas nos Estados Unidos e Canadá – tendo sido adquirida pela Sony Pictures apenas em 2017. Em 2020, a empresa anunciou que iria adquirir a Crunchyroll das mãos da WarnerMedia, com a compra sendo concluída em 2021 – por US$ 1,2 bilhão.
Esta demora em colocar títulos grandes com dublagem em seu serviço só piora sua promoção entre os possíveis novos clientes. É necessário ter em mente que outras plataformas estão enxergando na animação japonesa um bom nicho a ser explorado, com Netflix e Disney+ conquistando espaço em transmissões simultâneas. Amazon Prime Video e a Max – que vem produzindo seus próprios animes com a marca Adult Swim – também estão investindo no produto.
Ainda de acordo com a Japan Times, após a fusão, os funcionários da Crunchyroll declararam que a empresa está desconectada deles e dos fãs de animes. Alguns executivos os classificam como ‘desenhos animados infantis’ e possuem resistência em contratar aqueles que se declaram como fãs.
Seria interessante a Crunchyroll agilizar a finalização desta fusão e começar a promover seus grandes títulos em suas redes sociais, como Fairy Tail; Dragon Ball; Cavaleiros do Zodíaco; DanDaDan, entre outros, caso queiram chamar a atenção do grande público.
Notícias relacionadas
Crunchyroll: CEO da Sony Pictures comenta sobre a plataforma
Crunchyroll é conhecida por transmitir os animes em simultâneo com o Japão
Crunchyroll: Brasil é o segundo mercado com mais assinantes
País está entre os maiores consumidores do serviço