Crunchyroll destaca a América Latina como um de seus maiores mercados

Reprodução.

Rahul Purini, CEO da Crunchyroll, participou de uma entrevista recentemente e destacou os mercados mais importantes para a plataforma atualmente: América do Norte; Europa Ocidental e América Latina. A laranjinha vem experimentando um grande crescimento em mercados emergentes como Brasil, México, índia e Sudeste Asiático. (via: C21 Media).

O serviço ainda destacou que a série mais assistida em seu catálogo durante 2024 foi Solo Leveling, anime produzido pelos estúdio A-1 Pictures e Aniplex. Ele é baseado em uma webtoon sul-coreana e sua segunda temporada seguiu o mesmo sucesso da primeira.

Rahul destaca que os animes exibidos em simultâneos vão ao ar 1 hora após sua transmissão no Japão e os mesmos estão localizados em mais de 12 idiomas.

Para nós não se trata apenas de escala, mas de seleção. É sobre autenticidade e experiências. Novas séries do serviço vão ao ar uma hora após sua transmissão original nos canais de televisão japoneses. Eles também estão localizados em mais de 12 idiomas diferentes, incluindo inglês, alemão, francês e espanhol, para tornar o serviço o mais acessível possível aos fãs ao redor do mundo“.

O executivo ainda reforçou que o streaming vem investindo na coprodução de títulos “para que histórias como Solo Leveling possam ser desenvolvidas em conjunto com seus parceiros“, em suas palavras. Purini ainda falou sobre o Reino Unido, que é um mercado relativamente novo no consumo de animações japonesas através de seu serviço e vem crescendo bastante. O público britânico ainda tem o costume de assistir as produções legendadas, são 48% da audiência, sendo maior que em outras regiões.

Comparado a outros mercados, o mercado do Reino Unido é relativamente novo: a maioria dos fãs aderiu nos últimos três a cinco anos. Como o anime tem suas raízes no Japão, a localização sempre foi fundamental, e estamos investindo em dublagem e fazendo com que nossos fãs ao redor do mundo se sintam em casa“.

O CEO ainda ressalta que seu foco é transformar a Crunchyroll em uma plataforma voltada ao estilo de vida e fãs. Por isso, o streaming vem investindo em jogos com o Game Vault; lançamento de títulos nos cinemas; música; venda de itens colecionáveis e eventos pelo mundo.

Sendo uma marca do Grupo Sony, a plataforma vem explorando o ecossistema da empresa mãe por meio do console PlayStation, da Sony Music e Sony Pictures. Prova disso foi o anuncio realizado no início deste ano para a adaptação em anime do jogo Ghost of Tsushima, em parceria com a Aniplex e Sony Music.

A Crunchyroll foi criada em 2006 por fãs de anime, como um projeto de paixão. Atualmente, o serviço conta com mais de 15 milhões de assinantes em mais de 200 países e territórios. Nos últimos três anos, o streaming mais que dobrou o número de novas séries lançadas, passando de 20 para mais de 50 a cada trimestre. Não satisfeita, a empresa ainda afirma ter a maior biblioteca de anime do mundo, com mais de 50.000 episódios e 25.000 horas de conteúdo.