Criador de Gundam critica Elon Musk sobre a colonização de Marte e defende turismo espacial

Ilustrativa
Sunrise / Divulgação.

Mobile Suit Gundam, uma das franquias mais icônicas dos animes de mecha, continua relevante mesmo após décadas. Criador da série, Yoshiyuki Tomino, hoje com mais de 80 anos, permanece ativo e participou recentemente do evento Spacetide 2025 (via CBM), onde expressou opiniões firmes sobre a exploração espacial. Sem mencionar nomes diretamente, Tomino criticou pessoas como Elon Musk e outros entusiastas da colonização de Marte, chamando-os de ingênuos por subestimarem os desafios reais do espaço sideral.

Aqueles que propõe enviar humanos a Marte sem considerar a ausência de infraestrutura básica está agindo como um amador”, declarou.

Apesar da crítica, Tomino não é contra a exploração espacial. Ele sugeriu que o Japão invista em turismo espacial para a órbita baixa da Terra como forma de transformação cultural e educativa. Ele acredita que ver o planeta do espaço pode mudar a forma como líderes e jovens enxergam o mundo: “Quero que crianças, políticos e cientistas vivenciem isso. Será uma experiência de aprendizado valiosa — desde que feita com segurança.” finalizou.

No universo da franquia, Mobile Suit Gundam encerrou recentemente sua mais recente produção, GQuuuuuuX, dirigida por Hideaki Anno (Neon Genesis Evangelion). Este ano, a franquia Gundam será homenageada na San Diego Comic-Con com uma celebração especial do aniversário de Gundam Wing, mostrando que ainda há muito a ser explorado nas histórias de guerra, política e espaço sideral do universo.