Cofundador da DreamWorks acredita qua IA reduzirá emprego de animadores

DreamWorks / Divulgação

O cofundador da DreamWorks Animation – Jeffrey Katzenberg –  comentou nesta semana sobre o impacto da inteligência artificial no segmento de animação e entretenimento como um todo durante o Bloomberg New Economy Forum, realizado em Singapura.

Jeffrey diz que a IA possui muitas oportunidades como uma ferramenta criativa e que isso reduzirá bastante o número de profissionais necessários para o trabalho:

“Se olharmos como os meios de comunicação social foram afetados nos últimos 10 anos pela introdução da tecnologia digital, o que acontecerá nos próximos 10 anos será 10 vezes maior, literalmente, e acho que a IA como ferramenta criativa (pense nela como um novo pincel ou uma nova câmera) tem muitas oportunidades em torno dela. Antigamente os filmes de animação exigiam 500 artistas trabalhando durante cinco anos”.

Para finalizar, ele prevê que dentro de alguns anos “nem sequer 10% disso será necessário”.

Jeffrey Katzenberg está com 72 anos e possui 40 trabalhando neste universo de animações. O empresário chegou a ser o CEO e presidente da Walt Disney Studios entre 1984 e 1994, quando saiu para juntar-se aos colegas Steven Spielberg e David Geffen na criação da DreamWorks SKG, atual DreamWorks Animation, de propriedade da NBCUniversal.