
Segundo o Observatório Europeu de Audiovisual (OEA), o número de ingressos vendidos para os cinemas caiu cerca de 8,8% globalmente em 2024, se comparada a 2023. Esta é a primeira grande queda de público desde o período da pandemia provocada pela Covid-19. (via: Folha de S. Paulo).
A OEA revelou o estudo na sexta-feira (16), durante uma conferência no Mercado do Cinema de Cannes. Martin Zanzler, funcionário do observatório, no ano passado foram vendidos um total de 4,8 bilhões de ingressos:
“Em 2024, foram vendidos um total de 4,8 bilhões de ingressos de cinema no mundo todo, gerando uma receita estimada de 28 bilhões de euros (aprox. R$ 176,4 bilhões). São 500 milhões de ingressos a menos em comparação com 2023“.
Neste cenário, o continente que mais se destaca é a Europa, com uma queda no número de ingressos vendidos ter sido de apenas 1,7% em 2024. Os dois países que se destacam pela densidade das salas de cinema – se for considerado o número de habitantes – são a França e Irlanda.
Entretanto, a China – que é o maior mercado do mundo com uma participação de 21% de mercado – teve uma queda de 22%.
Quanto às produções, foi revelado que a maioria está ligada majoritariamente a três países: Estados Unidos; China e Índia. O trio detém cerca de 81% do que é comercializado nos cinemas. Mas ao contrário dos longas indianos e chineses, que costumam lançar seus títulos internamente, são os estadunidenses que atravessam os oceanos com uma maior facilidade. Por consequência, na Europa, 63% dos usuários assistiram a uma produção produzida na Terra do Tio Sam em 2024.
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