Chrono Cross: Square Enix anuncia edição remasterizada do jogo

Square Enix / Divulgação

Foi divulgado na noite desta quarta-feira (9) pela Square Enix que o jogo Chrono Cross, um dos JRPGs mais lembrados por aqueles que tiveram o primeiro Playstation receberá um remaster, intitulado Chrono Cross: The Radical Dreamers Edition. Confira o trailer revelado pela desenvolvedora:

Vale destacar que indícios de que novidades interessantes relacionadas a um relançamento de Chrono Cross estarem chegando datam desde novembro do ano passado, após informações vazadas descobertas pelo jornalista Nick Baker serem comentadas em uma edição de podcast do site XBoxEra, com intensificação de especulações após uma parceria feita entre a Square Enix e a Wright Flyer Studios, dona do jogo mobile Another Eden, que culminou em uma colaboração conjunta de ambas as franquias com o título de Symphony: Complex Dream. Relembre:

Vindo ao mundo em 1999, Chrono Cross apresenta aos jogadores a história de Serge, que ao parar em outro mundo embarca em uma aventura que relaciona o futuro de seu planeta à sua própria existência. O JRPG destacou-se entre outros contemporâneos de sua geração ao trazer um dos mais amplos e diversificados elenco de personagens jogáveis em produções do tipo, e por ser sucessor direto do bem sucedido Chrono Trigger lançado para o Super Nintendo em 1995.

Entre as novidades, usuários poderão desfrutar de batalhas em modo automático, desligamento de combates aleatórios ao explorar mapas, acréscimo de artes novas feitas pelo character design original Nobuteru Yuuki e inclusão dos idiomas francês, alemão, italiano e espanhol, uma vez que o remaster marca o primeiro lançamento de Chrono Cross em território europeu.

Já referente às melhorias, além de modelos 3D convertidos para HD e refinamento de trilha sonora feitas pelo próprio compositor original Yasunori Mitsuda, será permitido que usuários escolham entre jogar a aventura tanto com gráficos originais quanto em HD assim como optar por usar fontes de texto em pixels ou de alta definição.

Vale ainda lembrar que o subtítulo escolhido para esta edição remasterizada não foi por um acaso, uma vez que a visual novel e parte da franquia Radical Dreamers, lançada exclusivamente para o serviço Satellaview restrito apenas a donos de Super Famicons no Japão, agora virá junto ao remaster com textos traduzidos para o inglês.

Chrono Cross: The Radical Dreamers Edition estará disponível a partir do dia 7 de abril para Xbox One, Playstation 4, Nintendo Switch e PC (via Steam).

3 respostas para “Chrono Cross: Square Enix anuncia edição remasterizada do jogo”

  1. Judgemaster Yueh disse:

    Decepção é a palavra que define esse lançamento. Os fãs estavam esperando um REMAKE nos gráficos apresentados na abertura de Complex Dream e infelizmente se frustraram.
    Square preguiçosa apenas querendo dinheiro com remasters que até fãs fizeram mod.

    • Blu3s disse:

      Eu não sou o maior fã de Chrono Cross (talvez bem mais de Chrono Trigger) mas não interpretei dessa forma, sabe? Hoje em dia os jogos estão com uma estrutura muito mais complexa de produção, e mesmo se um REMAKE fosse anunciado, ele poderia nem sair nesse ano ou nem pegar a geração PS4/XBox One/Switch. Fora que hoje um jogo antigo só aparenta receber um remake do zero, tipo Final Fantasy VII se ele realmente estiver com jogabilidade ou gráficos datados e for garantia de lucro certo às grandes desenvolvedoras, e pode não ser exatamente o caso de Chrono Cross que apesar de ser lembrado com carinho por quem o jogou, não parece ser exatamente um jogo AAA ou de grande apelo popular como um Dragon Quest da vida. Tem remasters de jogos antigos como os de Crash e de Spyro que ficaram quase tão excelentes como as versões originais, então acredito que a Square quis mesmo foi “jogar no seguro” com esse jogo, é mais fácil CHRONO TRIGGER um dia receber um remake, isso se já não estiver com um em desenvolvimento de forma sigilosa.

  2. Lucas Pasion disse:

    Não é o remaster que queríamos, mas pelo menos a Square tirou do limbo Chrono Cross.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.