Chaves e Chapolin: Multishow assume erro por suavizar piada

Multishow / Divulgação

Quem acompanhou a estreia de Chaves e Chapolin, no último dia 21 de maio, ficou decepcionado pelo fato do Multshow ter alterado uma piada, considerada de cunho homofóbico, dita durante o terceiro episódio de Chapolin, que na versão para DVD lançada em 2005 havia sido mantida. Ao perceber a mudança, os fãs do seriado lotaram as redes sociais com críticas ao canal e pedindo explicações pelo ocorrido, alguns até foram mais longe dizendo que grande parte dos episódios trazem piadas nos mesmos moldes e que acabariam sendo futuramente censuradas.

Para acalmar os ânimos, o Multishow decidiu se desculpar com seus assinantes. Em entrevista ao UOL, Tatiana Costa, diretora de programação e conteúdo digital do canal, disse que foi um erro, e que outros seriam cometidos porque não são decisões tomadas por uma só pessoa, unilateral ou simplesmente empurrada da forma como foi. Segundo ela, as pessoas que trabalham no Multishow também são fãs das duas séries e que muitas lutas ainda serão travadas.

Tatiana explica que o canal percebeu que a piada tinha um tom homofóbico e foi suavizada porque não faz sentido nos dias de hoje, quando a bandeira contra o preconceito vem sendo levantada por diversas frentes, e muito menos condiz com a realidade do Multishow, que sempre foi a favor da diversidade, e inclusive contratou Pabllo Vittar para apresentar um programa.

A diretora complementou dizendo que a piada era preconceituosa, algo normal nos anos 70 e 80, mas que no mundo atual isso não faz mais parte da realidade. “É o tipo de coisa que ninguém jamais diria para um filho“, por isso foi suavizado. Tatiana destacou novamente que a decisão foi muito difícil e que compreende as reações dos fãs. Ela finaliza dizendo que o Multishow vai cometer seus acertos e erros, mas que sempre tentará fazer o melhor.

Chaves e Chapolin vai ao ar diariamente no Multishow, a partir das 23h.