Capcom: desenvolvedora estuda reduzir preços de seus jogos em países emergentes

CAPCOM / Divulgação

Através de uma teleconferência com acionistas, que tinha como tópico principal apresentar os resultados financeiros do primeiro trimestre de seu ano fiscal, representantes da CAPCOM, desenvolvedora de jogos japonesa dona de franquias como Street Fighter, Mega Man, Monster Hunter e Resident Evil, abordaram a possibilidade de reduzir preços de seus jogos para mercados emergentes, como os de países como Brasil e América Latina.

A iniciativa beneficiaria a princípio as versões de games fornecidas para PCs, uma vez que a companhia observou que 50% das vendas são oriundas dessa plataforma, e visa intensificar um lucro que já tem sido significativo em seus relatórios. Nas palavras de um dos executivos: “É um tanto quanto difícil dizer mas, em países emergentes e em outras regiões ocorre uma tendência de que títulos para console de duas ou três gerações atrás sejam mais jogados. Para usufruir confortavelmente dos jogos mais recentes, lançados nos últimos anos, é preciso que o usuário tenha um PC com especificações equivalente às dos consoles mais modernos, por essa razão esperamos que leve algum tempo até que tais produtos estejam ao alcance dos consumidores.”

Curiosamente, em setembro de 2023, o então presidente da empresa, Haruhiro Tsujimoto, chegou a afirmar que possíveis aumentos de preço nos jogos da Capcom estariam relacionados tanto ao atual custo de produção de jogos quanto do pagamento de salários razoáveis aos envolvidos. Para executar a estratégia que planeja, a corporação pretende reduzir dentro de 5 anos os preços integrais de seus lançamentos, investir em promoções periódicas de seus produtos em lojas virtuais e intensificar sua presença em certas regiões do globo através de ações de marketing.