Canais infantis perdem cada vez mais audiência nos EUA

Divulgação. © Nickelodeon

É de conhecimento geral que a Nickelodeon, os canais Disney e o Cartoon Network não estão em sua melhor época. Com o declínio do mercado da TV paga na última década, nem todas as marcas conseguiram se adaptar da melhor maneira aos novos tempos e gostos da nova geração, e estão sofrendo as consequências. Desde o início de 2018, todos os grandes canais do seguimento infantil viram sua audiência despencar consideravelmente nos EUA. As informações são do portal Nickandmore!.

Programas que antes conseguiam bater dois pontos (o que é bastante para as médias destes canais nos últimos tempos), agora lutam com dificuldade para alcançar um ponto. A maior parte das produções viu sua audiência se reduzir em um series low (a pior da história), algumas múltiplas vezes. O canal laranja viu seus programas de maior sucesso, Bob Esponja e The Loud House atingirem, respectivamente, 1.2 e 1.1 pontos entre março e abril. Ambas as séries tiveram 7 de duas 10 piores audiências registradas em 2018. Os três episódios mais recentes de Henry Danger marcaram as piores audiências consecutivas, com o mais recente conquistando apenas 1 ponto em abril, e o spin-off animado As Aventuras de Kid Danger, que estreou apenas 5 episódios até o momento, teve sua menor audiência registrada como 1 ponto, em fevereiro.

The Thundermans está em sua reta final, sobrando apenas alguns episódios que vão ao ar durante o verão norte-americano, porém sua última temporada não obteve os melhores números, com 8 das 10 piores audiências sendo nos episódios deste ano. Knight Squad, nova série dos mesmos produtores, está em queda livre, com apenas seu primeiro episódio marcando um ponto, e os subsequentes beirando 0.8. A nova série Star Falls ainda não chegou ao Brasil mas enquanto sua estreia lá fora marcou 0.7, os outros episódios conseguiram cair ainda mais, com a pior audiência sendo 0.5. A cancelada Nicky, Ricky, Dicky e Dawn está pronta para deixar às telas da nick em breve, mas conseguiu manter 0.9 em seus novos episódios, e apenas 4 das piores audiências vieram desde ano, o que merece destaque nesta lista.

Hunter Street, que deve chegar nos próximos meses ao Brasil, atingiu um series low na estreia de sua segunda temporada, embora a audiência tenha subido nos episódios subsequentes, os 10 piores números da série vieram do novo ano. Por fim, após a nick mudar School of Rock para as noites de domingo, a série marcou todas as suas 10 piores audiências e terminou com 0.6 em seu último episódio. Game Shakers, também cancelada recentemente, sofreu da mesma realocação e teve resultados similares à School of Rock, marcando 6 de seus 10 piores números e vendo um 0.5 como sua pior audiência.

No lado do Disney Channel a força a situação é quase a mesma, porém até o momento o canal não apresentou muitas séries que não sejam pré-escolares. Agente K.C. terminou sua terceira e última temporada em janeiro, e viu uma queda de audiência considerável em seus episódios finais, batendo seu piore número com 0.8. A Irmã do Meio também conseguiu 0.8 como series low, tendo marcado 4 de seus 10 piores números em 2018, enquanto os outros 6 foram no ano passado. Bizaardvark terminou sua segunda temporada com 4 de suas piores audiências, porém a mais baixa ocorreu no ano passado, sendo 0.8. Andi Mack, que acaba de completar um ano e está na metade de sua segunda temporada, foi a única série que conseguiu se manter acima de 1 ponto em 2018 no Disney Channel, com seu pior desempenho sendo 1.1. Cinco de suas dez piores audiências vieram de 2018.

No Cartoon Network, nenhuma das séries conseguiu ultrapassar um ponto, ficando entre 500 e 600 em sua maioria, exceto por Jovens Titãs em Ação, que alcançou 1.1 durante seus dois episódios inéditos. Um dos fatores responsáveis por isto é que o canal tem empurrado cada vez mais seu aplicativo nos Estados Unidos, com novos episódios sendo liberados no smartphone até meses antes da TV. Como Christina Miller disse no Upfront do canal, o CN já não está focado em levar crianças à Televisão. O único inédito exibido este ano de Hora de Aventura marcou um series low de 0.5, enquanto a nova série Maça & Cebola manteve uma média de 0.7 em seus episódios. A estreante Craig do Riacho não conseguiu manter seus números após a estreia e o episódio mas recente fechou com 0.5. OK K.O. Vamos Ser Heróis, O Incrível Mundo de Gumball e Ursos Sem Curso todas tiveram audiências baixas como 0.6, enquanto Steven Universo e o reboot das Meninas Superpoderosas alcançaram meros 0.5, e Unigata! atingiu o fundo do poço com 0.4.

Embora no Brasil os canais também venham perdendo audiência, o que é uma tendência mundial com a comodidade dos serviços on-demand e streaming, por aqui a situação é totalmente oposta à dos Estados Unidos, com o Cartoon Network sempre liderando como o canal infantil mais assistido da TV por assintura, posto que lá fora é ocupado pela Nickelodeon. Tentando correr atrás do prejuízo, a Viacom e a Disney estão trabalhando em serviços de streaming para suas marcas, porém as novidades ainda devem levar alguns anos adicionais para chegar ao território tupiniquim.

A queda de audiência já atingiu em cheio canais menores, como o Disney XD, que viu seu público, que já era diminuido, decrescer em 25% nos últimos anos. Se antes Gravity Falls ou Lab Rats conseguiam bater 2 pontos de audiência por lá, hoje em dia o pico que o canal consegue é 0.3 nas estreias de Star vs As Forças do Mal e Ducktales: Os Caçadores de Aventuras, este último que alegadamente obtinha mais audiência em sua reprise no Disney Channel do que na estreia pelo XD.