Uma péssima noticia para todos aqueles que estavam na espera pela chegada da versão em alta definição do Cartoon Network e de outros canais infantis, pode esquecer. Se depender das operadoras de TV por assinatura, isto não vai acontecer tão cedo. Segundo nota publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, as empresas que oferecem o serviço não devem dar prioridade ao HD dos infantis em 2013.
Canais que obrigatoriamente precisavam ganhar versões em HD, já estão disponíveis no mercado, como é o caso dos de séries, filmes, esportes e de documentários. Apesar dos canais infantis dominarem os índices de audiência na TV paga, as operadoras não acham que seja necessário lançar suas respectivas versões em alta definição, e a desculpa é que o telespectador não percebe diferença alguma nas imagens.
Segundo as operadoras, os desenhos animados produzidos com essa tecnologia não possuem tantas diferenças visuais em relação a filmes ou uma série em HD, e que os telespectadores não conseguem fazer distinção, portanto, o investimento seria algo inválido e um grande desperdício. Essa resistência provavelmente explicaria o atraso na chegada do CN HD, que ainda não faz parte de nenhum pacote das operadoras.
Para mudar esta situação e tentar conseguir algum espaço nos pacotes de TV por assinatura, canais como Discovery Kids e Gloob estão investindo em produções live action, para que essas tais barreiras sejam rompidas e que as operadoras vejam com outros olhos os canais infantis em HD.
Por enquanto, apenas Gloob, Nickelodeon e Disney Channel conseguiram emplacar suas versões em alta definição nas operadoras. Ano passado, a Turner anunciou que o Cartoon Network HD já estava com seu sinal disponível, mas nenhuma operadora se interessou por ele até o momento, e a Discovery anunciou que o Discovery Kids HD estaria disponível no começo deste ano. Já a Disney não deu qualquer sinal a respeito do lançamento da versão em alta definição do Disney XD.
Como negociações entre programadoras e operadoras estão sempre indo e vindo, pode ser que esse quadro venha a se reveter de uma hora pra outra. Agora, só resta aos assíduos telespectadores dos canais infantis se conformar, ou aguardar por alguma surpresa nos próximos meses.
Notícias relacionadas
Não há notícias relacionadas.