Boruto: qual seria o maior problema do anime?

Shueisha / Divulgação

Todos nós, estamos carecas de saber, o quanto Naruto, obra criada por Masashi Kishimoto, marcou uma geração, com uma história interessante sobre ninjas (porém, com grandes falhas, mas isso fica para uma próxima oportunidade para debatermos sobre isso), suas consequências,  as construções bem plausíveis e palpáveis dos personagens, e lutas bem coreografadas, em um mundo de ficção.

Kishimoto finalizou o mangá de Naruto em 2014, mas somente em março de 2017, que o anime foi finalizado, pelo estúdio Pierrot. Porém, na época, perto da finalização do anime de Naruto, foi anunciado uma animação para Boruto, que acompanha uma nova geração de ninjas, filhos dos personagens mais importantes do universo de Naruto, focado no filho do protagonista, com a Hinata, também animada pelo estúdio Pierrot. E isso, meus caros leitores, foi um grande erro, na minha opinião.

Antes de falar mais a respeito, vamos falar sobre o personagem e suas aparições. Boruto, nos foi apresentado, primeiramente, na cena pós-créditos do filme  The Last-Naruto o filme, lançado nos cinemas japoneses, em dezembro de 2014 e em maio de 2015 no Brasil, onde mostra, pela primeira vez, a próxima geração dos shinobis (ninjas), em particular Boruto Uzumaki (filho de Naruto com a Hinata) e Sarada Uchiha (filha de Sasuke com Sakura). Porém, foi no filme Boruto: Naruto the Movie, lançado em agosto de 2015 no Japão, que Boruto realmente teve seu destaque, onde basicamente, é o protagonista.

Pois bem, até aí não tem problema nenhum. O problema é que, como havia falado, Boruto recebeu uma “adaptação” para anime (eu coloquei adaptação entre aspas, pois tecnicamente falando, é uma obra original, apesar de ter um mangá de Boruto, publicado na  Weekly Shonen Jump, desde maio de 2016, porém, até o momento, as histórias estão indo por caminhos diferentes), feita também pelo grande estúdio Pierrot (só que não), em abril de 2017.

Mas aí você vai perguntar, “Mas qual é o problema de Boruto receber um anime, até agora você não explicou?” Bom, jovem, falando francamente, o grande problema de Boruto é a gana dos seus produtores por dinheiro, em detrimento a uma obra de qualidade. Se fazermos uma comparação bem rápida, do anime, com o mangá, notamos claramente, que o manga esta bem melhor que a adaptação para TV. O anime de Boruto, em grande número de episódios, é pura “encheção de linguiça”. É um slice of life, que não acontece nada, é monótono, não tem aquela famosa empatia, que geralmente temos com determinados personagens (no sentido de humanização). É um grande caça-níquel de Naruto, feito pela produtora, para ganhar mais e mais dinheiro.

Mas agora você deve esta se perguntando, “Ah, mais Naruto foi a mesma coisa. Boruto só está copiando o que fez sucesso“. Sim, realmente está, porém de maneira errada. Caros leitores, só para que vocês tenham noção, sabem quantos fillers (histórias que não tem no mangá original de uma obra, e que não acrescentam em nada a história principal) ao todo, teve o anime de Naruto? Vou te dar tempo para pensar…. pensou? Pois bem, Naruto tem, ao todo, 315 episódios, que são digamos inúteis (94 episódios de Naruto Clássico, e 221 episódios de Naruto Shippuden). Fazendo uns cálculos rápidos, temos exatos, 45% de toda obra animada de Naruto, são histórias que não acrescentam, em basicamente nada, a história principal de Naruto. É muita coisa pessoal. Vocês tem noção disso?

Em Boruto, esta acontecendo, basicamente a mesma coisa, só que a diferença é que as histórias desses “fillers” que estão sendo colocadas no anime, são originais, ou seja, tecnicamente não são fillers, mas você vê características disso em grande parte dos episódios de Boruto, onde não acrescentam nada vezes nada, para a construção do personagem principal, e principalmente, não agregando valores minimamente interessantes para os personagens secundários na obra. São poucos os episódios, em que coisas interessantes acontecem e que possui uma profundidade legal, e que você pensa realmente, o anime poderia seguir por esse caminho, mas infelizmente, não será assim. Lembrando que Kishimoto, não escreve o mangá de Boruto (os responsáveis pelo mangá são Ukyo Kodachi, com a história e a ilustração é feita por Mikio Ikemoto. E esta sendo um mangá bastante interessante, mas falarei sobre o mangá numa próxima oportunidade, para não confundir muito a cabeça de vocês, caros leitores, já que aqui já tem informação demais). Ele atua mais como um supervisor, assim como Hiro Machima faz com a sequencia de Fairy Tail, onde outro autor escreve, e ele trabalha mais nos bastidores, supervisionando a sua obra.

Vou exemplificar, para que não seja algo vago, o que eu quero dizer. No início do anime, tivemos o arco da Sumire e do Nue. Quando estava acontecendo os roubos de chakra dos ninjas na Aldeia da Folha, os adultos basicamente deixados de lado, e deixando a investigação na mão de crianças. Eu vou repetir: NAS MÃOS DE CRIANÇAS. Nota-se o quanto bizarro isso pode ser? E ainda o Shino diz que deveria deixar nas mãos do Boruto para descobrir quem é que estava por trás dos ataques. Acha realmente isso racional por parte de um adulto?  Mas você deve argumentar “no Naruto clássico, aconteceu a mesma coisa”. Não, não aconteceu. E quando algo foi descoberto por Naruto e sua turma, sempre foi por um Jounin.

Outro exemplo, o arco atual do Mitsuki (a partir de agora, vem alguns spoilers, para quem não esta acompanhando Boruto nesta parte). O Mitsuki ele deixa a Aldeia da Folha, não sabe-se lá o porquê ele saiu, ao lado de dois ninjas da Aldeia da Pedra. Ai começa uma caçada, em busca de encontrar o Mitsuki. Até aí não tem problema nenhum. O problema vem no seguinte. Tanto Boruto, quanto Sarada, que ao lado do próprio Mitsuki, compõe o time 7 de Konoha, saem da Aldeia para irem atrás do seu amigo, sozinhos. Por enquanto está tranquilo, certo? Pois bem, agora vem a grande questão. Eles são encontrados pelo time 10, composta por Shikadai Nara, Chocho Akimichi e Inoji Yamanaka e a Jounin da equipe, a Moegi. Porém, Boruto e Sarada, conseguem se livrar do Time 10, e também da Moegi, uma Jounin descrita possuir o Mokuton (liberação de madeira), a mesma que Hashirama Senju (o primeiro Hokage) possuia, ou seja, é uma Kekkei Genkai extremamente poderosa, e mesmo assim eles conseguem passar por ela. Como pode? Muitos personagens em Boruto, estão sendo nerfados, e deixados em um nível muito abaixo de suas capacidades. Mas ainda não acabou.

Boruto, Sarada e o Time 10 (que resolveu ajudar a encontrar o Mitsuki), saem em busca de encontra-lo, para descobrir o porque ele desertou da vila oculta da folha. Percebe alguma semelhança com certo arco de Naruto Clássico? Se você notou a semelhança, depois de tudo que disse, eu vou te explicar: este arco do Mitsuki é muito semelhante ao arco do Sasuke, quando ele deixa Konoha, em busca de poder, junto ao Orochimaru. É basicamente uma cópia. Apesar de não sabermos o motivo, até agora, do porque Mitsuki saiu da Aldeia da Folha, é inegável, que pegaram o arco do Naruto Clássico do Sasuke, e reaproveitaram em Boruto. Para não dizer que o que estou falando é lorota, a abertura nova de Boruto, mostra o time da Vila da Areia, ajudando os ninjas de Konoha nesta batalha. Hum, onde eu vi isso? Ah lembrei, neste mesmo arco do Sasuke, Tsunade (a Hokage da época) pede ajuda ao time da Aldeia da Areia: Gaara ajuda Rock Lee, contra Kimimaro, Temari ajuda Shikamaru contra Tayuya e Kankuro ajuda Kiba e Akamaru contra Sakon e Ukon. Qualquer semelhança é mera coincidência certo? Não, meu caro leitor, não é.

Boruto, na minha opinião, veio na hora errada e no momento errado. Poderia ter esperado mais alguns anos, para poder fazer uma história mais interessante, mais diversificada, seguindo com um enredo parecido com o de Boku No Hero Academia, Hunter x Hunter, onde possuem histórias bem diversificadas, e explicações factíveis e mais humanizadas àquele mundo. Boruto está longe de ser uma obra péssima, porém, poderia ser bem melhor trabalhado, e principalmente, planejado.