Black Jack: clássico de Osamu Tezuka terá novo mangá através da IA

Akita Shoten / Divulgação

A série clássica de Osamu Tezuka, Black Jack, terá um novo mangá que será co-produzido pela Tezuka Productions e inteligência artificial (IA). Este projeto será lançado em outono deste ano na revista Weekly Shonen Champion, da Akita Shoten, como parte da iniciativa “Tezuka2023” e para celebrar os 50 anos do mangá original.

Divulgação.

A IA é baseada no chatbot ChatGPT-4. O projeto em si usa tecnologia desenvolvida pela agência japonesa de pesquisa e desenvolvimento NEDO (New Energy and Industrial Technology Development Organization). Makoto Tezuka, filho de Osamu Tezuka e diretor da Tezuka Productions, também é um dos organizadores do projeto.

Em 2020, a Tezuka Productions lançou um mangá chamado “Paidon”, onde a inteligência artificial foi usada para aprender e imitar o estilo de Osamu Tezuka. O referido mangá foi parte da iniciativa “Tezuka2020”, cujo objetivo era criar obras inspiradas nas de Tezuka com IA.

Black Jack é uma das obras mais populares de Osamu Tezuka, cuja história é centrada em um médico brilhante e rebelde que pratica sem licença. Tezuka publicou o mangá entre 1973 e 1983 nas páginas da revista Weekly Shonen Champion, sendo compilado em 17 volumes. A obra recebeu várias adaptações, incluindo live-action, anime e spin-offs.