Bem-vindo ao maravilhoso mundo de Disney (só dela)

Reprodução.

Após muitas negociações, a compra de parte da Fox pela Disney foi finalmente oficializada, algo que os fãs, principalmente da Marvel, comemoram sem pestanejar. Mas afinal de contas, isto é realmente uma coisa boa? A resposta é clara: não.

Falar diretamente para um público que espera por mais de dez anos a entrada de personagens como os X-Men e Quarteto Fantástico no Universo Cinematográfico da Marvel não é tarefa fácil, mas cabe salientar que a Fox não é apenas isso, existe muito mais. E que a partir de agora, as coisas vão seguir novos caminhos. Nada permanecerá igual. É balela dizer isso.

A Walt Disney, que se tornou o primeiro estúdio no ano de 2017 a cruzar a marca dos US$ 5 bilhões arrecadados em bilheteria, concentrará ainda mais poder sobre o que é produzido na indústria cinematográfica, ditando como nunca antes os rumos do entretenimento. Esta compra cria um “monstro”, que terá como rivais sombras de Warner BrosSony PicturesParamount Pictures. Isto é triste.

Reprodução.

O negócio no entanto, pode reservar um outro futuro para a marca Fox: a criação de um “selo” independente, com foco em filmes mais adultos, de Oscar, e produções de menor orçamento, reagrupando franquias de maior potencial para a marca principal, neste caso, a Disney.

Somadas as produções neste ano, Disney e Fox detiveram mais de 50% do mercado, restando as demais a coleta de “sobras”. Com o passar dos anos, as dificuldades para as demais tendem a se tornar pior, com inevitáveis outras fusões para conseguir competir em igualdade, ou ainda, se curvarem e renderem-se à Disney.

A aquisição nada mais é que puramente uma questão de domínio de mídias, a criação de um monopólio, e é claro, enriquecer o serviço de streaming da Disney para bater de frente com a Netflix (tomar controle além do cinema).

Divulgação. © Fox / Marvel

A liberdade criativa para produzir filmes como Deadpool e Logan, além de Os Novos Mutantes, os rumos que estes virão a traçar a partir de agora, não serão os mesmos. A Disney não vai criar “dois universos” de super-heróis no cinema. Ou você acredita mesmo que esta compra permitirá ao tagarela dizer tudo o que pensa ao lado de heróis como Homem de Ferro e Capitão América num futuro não tão distante? Marvel Universe no Disney XD..

Para o bem ou para o mal, a franquia X-Men teve na Fox, uma liberdade criativa, em ousar novos caminhos, que dentro da Marvel não teria, estando limita a “caixinha”. Um personagem boca suja como o Deadpool nunca teria um filme lançado sob o selo da conservadora Disney.

Pensar na possibilidade de agora ver todos estes heróis reunidos é empolgante, mas como disse, a Fox não é apenas isto. Lembre-se. O negócio não é único para poderio da Marvel, mas poderio de boa parte das propriedades da Fox. Os rumos que elas terão daqui pra frente, só o tempo dirá. Seja no cinema, seja na TV.

Mas não se esqueça: sob nova administração. Fica sempre tudo igual?.