Aves de Rapina: Warner Bros. não tinha interesse na produção

Warner Bros. / Divulgação

Em um extenso relatório do Indie Wire, foram fornecidos detalhes da produção de Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa, onde é revelado que a Warner Bros. nunca demonstrou real interesse com o longa, sido produzido por “pressão”.

Dirigido, roteirizado e produzido por mulheres (incluindo a atriz Margot Robbie, intérprete da Arlequina), o longa originou-se por uma ideia de Robbie com Sue Kroll, ex-chefe de marketing da Warner e a roteirista Christina Hodson (Bumblebee, The Flash) em meados de 2015. Foi apenas em 2016 pelo embalo do lançamento de Esquadrão Suicida que o estúdio autorizou o desenvolvimento do projeto, muito provavelmente pelo avanço na popularidade da namorada do Coringa.

Embora o longa já estivesse em desenvolvimento, a equipe criativa precisou se esforçar ao máximo para que ele não fosse abandonado, até que em 2018, a Warner contratou a diretora Cathy Yan para comandar a produção. Foi somente neste momento que o estúdio passou a tomar mais confiança com Aves de Rapina, devido a direção de Yan no filme Dead Pigs, vencedor do Festival de Sundance.

Contudo essa confiança não pareceu ter sido realmente honesta, uma vez que o estúdio reduzia o orçamento continuamente visando baratear os custos, algo que não se aplicou em outros filmes. Yan teve que se disciplinar no que foi aprovado, US$ 82 milhões (menos da metade dos US$ 175 milhões de Esquadrão Suicida).

Atendendo aos caprichos de Margot Roobie, a Warner autorizou a produção sendo para maiores e com marketing voltado quase que majoritariamente ao público feminino, concedendo realmente a liberdade que a equipe precisava, mas que acabou não se refletindo nas bilheterias – mesmo com comentários bastante positivos da crítica.

Aves de Rapina chegou aos cinemas com um lançamento muito abaixo das expectativas, e agora tem pela frente o árduo trabalho de não se tornar um prejuízo. Até o momento, o longa soma US$ 145 milhões em todo o mundo, devendo chegar a US$ 250 milhões para pagar seus custos. Ao contrário de Mulher-Maravilha, o filme não irá gerar lucros líquidos ao estúdio.