Autor de light novels explica porque certos animes não ganham uma segunda temporada

Você alguma vez já se perguntou por que aquele anime que você adorou assistir nunca recebeu uma segunda temporada anos após sua primeira exibição? Mesmo com um monte de gente comentando sobre ele quando ele foi uma das estreias? Mesmo com números de sites apontando que aquela série fez um aparente sucesso até mesmo entre os japoneses? Pois se sim, o escritor Ghost Mikawa, responsável por Days With My Stepsister (Gimai Seikatsu) pode lhe fornecer talvez uma explicação razoável para tais dúvidas (via Anime Corner).
Em um postagem feita em seu perfil no X, Mikawa afirma que entre os principais fatores que influenciam na continuidade de certos animes além da avaliação de lucratividade feita pelos estúdios seria sobretudo a dificuldade em reunir membros da equipe original, que podem ter sido responsáveis pelo bom êxito da produção, indo aqui muito além do principal nome de direção, roteiristas e designers de personagens.
Em seu depoimento, que foi dado de acordo com informações soltas e entrelaçadas por ele sobre os bastidores da indústria de animes e sem ter fontes fixas, profissionais como animadores-chave (key-animators) e diretores assistentes de animação podem ter suas agendas cheias por anos, sendo que a viabilização de novas temporadas, caso sejam previamente planejadas, podem chegar a levar em média entre 6 a 7 anos.
No entanto, segundo Mikawa, se os responsáveis forem reunidos novamente em cerca de 5 anos e começarem a trabalhar, a transmissão da segunda temporada de um anime pode só ocorrer 6 ou 7 anos depois, de maneira que a popularidade e o engajamento do material adaptado em animação entre o público pode não se sustentar até lá. Contudo, tal empecilho até pode ser contornado com uma injeção significativa de orçamento, o que nem sempre também é garantia porque a cada ano as quantias em dinheiro para o financiamento de animes fica mais onerosa àqueles que bancam os projetos.
Em alguns casos, a produção do anime é iniciada sem a intenção aparente de haver uma segunda temporada engatilhada ou a própria falta de uma segunda temporada não é percebida pelos produtores como um problema tão importante que os leve a enfrentar os obstáculos impostos para dar continuidade ao projeto, de modo que mesmo os autores das obras adaptadas não tem poder para interferir em tais questões internas.
Já em outros, quando o anime é levado adiante com algumas ou mesmo múltiplas mudanças na equipe responsável, é comum que os resultados acabem desagradando a audiência por serem perceptivelmente inferiores à temporada anterior.
Days With My Stepsister pode ser assistido na Crunchyroll apenas com opção de áudio original e legendas.
Notícias relacionadas
Guia da Temporada de Inverno 2026: confira os animes já anunciados no Brasil
Temporada de estreias já está disponível
Guia da Temporada de Outono 2025: confira os animes já anunciados no Brasil
Confira todos os principais animes anunciados para o período

