Assassination Classroom: escolas estadunidenses ordenam retirada do mangá de suas bibliotecas

Shueisha/Divulgação

De acordo com informações divulgadas pelo Anime News Network, uma escola no leste do estado da Flórida (Estados Unidos), assim como um distrito escolar na região sudeste do estado de Winsconsin, também nos EUA, retiraram de suas bibliotecas o mangá Assassination Classroom após reclamação de um grupo de pais.

A escola da Flórida retirou três edições do mangá, onde os alunos aparecem com armas em sala de aula. Jennifer Pippin, presidente do grupo Mothers for Freedom do condado de Indian River, alega que os livros eram inapropriados, em vista dos últimos casos de tiroteios que vem ocorrendo no país, ela disse o seguinte:

“Não queremos que os alunos pensem que está tudo bem matar seus professores”.

Outro grupo de pais do estado chamado Citizens Defending Freedom, comentou que a obra também apresenta conteúdo sexualmente explícito, além da violência.

Todos devemos concordar que a violência contra os professores e o conteúdo sexualmente explícito não é algo que as escolas devam glorificar ou promover, especialmente com o dinheiro dos contribuintes”.

No estado existe uma lei que diz que os livros presentes nas bibliotecas de suas escolas devem passar por uma revisão antes de serem liberados. O projeto de lei intitulado HB 1497 entrou em vigor em julho do ano passado.

Curiosamente, o mesmo estado aprovou um projeto de lei que permite o porte oculto de armas de fogo em público sem uma licença emitida pelo governo. Existem diversos grupos, que possuem liberdade em seu nome também, a favor desta lei e que pedem para que a população andem com suas armas em público e ainda clamam pelo fim das zonas livres de armas, tendo em vista que é proibido andar com tais objetos em escolas e campus universitários.

Já o distrito escolar do estado de Winsconsin removeu cinco edições do mangá de sua biblioteca online no mês passado, após um pai levantar a questão de que o distrito poderia estar incentivando a violência contra professores. A diretora de serviços de biblioteca da Elmbrook, Kay Koepsel-Benning, se defendeu das acusações e disse que a fala era imprecisa.

Outros estados também estão com a obra em sua mira, grupos da Carolina do Norte descrevem o mangá como um guia para ensinar aos alunos como tirar a vida de seus professores. Em outro estado, Virgínia, um delegado manifestou seu desagrado da publicação estar disponível em algumas bibliotecas escolares, devido o seu conteúdo.

Assassination Classroom é um mangá de comédia, ação e ficção-científica escrita por Yuusei Matsui. A obra foi publicada pela famosa revista Wekkly Shonen Jump, da editora Shueisha, entre 2012 e 2018 no Japão. Sua adaptação em anime foi lançada em 2015.

No Brasil, seu mangá foi publicado pela editora Panini e sua série animada foi transmitida pelo extinto canal Loading. A trama acompanha um grupo de estudantes que precisam aprender uma forma de matar seu professor, o simpático monstro Koro, que tem o objetivo de destruir a Terra em um ano. No decorrer da jornada, acabamos descobrindo mais sobre o passado de Koro e como seus alunos se sentem mais próximos e agradecidos à ele.

Assassination Classroom está disponível na Crunchyroll com as opções de dublagem e áudio original com legendas.