Ascendance of a Bookworm: NewPOP publicará light novel no Brasil em 2026

Ajia-do Animation Works / TO Books / Divulgação

Prometida a princípio para janeiro de 2022 pela Editora NewPOP e até então jamais lançada, a light novel de onde o anime Ascendance of a Bookworm (Honzuki no Gekokujou) foi baseado, finalmente tem um novo período de lançamento previsto para chegar às estantes dos fãs brasileiros.

Isso porque na última quinta-feira (19), através de um de seus perfis nas redes sociais, a NewPOP anunciou que os 3 primeiros volumes correspondentes ao primeiro arco da série de livros chegarão juntos às lojas e livrarias do país em janeiro de 2026. Até então, a editora publicou apenas a versão em mangá dessa mesma parte da obra entre janeiro e maio de 2024 (via BBM).

Com o título traduzido em português para O Sonho de uma Apaixonada por Livros, a produção creditada a Miya Kazuki foi criada em 2013 e concluída em 2023 com um total de 33 volumes.

Na história, antes de realizar o seu sonho de trabalhar como bibliotecária, a jovem Motosu é vítima de um acidente onde acaba perdendo sua vida. Mas ao “ressuscitar” pouco após o evento, Motosu descobre que agora reencarnou no corpo de Myne, uma criança filha de um soldado que vive em condições humildes em meio a uma cidade com ares medievais e regida sob um rígido sistema de castas.

Resiliente com a situação, e entendendo que precisa apenas ter acesso a livros para não deixar-se incomodar, a garota entra em choque ao descobrir que na realidade em que encontra-se agora, livros são caros e pouco acessíveis a cidadãos comuns. No entanto, a menina toma a decisão de dedicar-se a fazer seus próprios livros, com base nas memórias de leituras que fez em sua vida anterior.

No Brasil, a obra tornou-se conhecida após uma adaptação em anime produzida em outubro de 2019 pelo estúdio Ajia-Do Animation Works , que foi transmitida globalmente pelo serviço de streaming Crunchyroll e posteriormente ganhou uma versão dublada em português, seguida de mais 2 temporadas em anos posteriores.

Uma quarta temporada está prevista para estrear na primavera japonesa (período entre abril e junho) de 2026, com animação dessa vez por conta do Wit Studio (Vinland Saga, Attack On Titan).