ANMTV Entrevista: Takaharu Ozaki, diretor de Your Forma

Reprodução.

Um dos membros da nossa equipe do ANMTV LA, Albert Cardozo, obteve a oportunidade de entrevista Takaharu Ozaki – diretor do anime Your Forma, atualmente em exibição no Anime Onegai. Takaharu já trabalhou em produções como Goblin Slayer e o especial de TV Persona 5 Animation: The Day Breakers.

Na conversa, Albert e Takaharu se aprofundaram no processo de adaptação e no que a equipe técnica gostaria de transmitir ao público com esta série.

Albert: Saudações! Agradecemos a oportunidade de realizar uma entrevista. Para dar uma ideia aos leitores, como Takaharu Ozaki começou na indústria de anime?

Ozaki: Inicialmente trabalhei como funcionário regular de uma empresa, mas sempre amei arte e mídia visual. Eu queria encontrar uma maneira de dar vida a essa paixão, então larguei meu emprego e entrei na indústria de anime. No começo, eu fazia tudo: comecei meio período, pintando e colorindo, digitalizando ilustrações digitais, trabalhando na composição e até lidando com computação gráfica. Esse foi meu ponto de entrada na indústria.

Albert: Your Forma apresenta ilustrações do romance, bem como aquelas criadas para sua adaptação em mangá. Como funciona o processo de adaptação de designs e cenários quando você tem dois elementos de referência diferentes?

Ozaki: Eu tinha muita liberdade criativa. Quando li a arte original pela primeira vez, percebi que muitos de seus elementos se assemelhavam muito a conceitos visuais existentes, então usei isso como base para distinguir os aspectos únicos deste projeto. Durante todo o processo, trabalhei em estreita colaboração com Kikuishi-sensei, que supervisionou os designs, revisou os cenários do roteiro e até ajudou a equilibrar as performances dos atores durante as sessões de gravação. No geral, recebi bastante flexibilidade para dar vida ao projeto.

Albert: Curiosamente, a história se passa quase nos dias atuais, mas em um mundo alternativo, futurista e tecnológico. Isso apresenta algum desafio ao criar o cenário e/ou a narrativa?

Ozaki: Quando li Your Forma pela primeira vez, fiquei impressionado com o quão intrincados eram seu mundo e drama, e me perguntei como poderíamos transmitir tudo isso de forma eficaz. Mas com anime, há uma duração fixa, e é impossível expressar tudo o que está escrito no texto. Então eu sabia que precisávamos definir um tema claro.

Depois de pensar sobre isso, decidi focar menos nos aspectos de ficção científica e mais na conexão humana entre Echica e Harold. A partir daí, incorporei apenas os elementos e cenários de FC que eram necessários para dar suporte a esse relacionamento central. Surpreendentemente, ao priorizar o drama humano em detrimento da construção de mundos de ficção científica, conseguimos simplificar a narrativa e reduzi-la aos seus elementos essenciais, resultando em uma adaptação mais simples e direta.

Albert: Como o criador da série, Mareho Kikuishi, influenciou a produção, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento da narrativa e dos designs?

Ozaki: Neste projeto, a conexão entre Echika e Harold, sua confiança e o vínculo entre seus corações foram temas centrais. Uma cena-chave que simboliza essa conexão aparece no visual principal, e acredito que seja a essência do trabalho original. A única ação que une Harold e Ethica se tornou o núcleo da história, e percebi que esse era o espírito do material de origem.

Prestei muita atenção àquela cena em particular. Não só garantimos que a animação fosse detalhada, mas eu também queria destacar a beleza das partículas de luz na ação de investigação eletrônica. Para conseguir isso, trabalhei em estreita colaboração com os diretores de fotografia e artistas digitais para garantir que pudéssemos apresentá-lo da maneira mais impactante visualmente. Então conseguimos completar a cena.

Albert: O que você mais tenta destacar nas produções que adapta? Principalmente aqui com Your Forma?

Ozaki: Neste projeto, o relacionamento entre os dois personagens é central, e a maneira de transmitir essa impressão foi fundamental. Como mencionei antes, tudo se resume a como apresentamos a ação de investigação eletrônica, aqueles momentos em que Echica e Harold estão conectados silenciosamente. Naqueles segundos fugazes, o vínculo que os une é imediatamente percebido.

Tomei muito cuidado ao criar essas cenas. Era algo que eu realmente queria que os espectadores percebessem. As cenas em que Echica e Harold ficam cara a cara, com a brilhante ação investigativa eletrônica que acontece entre eles, são especialmente marcantes, e acho que foram criadas para deixar uma impressão indelével no espectador.

Albert: As formas de assistir animes se expandiram pelo mundo, e a cada dia mais pessoas são cativadas por essas histórias. O que você pode nos contar sobre Your Forma? E o que você e sua equipe esperam transmitir ao público, independentemente de ele conhecer ou não o trabalho?

Ozaki: Bem, isso pode parecer repetitivo, mas na era atual das mídias sociais e da pandemia da COVID-19, todos nós fomos forçados a reconsiderar o conceito de distância pessoal. Isso é algo com que todo mundo já teve que lidar. Este trabalho também explora temas semelhantes, destacando o equilíbrio da distância pessoal. Gerenciar tudo remotamente tem seus prós e contras. Às vezes, a interação face a face é necessária, mas outras vezes a tecnologia nos permite estar mais próximos, mesmo sem presença física. Essas considerações são cada vez mais relevantes em nossa era atual. Então espero que os espectadores prestem atenção à relação entre a distância na vida real e a conveniência da tecnologia, pois é algo que está sendo realmente questionado hoje em dia.

Albert: Todo projeto costuma deixar uma lição para o público, e presumimos que também para aqueles que o desenvolvem. Que marca o Your Forma deixou na sua carreira, seja na sua arte ou na maneira como você aborda a apresentação de novas histórias?

Ozaki: Desta vez, eu queria retratar algo mais próximo da realidade. Em vez de focar em um mundo típico de ficção científica, eu estava mais interessado nos diferentes países envolvidos. Este projeto é sobre a Rússia, o Reino Unido, a França e outros países. 

Fiquei muito curioso sobre os pensamentos, culturas e costumes de pessoas de outros países que não o meu. No futuro, adoraria trabalhar em projetos envolvendo diferentes países e conduzir mais pesquisas. Acho que seria fascinante explorar e aprender mais sobre eles.

Albert: Por fim, você tem alguma mensagem para o público latino-americano que está lendo esta entrevista?

Ozaki: Este é um trabalho que explora um tema muito próximo da realidade. Apesar das diferenças entre os países, as conexões humanas e a sensação de distância são extremamente importantes. Espero que ao assistir, todos possam refletir sobre esses aspectos enquanto aproveitam o anime.

Your Forma é exibido em simultâneo pelo Anime Onegai, com áudio original e legendas em português.