
O setor de animação no Brasil vem crescendo bastante nos últimos anos, com diversas produções chegando ao mainstream como Irmão do Jorel; Acorda, Carlo; Historietas Assombradas para Crianças Malcriadas; Astronauta e o clássico Turma da Mônica.
Com isso, novos rostos acabam surgindo e, aos poucos, vão conquistando um espaço nesta indústria em ascensão. Um destes chama-se Ruan Pablo, um jovem de apenas 13 anos e criador da web série Lili e Lilão — uma série animada infantil e familiar que consegue conquistar com suas tramas simples mas divertidas.
Natural de Mossoró, Rio Grande do Norte, neste ano de 2025 ele conquistou um grande feito: sua série foi a vencedora na categoria de Melhor Animação do Television Feedback Screenplay & Web Series Festival, do Canadá.

Os personagens principais foram baseados em seus dois passarinhos e vivem no bairro fictício de Barrinha dos Periquitos. Os episódios mostram os irmãos entrando em confusões diversas e precisando se utilizar do bom humor e criatividade para resolverem as encrencas que se metem.
Além de estar disponível no YouTube, Lili e Lilão é exibido para o estado do Rio Grande do Norte na TV Litoral RN, uma emissora independente, e que está em negociações com um canal internacional — cujo nome não foi revelado.
A seguir, confira minha conversa com este jovem talentoso sobre o apoio que vem recebendo e o sonho que possui para sua produção:
Diego (ANMTV): Você teve a ideia da série aos 9 anos. Com qual idade o desenvolvimento começou para valer? Seus pais sempre te apoiaram?
Ruan Pablo: Comecei a desenvolver a série aos 10 anos. Meus pais sempre me apoiaram e acreditaram na ideia.
Diego (ANMTV): De início, achei que Lili e Lilão fosse uma animação pré-escolar, mas é algo familiar mesmo. Algumas piadas são bem interessantes. Você se inspirou em alguma série na hora da criação?
Ruan Pablo: Sim. Me inspirei em Turma da Mônica, (O Incrível Mundo de) Gumball; Irmão do Jorel e outras animações que marcaram minha infância.
Diego (ANMTV): É uma grande representatividade esta ser uma animação criada aqui na Região Nordeste. Você recebe apoio dos artistas/setores locais?
Ruan Pablo: Recebo apoio moral de artistas locais, como meu amigo Klaus Victor, e isso me incentiva bastante.
Diego (ANMTV): Ter vencido a categoria Melhor Animação no Television Feedback Screenplay & Web Series Festival deve ter emocionante! Você se surpreendeu? Chegou a ir ao evento?
Ruan Pablo: Fiquei muito surpreso e até me emocionei com o prêmio. Não cheguei a ir porque o festival é totalmente online.
Diego (ANMTV): Ter ganhado a categoria foi o que chamou a atenção do canal infantil que você está negociando para exibição internacional? Pode falar mais um pouco sobre?
Ruan Pablo: Sim, chamou atenção de um canal que na verdade não é infantil, mas que já exibiu animes, séries e desenhos animados. Por enquanto, ainda estou em conversa com eles, mas ainda não posso dar muito mais detalhes sobre.
Diego (ANMTV): Qual seu maior sonho para Lili e Lilão?
Ruan Pablo: Meu maior sonho é ver Lili e Lilão alcançando cada vez mais pessoas, no Brasil e de fora dele também. Quero que a série continue crescendo como uma animação independente e que abra caminhos para outras pessoas que também querem criar. Seria muito especial ver até onde a série pode chegar.
Caso tenha ficado curioso, assista a um episódio da série abaixo:
A equipe do ANMTV deseja sucesso ao Ruan e que sua animação alcance o reconhecimento que merece. Acesso a canais, redes sociais e informações adicionais estão disponíveis aqui.
Notícias relacionadas
ANMTV Entrevista: Erick Bougleux, dublador do Zanka em Gachiakuta
Gachiakuta é exibido todo domingo na Crunchyroll
ANMTV Entrevista: Gabriel Verta, dublador do Rudo em Gachiakuta
Gachiakuta é exibido todos os domingos na Crunchyroll

