
Em oportunidade concedida pela Play TV, o ANMTV realizou uma entrevista com Leonardo Zalcman, Vice-Presidente do maior canal brasileiro especializado em games, animes, música e cinema. Nesta conversa, buscamos esclarecimentos sobre a funcionalidade do canal atualmente e como andam as suas tratativas em relação da melhor entrega de conteúdos audiovisuais para o seu público. Confira:
Marcus Vinicius: Como a Play TV planeja engajar com o público nerd/geek atualmente?
Leonardo Zalcman: Esse é um assunto bem interessante, pois temos visto que o mercado tem mudado muito. O mercado está muito diferente do que era há 10 anos e hoje ele se encontra muito pulverizado. Antigamente tínhamos a TV aberta ou a TV por assinatura, e atualmente temos as plataformas digitais como TikTok, Instagram e demais redes.
A estratégia de engajamento que temos adotado a médio prazo é nos posicionarmos nos canais fast, estando presente nas TVs da Samsung, LG e demais, pois é uma coisa que está muito no nosso radar hoje por acreditarmos que será algo muito grande.
Na MPICOM (evento de conteúdo multimídia) foi pesquisado que o mercado brasileiro, que vem surpreendendo cada vez mais, já ultrapassou o Canadá em TVs Fast. Então essa é uma das coisas que imaginamos poder engajar com o público.
Algo que também temos discutido é de fazermos uma programação paralela dentro do nosso Canal do YouTube, até por conta que um dos nossos focos é poder democratizar o acesso ao conteúdo, sendo um canal que possa ter esse espaço para discussão da cultura geek, nerd, oriental e otaku. Pretendemos trazer influenciadores desse nicho para poderem discutirem livremente, como fizemos com a porta-voz do Anime Onegai. Queremos ser esse portal que leva representatividade com conteúdo de qualidade.
A TV por assinatura e a aberta não irão morrer nunca. Já estamos posicionados na parabólica, com estimativa de que até dezembro já chegaremos em 18 milhões de lares, sendo essa a nossa estratégia de alcance.
Marcus Vinicius: A Play TV considera a opinião de seu público para a aquisição de novos títulos animados?
Leonardo Zalcman: É até legal essa pergunta, porque escutamos muito o nosso público, sempre estando muito atento ao ex-Twitter e ao Instagram.
O real desafio é que sentimos que o atual mercado de licenciamento, por conta de experiências que não foram tão boas para as licenciadoras (como por exemplo a Viz Media), possui difícil negociação com os orientais. Acho que faz parte do processo e o mercado tem seus momentos. Também tem a questão do dólar contra o real está muito desvalorizado, considerando que a precificação dos animes é em dólar e uma compra pode não suprir nossa necessidade.
Então temos tentado sempre atender nosso público, mas temos dois fatores: as precificações estão mais altas do que no passado em razão das experiências negativas dos licenciadores anteriormente e a questão do tempo de negociação, pois os orientais têm um tempo diferente dos ocidentais para ganhar confiança e entender onde será inserido os conteúdos deles.
Tivemos um hiato de 3 anos e isso acaba gerando receio dos licenciadores. É um procedimento moroso que infelizmente não conseguimos atender o público na velocidade que se quer. Seria um sonho podermos fazer isso, mas infelizmente faz parte. Estamos sempre tentando mostrar para eles que a Play TV é a casa dos animes e colocaremos seus títulos em exibição no horário nobre.
Marcus Vinicius: Há planos para expandir a biblioteca de animes ou novidades que estão por vir na grade do canal?
Leonardo Zalcman: Há planos e temos negociações já avançadas. Adoraríamos compartilhar, mas é o que posso responder por agora.
Marcus Vinicius: Quais são as principais parcerias da Play TV com foco nos animes e desenhos?
Leonardo Zalcman: Hoje nossa principal parceira é o Anime Onegai e tem muitas outras que estamos em negociação para cá, além de algumas séries coreanas que estamos trazendo.
As negociações estão caminhando bem e achamos que podem engajar bastante com o público. A cultura coreana é algo que estamos tratando neste momento. Nossas negociações com as licenciadoras estão bastante avançadas.
Novos animes e novos doramas estão sendo encaminhados. Seguiremos nesses programas de linha.
Marcus Vinicius: E como funciona a parceria com o Anime Onegai?
Leonardo Zalcman: Eles são completamente maravilhosos e devemos exaltá-los muito. Desde o início eles foram grandes parceiros da Play, acreditaram no canal e compraram o projeto, disponibilizaram vários títulos. Eu tenho só elogios quanto ao Anime Onegai.
Em nossa parceria, eles possuem muita vontade em aumentar o número de inscritos no streaming lançado, então dentro desse plano começamos a produzir o programa Anime Onegai TV com exibições e comentários de seus animes no horário nobre.
Eles oferecem suas novidades no Brasil com valores diferenciados e isso tem nos ajudado bastante, sendo uma via de mão dupla. Muito do que fizemos até agora é para realmente dar visibilidade para a plataforma e consolidar essa parceria. Realmente eles vieram para somar no Brasil. Espero que tenham vida longa por aqui.
Marcus Vinicius: A Play TV pretende comparecer nos próximos eventos geeks ainda em 2024 e 2025?
Leonardo Zalcman: Sim! Estaremos presentes na CCXP através de influenciadores que já trabalharam com a gente, estaremos em um palco onde teremos alguma ação. Ano que vem com certeza estaremos na Gamescon e BGS também.
Mais uma vez, o ANMTV agradece pela oportunidade concedida pela Play TV e reafirma o seu compromisso com o canal na divulgação de suas novidades.
Notícias relacionadas
Não há notícias relacionadas.