ANMTV Entrevista: Gui Agustini, a voz original do Mancha Solar em X-Men ’97

Reprodução.

A Marvel Studios estreou recentemente a animação X-Men ’97 no Disney+. A série é a primeira do selo Marvel Animation e funciona como uma sequência direta da produção clássica dos X-Men transmitida originalmente na década de 1990.

Além dos heróis da antiga formação, temos alguns rostos novos: Bishop, que apareceu como um convidado especial na série antiga; Morfo que retornou à equipe e possui o poder de se transformar em qualquer herói ou vilão e que vem entregando muito fan service, e o surgimento de um personagem inédito na série: Mancha Solar, codinome do mutante brasileiro Roberto da Costa.

O Roberto possui como voz original Gui Agustini, ator; diretor e roteirista. Mostrando que é muito versátil, Gui também já foi um jogador profissional de tênis. O ator é diverso, assim como um verdadeiro membro dos X-Men, brasileiro – nascido em Campinas (SP) – ele possui uma mãe argentina e um pai peruano.

O artista esteve em produções como a série A Mulher do Viajante do Tempo (sendo dublê do protagonista) e do filme O Faixa Preta, ambos da HBO. Ele também já atuou na série The Glades da A&E, e em novelas teen da Nickelodeon América Latina como Grachi 2 e 11-11 Na Minha Quadra Nada Se Enquadra.

Este é o primeiro super-herói vivido pelo ator brasileiro, que reside em Los Angeles nos Estados Unidos, que teve a disponibilidade e simpatia de conversar com o ANMTV sobre este papel. Confira!

Diego (ANMTV): Primeiramente, obrigado por nos conceder esta entrevista, Gui, e parabéns pelo papel de Mancha Solar! Para iniciarmos, como foi o processo de escolha? Você passou por muitos testes antes de ser aceito?

Gui: Eu quem sou muito grato a vocês pelo espaço e oportunidade. Eu fiz 2 dois testes de voz no total: O primeiro em outubro de 2021, e o segundo em março de 2022 e acho que foi em maio de 2022 que recebi a notícia que me selecionaram e se eu aceitava a oferta pra ser a voz do Mancha Solar. Não pensei duas vezes né? Haha. Mas algo que gosto de deixar claro é que eu nunca soube que os testes que fiz eram pro X-Men ’97, e apesar deles terem o nome Roberto da Costa eu não sabia que era o Mancha Solar. Não o conheci por esse nome. Então foi uma surpresa muito grande quando recebi o e-mail que dizia: “Parabéns Gui, você vai ser um super-herói.” E ainda mais quando eu li, X-Men!

Diego (ANMTV): Você se inspirou em alguém para interpretar o jovem Roberto da Costa?

Gui: A verdade é que não. Como eu não sabia que era o Mancha Solar, e sim um novo personagem em um novo projeto de animação, eu fiz a minha interpretação dele baseada nas descrições do personagem e do texto. E ai quando comecei o processo de gravação eu confiei que os criadores e produtores da Marvel tinham respondido (de forma positiva) a voz que eu tinha feito no teste, então não precisei me inspirar em mais ninguém. Eu fui ver as cenas dos filmes e tal, porém foi mais pra lembrar como o Roberto aparecia nos projetos prévios.

Diego (ANMTV): Sei que você não pode falar spoilers, mas teve algum momento envolvendo o seu personagem nesta primeira temporada que você ficou muito empolgado?

Gui: Nossa, vários! Haha. A verdade é que eu estive empolgado desde o dia 1 até o último. Cada sessão trazia algo novo e diferente. As duas cenas com Jubileu, que (estão) no primeiro episódio que já está na plataforma da Disney, foram umas das minha preferidas. Ah, e também a com o Wolverine. Haha. Tem uma outra que ainda está por sair que também foi uma das minhas prediletas.

Diego (ANMTV): Esta é a primeira série sob o selo Marvel Animation, você sente que há alguma responsabilidade maior por conta disso?

Gui: Sim e não. Obviamente a repercussão e atenção que sabemos que um projeto da Marvel traz agrega um peso e, sim, esse senso de responsabilidade pelo fato de querermos que seja bem recebido pela visibilidade que vai ter. Mas ao mesmo tempo não, porque minha dedicação, paixão e comprometimento com cada oportunidade é sempre muito similar. Quero dar o meu melhor, seja em um projeto da Marvel (ou) seja em uma cena gravada com amigos pra praticar e ter mais material. A preparação difere sempre dependendo do projeto, personagem e do que é requerido – que são o que estão sob meu controle – o demais que vem depois não está.

Diego (ANMTV): O que você enxerga de igual e diferente entre esta nova animação e a clássica dos anos 90?

Gui: A diferença principal, na minha opinião, desta nova animação são os gráficos pelo avanço da tecnologia obviamente, mas também acho que esta nova versão toca assuntos ainda mais profundos e maduros que o da original. Porém, o que é o brilhante da nova série, continua sendo a nostalgia que foi criada através dos personagens que o mundo amou e ama. Além da quantidade alta e fantástica de momentos de ação.

Diego (ANMTV): Recentemente, foi informado que Beau DeMayo deixou de ser o showrunner da animação, como você e o restante da equipe lidaram com isso?

Gui: Foi uma grande surpresa que não estava esperando. Fiquei triste porque acredito que foi muito graças ao Beau que o personagem do Roberto existe nessa continuação da série, e também em grande parte por eu ter sido o selecionado. Mas não foi a primeira nem será a última vez que algo assim acontece. Infelizmente, não sei o que rolou realmente, os detalhes, mas me conforta saber que aparentemente foi algo que terminou com respeito e amigavelmente.

Diego (ANMTV): Você chegou a comentar num release que ficou 2 anos sem poder falar que foi aceito no papel, você teve alguma conversa direta com Kevin Feige sobre o projeto?

Gui: Não, ainda não tive a oportunidade de conhecer e conversar com o Kevin. Meu contato principal foi com o Beau, Jake Castorena e Meredith Layne.

Diego (ANMTV): Uma pergunta clássica, qual o seu X-Men favorito? Com exceção do Mancha rs.

Gui: Haha. Wolverine foi sempre meu favorito. Era o bonequinho de ação que mais curtia. Mas também sempre fui muito fã do Gambit.

Diego (ANMTV): Muito obrigado por nos conceder esta entrevista, Gui! Espero que a série alcance o sucesso que merece! Gostaria de fazer um pedido para os fãs acompanharem a série no Disney+?

Gui: Muito obrigado a você Diego e a toda equipe do Anime, Mangá e TV. Sim, àqueles que tem acompanhado a série e tem me apoiado nas redes sociais, minha gratidão profunda. E aos que não começaram ainda, espero que comecem. A série esta incrível e X-traordinaria. E não é a toa que bateu o recorde na história da Marvel como a série mais bem ranqueada no Rotten Tomatoes. Ainda seguimos com 100% de aprovação. Juntem os amigos, ou a família e não percam X-Men ’97. É realmente pra todas as idades!

Novamente, agradecemos ao Gui Agustini e à Nobre Assessoria, que foi a mediadora desta conversa. Lembrando que o ator é a voz original do Mancha Solar, ou seja, para ouvir o seu trabalho é necessário assistir a animação com áudio original e legendas em português. Ele não está presente na dublagem brasileira da série.

X-Men ’97 é exibido no Disney+, com um novo episódio estreando toda quarta-feira.