
Lançado em julho, a adaptação em anime do mangá Gachiakuta, de Kei Urana e Ando Hideyoshi, está conquistando uma excelente repercussão não só no Japão como em boa parte do mundo, no que incluí o Brasil. Do popular gênero shounen, a produção traz consigo um protagonista com potencial; técnicas interessantes e ótimas cenas de luta.
Aqui no Brasil, a dublagem em português ficou a cargo da Som de Vera Cruz, com direção de Rodrigo Antas e tradução por Gabriela Queiroz. O elenco é composto por um ótimo time de dubladores, tais como Léo Rabelo; Erick Bougleux; Ana Helena de Freitas e aquele que é o responsável por interpretar o herói principal, Rudo: Gabriel Verta.
E foi justamente com o Gabriel que tive o prazer de conversar sobre sua preparação para o personagem, expectativas para o futuro do anime e um pouco da popularidade do Rudo. Confira abaixo:
Diego (ANMTV): Bom dia, Gabriel!
Gabriel: Bom dia! Tudo Bem? ‘Prazerzão’ está aqui!
Diego (ANMTV): Tudo! Sou Diego, do ANMTV, e primeiramente gostaria de agradecer pela disponibilidade da entrevista!
Gabriel: Que isso, cara! Muito feliz de tá aqui! Tô animado pra entrevista!
Diego (ANMTV): Esse é o primeiro protagonista de um anime shounen que você está fazendo, o Rudo…
Gabriel: Isso, de shounen sim.
Diego (ANMTV): E eu queria saber se você sente algum peso nisso ou se está sendo um processo tranquilo?
Gabriel: Então, por ser um anime shounen e não só qualquer shounen, né? Um shounen que é conhecido, que as pessoas estavam animadas para que saísse a adaptação em anime, então tem uma responsabilidade em cima, né? Esse peso… mas pelo fato de entregar o que o público espera na interpretação, porque eu já conhecia a obra antes e eu sabia que o Rudo era um personagem muito complexo. Que tem várias camadas, tanto pelo fato dele ter perdido… ter tido vários traumas durante a história, quanto por ser um personagem muito fechado ao mesmo tempo e ter uma ingenuidade, de vez em quando, entendeu? Então, esse peso assim de poder trazer essa essência do Rudo de maneira assim… não perfeita, mas da melhor maneira possível. Que eu podia entregar, acho que essa foi a maior responsabilidade que eu tinha que trazer nessa dublagem. Esse peso que eu tinha mais ou menos, sabe?
Diego (ANMTV): Entendi, e falando justamente do Rudo, você acredita que ele pode vir a se tornar um protagonista popular que nem outros animes, igual ao Goku ou Seiya? Você acha que o Rudo pode chegar neste patamar?
Gabriel: Olha, tem chances, sabe? Porque é um personagem que assim, de protagonista de anime, é um personagem que se destoa um pouco do comum, né? Então acaba que ele se destaca em meio aos 50 que vem em um ano, sabe? Ele é um personagem que tem características de um secundário, digamos assim, um personagem que é fechado, que é agressivo mas – ao mesmo tempo – ele não é um personagem chato, sabe? É um personagem que tem tudo isso equilibrado e a gente consegue ter aquela simpatia, aquela emoção, aquela força, né? Igual um protagonista tem que ter, pra poder seguir a história bem, entendeu? Então, eu acho que tem muito potencial pra ser um dos grandes protagonistas dos próximos anos.

Diego (ANMTV): Você falou da simpatia, porque a história do Rudo é uma história trágica e Gachiakuta traz uns temas que são muito atuais, como a divisão de classes…
Gabriel: Sim.
Diego (ANMTV): Você tem os ricos, você tem aqueles pobres que vivem ali fora dos portões. Só que tem uma outra muito mais abaixo… e ai eu queria saber de você duas coisas: a primeira é como você vê esse tema sendo tratado em um anime shounen, que não é algo muito comum, e a segunda seria se você acha que esse tema pode trazer fãs fora do mundo otaku pra conhecer a série.
Gabriel: Boa pergunta, gostei desse, porque Gachiakuta – querendo ou não – é um anime que é diferente dos outros que vem lançando ultimamente. Não se passa no Japão. É um mundo distópico, que não é comum ver em shounen ultimamente, né? A maioria se passa no Japão atual e tal – os populares – e esse além de trazer isso, traz vários temas que são importantes no nosso cotidiano. Não só a questão da luta de classes, da divisão, como também questão de consumismo exacerbado pelo fato deles descartarem muito, essa questão do lixo de jogarem na ‘superfície’, que é essa classe… a pior de todas, que fica lá embaixo. Então, eu acho que esses temas, por serem temas atuais e importantes da gente debater e ver em outras produções audiovisuais, eu acho que já tá sendo uma produção que está chamando a atenção de um público fora do nicho de animes. Por que é uma crítica interessante, né? É uma coisa que tem de se levar em conta e se diferencia dos animes tradicionais, sabe? É uma história que poderia ser facilmente uma série de televisão, um filme, entendeu? Então, o pessoal só pela tema da história, eu acho que eles já se interessam. Eles batem o olho e falam “Opa! Esse aqui tem potencial, vou dar uma olhada! Vou dar uma assistida!”. Eu sinto isso.
Diego (ANMTV): Sim, e você acha que outros animes poderiam trazer esse tema também?
Gabriel: Olha, tem muito potencial. Com o tempo, né? Quem sabe, trazer outros temas dos dias atuais para serem debatidos. Tem chance. Tem bastante chance. Vamos ver o que vai acontecer no futuro, né? Vamos ver quais animes vão trazer estes temas.
Diego (ANMTV): Por falar em futuro, você acredita que a série vai ser renovada para uma segunda temporada?
Gabriel: Olha, eu não acho. Eu tenho certeza, cara! O anime está tendo uma recepção muito boa, muito calorosa. Por vários quesitos e vamos ser sinceros? O anime é sensacional, não só pela história. Os traços, a dublagem. A dublagem eu não vou falar porque eu sou suspeito, né? Tem muita coisa boa sim que, só por uma dessas questões, um destes quesitos de qualidade, já vale a pena assistir, entendeu? Então, eu acho que pela recepção e pelo fato também do anime conter 24 episódios, né? Vai até dezembro. Acho que tem muitas chances, pelo orçamento, pelo investimento que estão fazendo, tem muita chance de ter uma segunda temporada. E eu creio muito, eu espero muito!
Diego (ANMTV): Esperamos! Inclusive um filme também, né? Seria muito bem-vindo.
Gabriel: Quem sabe… Ia ser legal, ia ser legal.
Diego (ANMTV): Você espera que surja um longa ou aqueles filmes compilatórios que andam fazendo ultimamente?
Gabriel: É, então, estes filmes compilatórios que podem sair no cinema ou no streaming mesmo, acho que tem muitas chances, né? Porque no Japão, isso é muito popularizado. ‘Ah, antes de sair uma nova temporada ou um filme novo, faz uma versão compilatória da temporada anterior’. Acho que tem bastante chance de fazer um resumão da temporada em um filme. Tem bastante chance.
Diego (ANMTV): Você chegou a comentar também no início que já era um pouquinho familiarizado com a história. Você chegou a acompanhar o mangá ou pesquisar sobre o personagem antes de dublar ele?
Gabriel: É, então, não sei se pode mostrar isso aqui mas… tem tudo aqui já! (Ele pega um box com os mangás de Gachiakuta para mostrar).
Diego (ANMTV): UAU!
Gabriel: Acompanho há bastante já. Gosto muito. Não tem só esses, tem assim de vários animes. Eu já era apaixonado, não só em Gachiakuta, mas mangá no geral. Já acompanhava desde 2020, eu sou novo, então… 2020 tá um pouquinho longe já. Então, eu já tinha essa carga de conhecer a obra e de conhecer as obras de anime e de mangá no geral, então, já acompanhava.
Diego (ANMTV): Eu reparei também que você já fez algumas vozes adicionais em outros animes. Tem algum que você gostaria de atuar mais presencialmente? Fazer algum personagem maior?
Gabriel: Oh, tem um que eu sempre quis dublar. Que eu já tive a honra de participar que foi o Jujutsu Kaisen, que é um dos meus animes favoritos da vida! Assim, eu sou apaixonado, sou fissurado! Inclusive, tenho até um pôster aqui do filme, do (Jujutsu Kaisen) 0. Eu fiz a versão criança do Satoru Gojo, que é um dos meus personagens favoritos, então, eu já estou satisfeito! Já ganhei a vida! Então, eu tô ótimo!
Diego (ANMTV): Satoru Gojo é um ícone mesmo! Bem, chegamos ao fim! Você poderia mandar uma mensagem para o pessoal que acompanha o site e o anime também?
Gabriel: Claro! Então, pessoal, fica a dica ai! Gachiakuta está lançando todo domingo na Crunchyroll, dubladinho! Quero que vocês assistam, tá muito legal. Quero muito ver a reação de vocês, tem muito episódio maneiro que tá por vir também! E é isso gente, pessoal da ANMTV, da Cunchyroll, fica ai a recomendação e o convite pra assistir Gachiakuta. É isso!
Diego (ANMTV): Obrigado!
Gabriel: Obrigado, meu mano!
Novamente, agradeço ao Gabriel Verta pela conversa e a Crunchyroll por ter sido a responsável por nos contatar sobre a oportunidade.
Gachiakuta é exibido todos os domingos na Crunchyroll.
Notícias relacionadas
Gachiakuta: Crunchyroll disponibiliza primeiro episódio no YouTube
Anime é exibido todos os domingos na Crunchyroll

