Animes com cenas de desastre sofrem mudanças depois do terremoto

Diversos animes com temas ou cenas de desastres tiveram exibições suspensas na TV japonesa ou estão sofrendo edições, tudo por conta do terremoto que devastou parte do país no dia 11 de março.

Um deles é “Precure All-Stars DX3 Mirai ni Todoke! Sekai o Tsunagu Niji-Iro no Hana”, terceiro filme da franquia dirigido por Takashi Otsuka, que traz um crossover com os personagens das sagas do anime Pretty Cure (Precure). O longa teve as cenas com tsunamis modificadas, para evitar lembranças da recente catástrofe. O lançamento aconteceu ontem nos cinemas japoneses.

A TV Tokyo cancelou a exibição do especial de duas partes de Pokémon: Best Wishes!, que mostraria uma batalha entre a Equipe Rocket e a Equipe Plasma. Devido as cenas de prédios sendo destruídos e situações ligadas a radiação, a emissora decidiu não levá-lo ao ar, ao menos por enquanto.

O canal AT-X, anunciou que irá cancelar as reprises do décimo episódio da série Oniichan no Koto Nanka Zenzen Suki Janain Dakara ne—!! (Ochinko), a pedido do detentor dos diretos. Neste episódio, que foi exibido no dia 12 de março, uma cena mostrava os personagens sendo levados por uma onda gigante, durante o ocorrido, os canais de TV exibiam um gráfico de alerta de tsunamis em todos os programas. A série continuará sendo transmitida a partir do episódio 11, dia 25 de março.

E por último, o Animax anunciou que substituirá a reprise da série Tokyo Magnitude 8.0, por outra programação devido às circunstâncias. Ao invés de re-exibir o sétimo episódio (que conta uma história fictícia de um terremoto em Tóquio), entrará uma seleção com os melhores episódios de Lupin III e Kiteretsu Daihyakka.

No começo desta semana, o mangaka Tomonori Inoue disse no Twitter que iria a uma reunião com seu editor para discutir o futuro de seu mangá pós apocalíptico, intitulado Coppelion. Ele garantiu aos leitores que foram discutidas conscientemente, questões sobre a forma de publicação e distribuição de seu mangá no futuro, e não seu cancelamento (como muitos pensavam).

45 respostas para “Animes com cenas de desastre sofrem mudanças depois do terremoto”

  1. wesley lima disse:

    tudo bem que o desastre foi foda mas eu nunca pensei que os japoneses fossem fazer algo tão infaltil isto é coisa de ameiricano pow aff…desapontado mesmo.

    • Gabriel disse:

      vc acha infantil então pq não se coloca no lugar de quem passou por essa tragédia e depois se pergunta se isso é infanil

    • Sou disse:

      cara, tem muita gente em crise, criança orfã, pessoas q perderam td, os caras tem que se distrair, se ficar alembrando dessas coisas vão demorar para se recuperar. Se ficar passando essas coisas na TV o ibope cai e ninguém veria tv. é justo que a programação se ajuste aos problemas q o país tem. E tanto faz se vc está desapontado já que a programação foi feita para os japones.

    • anderson disse:

      tambem acho isso muito infantil
      mas fazer o q né

      • Kira Yamato disse:

        Infantil ? voces nao tem um pingo de consideração , voce encherga só a nossa situação que é fica sem vê esses detalhes dos animes , mas tenta enchergar a situação deles , se toca … as vezes isso pode até danificar a imagem do proprio anime que esta mostrando esses acontecimentos….

    • Pato Donald disse:

      Existem pessoas que realmente não conseguem enxergar nada além do próprio umbigo…

      E ainda querem falar de infantilidade.

    • Rennan disse:

      Eu concordo que isto é rídiculo, porque isto não vai ajudar em nada, isto não vai dfazer o povo do Japão se esquecer da tragédia. Ainda bem que a saga de Marineford no One Piece já acabou porque o Baba Branca tinha poder de terremoto e usou este poder pra fazer uma Tsunami!

    • Quem esta sendo infantil é vc ¬¬
      Os kra tão se F** la, muiotos orfão, familias inteiras mortas, muitos desaparecidos, imagina vc la nessa situação, a ultima coisa que vc ia querer ver era um anime com cenas de tsunami e de terremotos ¬¬
      Aff cada BAKA que aparece ¬¬

    • Ji-Chan disse:

      Wesley naum eh infantilidade, eh ki na verdade, dh um certo trauma dps ki se passa por uma coisas dessas de desastre e quase morte, quem perdeu familiares ou conhecidos vai ficar mtu sentido com isso… Aliás, qnd perdi meu avô ano passado assistir coisas sobre tragédias, morte ou cemitério (para todos nós, meu pai , minha irmã, minha mãe) era uma coisa meio que complicado, estavamos sensíveis para tudo aquilo ainda, falar sobre câncer incomodava mais ainda (ainda me incomoda este último só que pouco) É por isso que eles estão evitando isso, pelo menos por enquanto, pois isso é sério se vc naum sabia.

    • Enma Ai disse:

      Acho que pra eles todos os países podiam sofrer tsunami, terremoto etc, portanto que não mudassem nada nos animes… Aff só podia ser otaku. ¬¬

  2. Elias disse:

    Também não acho necessário tudo isso.

  3. YAMIBAKURA disse:

    estamos falando do japão lá eles controlam as pessoas pela mídia

  4. Acer disse:

    Hehe, que zica (por parte dos animes ,claro).

  5. Acho que estão querendo acabar mesmo com o mundo dos animes, se a censura continuar daqui a algum tempo só teremos coisas pra crianças.

    Desastre tem em todas as partes no mundo, vão censurar os jornais também?

    • rick disse:

      entaum faz o seguinte
      perde sua familia inteira em um desastre
      duvido vc assistir alguma coisa sobre desastre
      respeita as pessoas q perderam entes queridos po
      fez muito bem a tv japonesa
      devemos respeitar a perda de muitas pessoas

  6. Bruno disse:

    mas tipo foi uma coisa q balançou com o país e o mundo, muitas fampilias perdidas e tal, se essas cenas fossem exibidas poderiam causar uma polêmica (típica dos americanos) e as redes iam se queimar

  7. Dan Davi disse:

    Tem gente achando infantil, mas lembro de quando teve o desastre de 11 de setembro nos EUA, tudo sendo adiado, modificado, pra não mostrar.
    Lembro que toda a divulgação de “Spider-Man” teve que ser refeita porque o WTC aparecia no reflexo da máscara dele.
    É normal nós acharmos isso, porque além de não termos desastres dessa magnute, também não temos tantas produções originais que retratem o que aconteça. Ou vocês viram o desastre de Nova Friburgo em alguma novela da Globo?!
    Façam o favor de pensarem só mais um pouquinho antes de saírem falando merda,

    • AnimaGames disse:

      Realmente,recordo que em uma das enchentes do Rio de Janeiro coincidiu com uma enchente da novela da globo, e por isso ela foi adiantariam a novela e a mesma não teve festa de lançamento

  8. […] fonte da notícia Animes com cenas de desastre sofrem mudanças depois do terremoto é o site Anime, Mangá e TV – […]

  9. roy mustang disse:

    E ninguem sabe por que a Equipe Rocket
    voltou aos antigos uniformes,pois a explicacao
    estava nos episodios banidos…

  10. Diego disse:

    É incrível como tem gente se descabelando por causa de adiamento ou modificação de algumas cenas, parem de pensar um pouco em animes e pensem que inúmeras pessoas morreram!
    Eles estão certíssimos em não exibir os episódios, vocês acham mesmo que se o Brasil fosse atingido por uma onda gigante vocês estariam preocupados com desenho animado? Acordem pra vida!
    Sou fã de Pokémon, estou super ansioso para ver os episódios “Equipe Rocket X Equipe Plasma”, mas entendo que a decisão tomada pela TV Tokyo!
    Tenham respeito às vítimas de uma das maiores catástrofes da humanidade.

  11. Dri disse:

    Que coisa… até pokémon foi cancelado! O negócio tá feio por lá, hein!

  12. Thiago Silva. disse:

    Eu estava louco pra assistir os dois episódios da Team Rocket VS Team Plasma , mas entendo o fato deles terem adiado a exibição desses episódios , achei essa atitute correta. O BW! 26 também foi adiado pois tem ligações com os BW! 23 e 24.
    Por exemplo , no BW! 25 , o Sewaddle do Satoshi evoluiu , o ruim vai ser se nos próximos episódios ocorrerem evoluções ou capturas e depois exibirem os episódios adiados , vai ficar meio sem lógica , espero que não tenham que adiar mais nenhum episódio e que eles dão algum jeito pra que se caso isso aconteça não ficar estranho. Mas não deixo de concordar com o fato deles terem adiado. (:

    • João Gabriel disse:

      Não necessariamente pode-se mudar o roteiro e quem gosta de anime sabe que o enredo e muito parecido com os filmes me geral holywoodianos.Quem faz anime do manga ou baseado em jogos tem livre linçensa criativa.Na minha opinião umas das cracteristicas ate mesmo dos filmes,animes e mangas e começar o enredo no momento atual e depois mostrar o pq aquele persoangem chegou aquela situação,se e que vcs me entenderam ne?

  13. yusei disse:

    Cara a saga atual de one piece escapo de uma boa agora (pra quem viu sabe do que to falando…).

    Ufa ._.

  14. Concordo com muitos o pais soreu uma tratégida nao podem ir com uma cara de pau e botar essas cena,para quem fala que isso é “infantil´´ nao tem alma pois eles perderam tudo e ainda tem gente que pença:“O que sera dos animes?´´ Os animes é de menos larguem de serem infantis,animes marcou a infancia de muitos,mas agora é hora de pençar nos japoneses que estao perdendo ela

  15. Pessoal tava pesquizando aqui no site e encontrei esse site.Parabens pelo otimo trabalho que vcs veem fazendo sou fa de manga e entrei no Kumon so para aprender japones e olha que tenho 22 anos.Uma coisa que vcs tem que se perguntar e o seguinte e a lei de tokyo?Sera que a assembleia com sua lei que foi a provada recentemente nao esta vetando?Ou vocês esqueceram que aquele politico falso moralista que chamou a gente de raça inferioor, APROVOU UMA LEI RIDICULA?Parem para pensar almenos uma vez caranba!Maioria das tvs que passam anime sao por assinatura e ficam em Tokyo niguem atentou para isso.O que ao meu ver e uma hipocresia porque Tokyo fiocu intacta emquanto cidades do interior foram abaladas com tremores e foram arrasadas.Todos nos sabemos que muito anime so passa nas grandes capitas.O propio autor do manga Bleach (quem acompanha o manga sabe que eu estou falando),narrou uma situação dizendo o seguinte:”…..estou tão faliz! meu manga agora vai passar na tv….pena que a mamãe nao vai ver porque nao passa em (nao me recordo o nome da cidadeque ele citou),ou estou errado?Obrigado por lerem é bom saber que tem outros intusiastas de animes nesse pais porque as imissoras brasileiras deixam muito a desejar.

    • continuando disse:

      obs:quantos aos mangas e compreensivel que parem de publicar por um tempo (as revistas tambem) visto que raramente uma pessoa ver uma banca de jornal nas ruas,a maioria das lojas que vendem literatura jornalisticas são cyber cafes diferentemente do brasil.E as lojas todas estaão fechadas coisas que nao vemos com as emissoras de tv.

    • Nekomimi disse:

      Falando no Ishihara, soube da última? Ele andou abrindo a boca suja dele de novo para falar besteira. Ao invés de ficar calado, em respeito às vítimas do terremoto e do tsunami, ele afirmou que o desastre que aconteceu foi uma “punição divina” contra o povo japonês, por serem “gananciosos”. Como podem ver no link abaixo:
      http://www.sankakucomplex.com/2011/03/14/ishihara-quake-is-divine-retribution-against-japan/
      O pior é que ele não foi o único a falar besteira. Outro que faz coro com ele é o líder da organização ecoterrorista Sea Shephard, Paul Watson, como podem conferir no link abaixo:
      http://www.sankakucomplex.com/2011/03/14/sea-shepherd-quake-is-divine-retribution-against-japan/
      Queria ver eles dizendo isso diante das vítimas, a maioria pequenos agricultores e pescadores artesanais., sem falar das crianças, jovens e idosos que perderam familiares, amigos e parentes. Vocês não acham isso uma tremenda pisada de bola por parte dos dois, uma completa falta de simancol? Não dá vontade de jogá-los dentro de algum daqueles reatores nucleares em Fukushima, só para que eles experimentem a “punição divina” em forma de radiação?
      E ainda por cima, o infame prefeito de Tóquio veio à midia, na maior cara de pau, se desculpar pelo que havia dito. Veja a matéria no link abaixo:
      http://www.sankakucomplex.com/2011/03/15/ishihara-sorry-for-saying-quake-victims-deserved-it/
      Agora é tarde!
      Depois de dizer aquela besteira, vir a público para pedir desculpas e achar que tudo fica por isso mesmo é muito pouco.
      Se tivesse um pouco de vergonha naquela cara de maracujá enrugado, ele deveria cometer o “seppuku”(haraquiri) ou enforcar-se com a própria gravata. Só assim ele se livraria da imensa mancha em sua reputação (se bem que, nesse caso, nem isso seria suficiente).
      Pior do que isso, é aquele vídeo abominável que foi postado no Youtube, não sei se vocês já viram.
      http://www.sankakucomplex.com/2011/03/16/rejoice-god-answered-our-prayers-by-killing-japanese/
      Sem dúvida, existem certas pessoas que deveriam ter seus nomes escritos no “Death Note” de algum shinigami (ou do Kira), pelo visto.

  16. Leonardo disse:

    WOW caramba mas ta certo pelo menos por enquanto

  17. alexHarima10 disse:

    aff isso é por respeito aos que morreram? ou oque alguem pode me explicar?

  18. informativonb disse:

    Nossa que paranóia, nada haver. É incrível como muito gostam de misturar realidade com ficção.

  19. Raphael Melo disse:

    Quero ver o que vão fazer com o anime de Deadman Wonderland. O enredo gira em torno de um terremoto colossal…

  20. Augusto disse:

    Normal.

    Os EUA fizeram o mesmo com episódios do Pokemon que lembravam o atentado de 11/09. Acho aceitável isso desde que não seja por muitos meses

  21. Ajude o Japão disse:

    olha só, um monte de pessoas aki reclamando que estão adiando os animes, só tenho uma coisa a dizer, se coloque no lugar dos japoneses, eles perderam tudo, familiares e amigos, e você acha que eles iriam querer assistir animes? NÃO!!! Diferente de vocês a vida deles não é só animes, eu particulamente gosto muito de animes, mas eu acho que eles estão certos em editarem ou cortarem!

  22. MC disse:

    Quem diz que é coisa infantil, deveria assitir um pouco menos animes e desenhos e ver um pouco mais canais de notícias, não mata ninguém assistir de vez em quando Globo News, BandNews, CNN ou seja que for.

    Já passam de 8 mil mortos confirmados, com perspectiva de mais de 20 mil, dezenas de cidades totalmente destruídas, falta de alimentos, água, energia, gasolina, e ainda tem o perigo da radiação nuclear, isto é pouco para vocês?

    Eu tenho parentes e amigos no Japão, e eles estão muito preocupados com essa situação, o perigo é real, muitos de vocês, pensem antes de falar asneiras. tem gente que pensa “estou pouco se lixando para as pessoas que perderam tudo, se tiver meu anime em dia está tudo bem”.

    • あな disse:

      Concordo com vc. Perdi amigos que moravam no Japão. Não gostaria de ouvir mais historias como essa por um bom tempo.
      O Japão já viu muito desastre, está estampado em seus rostos, não precisa passar mas nada para eles verem o que aconteceu.

  23. Insecto disse:

    Será que ninguém tem o Dom da sensibilidade?!

  24. rodrigo disse:

    Sim ta certo,ai se seu irmão tive-se levado um tiro aqui no Brasil e vc estive-sse vendo um programa q vc gosta e acompanha retrando basicamente o q aconteceu com seu irmão…
    Vc não iria lembrar dos dias cinzas q vc viveu?Essa ferida nunca se cicatriza,eu falo por experiencia,pois meu Pai morreu de um jeito q ja vi outros na tv ou vida real morrerem e quando passa isso me vem a cabeça todos os dias cinzentos e o luto!Detalhe faz 6 anos q ele morreu!Imagine ele q são recente!Pronto falei do Brasil,qual é sua desculpinha agora pra dizer q é infantil,Vc q naum sabe o q é a dor pensa q é facil lidar com ela!Vai crescer garotinho!

  25. pablo disse:

    olha eu não vejo motivos para cancelarem suas exibições e editarem coisas que tenham a ver com tsunami e terremoto, isso não vai mudar o que aconteceu… e isso é só um filme e um anime… é como violencia no Rio de Janeiro… aparecem muitos filmes aparecendo traficantes e tudo mais e nem por isso são censurados… pq nao eh um filme q vai mudar o que aconteceu ou deixar de ver uma cena que vai fazer a dor dessa gente ficar mais amena….

    • Nekomimi disse:

      Pode ser que a dor deles não fique menos amena (amenizar a dor é algo que só o tempo poderá fazer), se a TV não exibir tais cenas, mas certamente (em se tratando do povo japonês, pelo menos) a exibição de tais cenas só serviria para reavivar ou até mesmo aumentar o trauma deles.

  26. joe disse:

    concordo com isso
    as pessoas de la do japão perderam familias em terremotos e tsunamis
    se elas ficarem assistindo coisas referentes ao desastre ninguem vai conseguir superar essa perda e tambem por que a audiencia cai
    essas pessoas que comentam falando que eh ridiculo eh por que são egoistas
    e soh pensam nelas,claro que não vai mudar se elas assistirem mas tambem não vao ficar assistindo essas cenas pra piorar a situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.