Animax Espanha retira live actions e volta a apostar nos animes

animaxA Sony parece ter se arrependido das decisões que tomou nos últimos anos em relação a marca Animax no mundo. Depois de voltar atrás na Ásia, onde o canal voltou a sua antiga proposta (24h de anime) e ficou ainda mais alinhado a matriz japonesa, a mesma situação está para acontecer na Europa, mais especificamente na Espanha.

A partir do dia 1º de março, o Animax espanhol voltará a dedicar sua programação aos animes, e todos os live actions serão retirados da grade a partir desta data. A notícia deveria ser vista como motivo de alegria, mas não é assim que está sendo encarada pelos espanhóis, e talvez até com certa razão. Os animes não passam de reprises (Trigun, Yakitate!! Japan,  Excel Saga e Kochikame) e a parte mais curiosa é que o canal vai exibir essa espécie de minibloco de segunda a domingo, ou seja, todos os dias terão episódios repetidos à exaustão de cada uma das séries citadas.

A “nova programação” vai ser levada ao ar até o mês de maio e, após isso, não se sabe qual será o destino definitivo do Animax. Essa estranha decisão da Sony pode ter sido inspirada pelo que foi feito na Ásia e manter uma grade repetida deve ser apenas um teste para medir a reação do público e tentar salvar o canal. Pela pequena quantidade de opções, nota-se que os direitos de exibição de quase todos os animes exibidos pelo Animax espanhol já expiraram. Não se se sabe o logotipo será alterado, mas tudo parece indicar que isso não deve acontecer.

Assim como ocorreu na América Latina, a filial espanhola do Animax foi uma das vítimas do rebranding imposto pela Sony: a marca mudou, a programação também. Live actions e programas de origem duvidosa surgiram na programação, e poucos animes sobreviveram. Passado algum tempo, o canal foi extinto por aqui e e em parte da Europa onde e deu lugar a versões alternativas dos canais Sony e AXN (Sony Spin, AXN White), no entanto, o Animax Espanha conseguiu milagrosamente escapar e continuou existindo assim como as filiais da Alemanha, Romênia, Eslováquia, Hungria e República Tcheca.

Sorte? Nem tanto. O destino do Animax espanhol havia sido selado e a Sony pretendia transformá-lo no AXN Black, mas isso há quase dois anos atrás. Por algum motivo desconhecido, essa extinção não aconteceu, e nem mesmo o fato do canal ter sido retirado muitas operadoras e ficando restrito somente a duas, não foi suficiente para acabar com a marca.

Se as coisas derem certo na Espanha, é possível que o próximo alvo seja a Alemanha, país onde o canal ainda exibe animes inéditos que dividem a programação com live actions. Este é o segundo caso em que a Sony resolve voltar atrás e tenta apostar novamente no potencial do Animax. A Ásia foi o primeiro, mas por lá as mudanças não foram tão graves e tudo foi muito mais fácil de consertar.

Será que no Ocidente também vai ser assim? A Sony poderia surpreender e trazer novamente o Animax para América Latina? Deixe sua opinião sobre o assunto.