Animaniacs: Cartoon Network censura cenas do reboot

Reprodução.

Como é sabido pelos nossos estimados leitores, um traço distintivo da atual administração do Cartoon Network Latin America, liderada por Pablo Zuccarino, é a aplicação de medidas de censura e cortes no conteúdo transmitido em sua programação. Isso inclui desde animes que são exibidos (independentemente de terem ou não sido censurados em sua origem) até filmes apresentados no bloco Cine Cartoon, além das produções originais do Cartoon Network Studios e da Warner Bros. Animation.

O reboot da série original Animaniacs (2020), que estreou oficialmente no canal na segunda-feira (8) também não escapou dos cortes realizados pela emissora para adequar seu conteúdo ao público-alvo atual.

Logo em sua estreia oficial, durante a exibição do esquete de Pinky e Cérebro intitulado Mice and Memes, correspondente ao episódio 1, uma cena em que Pinky tira seu roupão enquanto fala com Cérebro foi censurada. Esta censura foi relatada por um fã da franquia em sua conta no Twitter, que comparou a cena original com a versão editada pelo Cartoon Network.

Além disso, durante a exibição do desenho correspondente ao episódio 2, intitulado Warner Unleashed, parte da cena em que Odisseu é esfregado no corpo de Ciclope Trump foi censurada, assim como a parte em que ele se desculpa com Yakko, Wakko e Dot enquanto está sob os mamilos dela foi cortada.

Essa censura não se limita apenas aos cortes em cenas específicas, mas também chegou ao ponto de pular episódios inteiros. Por essa razão, o canal decidiu omitir os episódios 8 e 10 da primeira temporada.

A partir do episódio 8, o motivo da remoção se deu pelo sketch intitulado Quem comeu as rosquinhas?, no qual é mostrada uma cena em que Yakko e Dot estão namorando morcegos (um homem e uma mulher). Isso levou o público a “interpretar” que tanto Yakko quanto Dot eram bissexuais, devido à posição em que foram colocados na mesa.

Por outro lado, o décimo episódio foi removido devido à inclusão do esquete Animanyet. Esse esquete faz uma referência à Venezuela, satirizando a situação político-econômica do país, o que foi uma das razões pela qual o episódio foi completamente omitido. Curiosamente, essa medida foi aplicada em todos os feeds, e não apenas no feed colombiano, onde a série é transmitida posteriormente e cujo sinal chega à Venezuela.

Além da piada mencionada anteriormente, também há uma brincadeira em relação à Ucrânia fazendo parte da Federação Russa, embora seja importante observar que esse episódio foi produzido antes do conflito entre os dois países. Na segunda temporada, há mais brincadeiras envolvendo o presidente venezuelano, a ponto de essas piadas terem sido suavizadas na dublagem em espanhol latino para evitar controvérsias, pois é o país onde a série é dublada. Portanto, não se sabe se o canal fará cortes nessas cenas ou censurará os episódios que contêm essas piadas.

Os esquetes da segunda temporada que incluem a presença de Maduro, Vladimir Putin e Kim Jong-Un são: The Pinktator (EP5); Mouse Congeniality (EP6) e uma breve participação especial em Happy Narfday (EP7).

Animaniacs é exibido toda segunda-feira no Cartoon Network e também encontra-se disponível no HBO Max.