Animações nacionais: mercado recebe grandes investimentos

animações nacionaisO mercado de animações continua em ritmo acelerado de crescimento no Brasil. 39% das verbas destinadas a projetos para TV do FSA (Fundo Setorial do Audiovisual), controlado pela Ancine, foram para o desenvolvimento de séries animadas, algo que vem acontecendo desde 2008 até junho deste ano.

Segundo nota publicada pelo jornal Folha de São Paulo, de um total de R$ 79 milhões para programas de TV, cerca de R$ 30,6 milhões é destinado ao mercado de animação. Dos 83 projetos selecionados para receber o dinheiro, 29 deles eram animados. Já os longas de animação abocanharam R$ 26 milhões do FSA.

É cada vez maior a procura dos canais fechados por projetos de animação, não apenas por causa da lei de cotas nacionais na TV paga, mas também pela audiência e sucesso que as séries brasileiras vem fazendo ultimamente. Um exemplo disso é o Cartoon Network que vem conseguindo uma boa audiência graças a exibição das séries brasileiras, como a Turma da Mônica com a comemoração de seus 50 anos. O Discovery Kdis também foi um dos pioneiros a dar espaço a produções nacionais (Peixonauta), o mesmo pode se dizer do Gloob que vai lançar Osmar, a Primeira Fatia do Pão de Forma.

Além disso, é possível encontrar produções de boa qualidade, algumas delas até feitas em parceria com estúdios do Canadá, e já exibidas em outros países. É notável destacar o elogio de pessoas de outras partes do mundo as animações que estão sendo feitas no Brasil. O crescimento deste setor é uma vitória daqueles que trabalham com animação.

Agora, resta esperar que as séries produzidas aqui comecem a investir em temas que sejam do agrado de todos os públicos e não apenas se voltar para uma determinada faixa etária ou educativas. Os brasileiros tem potencial para desenvolver tanto séries de ação, aventura ou de comédia. Se tais ideias forem bem exploradas, o país poderá finalmente entrar a para a lista de países que já se tornaram referência em animação como o Canadá, França e outros.