Análise: War Robots: Frontiers – uma arena de robôs gigantes

Reprodução.

Certa vez, quando criança, fui em um shopping com minha família comprar um presente de natal e, em uma loja de informática, fiquei fascinado por um jogo chamado Heavy Gear 2, cujo visual lembrava muito os robôs de Gundam Wing que tinha acabado de acompanhar no Cartoon Network, comprei, instalei e… Não funcionou.

Fiquei triste e joguei um jogo muito parecido, Mechwarrior, para compensar e com o tempo fui gostando e procurando games no estilo mecha com visão em primeira pessoa, como se estivesse pilotando um robô gigante. Infelizmente, esse tipo de gênero é um tanto quanto raro, apenas um ou outro é lançado e muitas vezes o que aparece é um título online.

MY.GAMES / Divulgação


War Robots: Frontiers é mais um variante de jogos de mecha multiplayer online, feito para jogar com amigos ou com pessoas de várias partes do mundo. O objetivo é derrotar o time adversário em uma arena JvJ ou ‘mata-mata’, em que você controla um piloto enviado para Wild Ten, um sistema planetário recém-descoberto para conquistar um planetoide congelado, cheio de minas profundas.

Iniciando a aventura, somos apresentados a um modo de treino em single-player, com um tutorial de diferentes funções que nos são orientados a fazer em seu mecha, depois existe um treinamento grupal, para mostrar o quanto você está preparado para então se aventurar no modo multiplayer que é praticamente um sistema Team Deathmatch. Fica mais divertido e interessante jogar com amigos no seu time, pois fica muito mais estratégico e mais fácil derrotar o time adversário. Sozinho, as chances de se frustrar são enormes.

A gameplay, tem-se uma visão em terceira pessoa, com um modo de mira tático, para facilitar o seu combate. O robô que controlamos nos apresenta a quantidade de munição e, no visor lateral, temos a condição do seu mecha. Se perdemos a perna, ficamos incapazes de mover, sendo alvo fácil do adversário. Se destruírem o braço, fica completamente vulnerável. Por isso, seja bem cauteloso para conseguir vencer essa disputa.

MY.GAMES / Divulgação

O ponto mais alto do jogo é sem dúvidas o sistema de customização de mecha, existem peças que podem encaixar para deixar seu robô mais forte, mais rápido, mais resistente ou com armamento pesado para destruir todos os mechas do seu caminho, entretanto ainda pode customizar para deixar seu robô gigante ainda mais bonito e atrativo.

Para deixar como uma reflexão, seria interessante que as desenvolvedoras produzissem um game de tiro em primeira pessoa de mechas como single-player. Embora ainda existam títulos como Mechwarrior 5 Mercenaries e Titanfall 2, temos uma carência muito forte por jogos neste estilo. No fim, War Robots Frontiers só vai ser mais um game feito para amantes de jogos JvJ online.

Nota: 8/10.

*Review feito a partir de uma cópia de War Robots: Frontiers, enviada pela MY.GAMES.

War Robots: Frontiers foi lançado em 4 de março e está disponível para PlayStation 5 e 4, Xbox Series S, Xbox One e PC (através da Steam).

*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV*