Análise: Triangle Strategy – O poder da convicção

Square Enix / Reprodução

Triangle Strategy é o novo jogo da Square Enix com parceria com a Artdink nos moldes de Octopath Traveler. O título se trata de um RPG tático de estratégia no sistema de turnos e foi lançado no início deste ano para Nintendo Switch, tendo chegado ao PC via Steam no mês passado, e infelizmente não conta com localização em português, ou seja, sem legendas ou dublagem.

História

No universo de Triangle Strategy existem 3 nações vizinhas que vivem em paz momentânea após tempos em guerra, são eles o Reino de Glenbrook, tendo a casa Glenbrook e a Wolffort como seus pilhares, a nação de Aesfrost, com Gustadolph Aesfrost como seu líder e o Holy State of Hyzante, comandado pelos Saintly Seven e o Hierofante, onde as pessoas vivem em igualdade, ou é o que dizem.

O jogo segue Lord Serenoa da Casa Wolffort, a segunda em comando no reino de Glenbrook, enquanto o mesmo está em preparativos para seu casamento com Lady Frederica, meia irmã do Arqueduque de Aesfrost.

Durante a preparação para a cerimônia, o jovem acaba se tornando o líder da sua casa, após seu pai e herói de guerra Lord Symon abdicar da posição devido a idade e problemas de saúde. Com isso o agora novo comandante da casa recebe alguns itens passados para seu posto e deve conhecer mais sobre os reinos vizinhos e aliados.

Jogabilidade

Triangle Strategy se trata de um RPG tático em turnos, onde o jogador deve montar uma equipe para enfrentar os inimigos. Antes de cada batalha você recebe seus objetivos na batalha e pode montar sua equipe como desejar de acordo com o que você tem, o jogo possui vários personagens que vão se juntando a sua equipe ao decorrer do seu desenvolvimento. Como um Rpg tático, a escolha da equipe e o posicionamento dos personagens é muito importante, pois cada um possui uma classe e ataques diferentes, além de um alcance e mobilidade.

Em cada turno, todos os personagens, tanto os seus quanto do seu inimigo terão e poderão realizar duas ações, sendo elas uma de movimento e uma de comando, esta que pode ser quanto um ataque, tanto o uso de um item. A ordem dos turnos é determinada pela velocidade de cada personagem, sendo assim podendo alternar as ações entre seu grupo e o grupo oponente. Alguns desses conceitos são muito comuns a jogadores de RPG. O título possui uma jogabilidade bem complexa, podendo uma batalha durar mais de hora e não sendo um jogo tão fácil e principalmente rápido de se zerar, durante o jogo você pode treinar novas estratégias e estilos de combate no acampamento, além de melhorar seus personagens e equipamento. Existem diversas condições especiais, sejam positivas quanto negativas, como por exemplo cegueira, fúria, envenenamento, queimado, entre outros, diversos mesmo, uma grande gama que traz uma complexidade maior ao jogo.

Porém o jogo não se trata apenas do combate, havendo também uma fase de exploração e de diálogo. Durante a exploração você pode entrar nas casas e outros locais da área e coletar itens ou dinheiro, que podem vir a ser muito úteis, além de conversar com os personagens ali presentes. Também existem os diálogos entre os capítulos, as side histórias e as histórias dos personagens para conseguir novos aliados ou conhecer melhor aqueles que você já possui.

Durante as conversas você sempre terá mais de uma escolha, normalmente sendo 3 as escolhas, e cada uma mudará a convicção de Serenoa e pode acarretar em algo diferente no futuro. Serenoa possui 3 convicções, liberade, moralidade e utilidade e cada uma das escolhas e fala nos diálogos fortalecerá uma destas. Existe também a fase de votação, onde você e o seu grupo escolhem democraticamente o que será feito, como por exemplo que caminho tomar, a que reino visitar e você pode persuadir seus aliados e tentar convencê-los através de sua convicção de escolherem a escolha que você deseja, já que, você mesmo não vota. Cada escolha interfere nas suas ações, missões, com o jogo tendo mais de um final

Considerações Finais

Triangle Strategy é incrível, as artes dos personagens são muito bonitas, as artes das localizações também estão bem legais. O mesmo te dá um nível de dificuldade bem alto se comparado ao nível escolhido, mesmo que você jogue no fácil, o jogo trará uma dificuldade maior do que normalmente esta dificuldade traz, assim em diante no normal e no difícil. Confesso que joguei o jogo no fácil e no normal, eu amo esse tipo de jogo mas estou meio enferrujado e tive sim dificuldades nos escolhidos.

O sistema de batalhas é muito bom e como já disse, bem complexo em todas suas nuances, mas eu acho que o ponto chave do jogo é a complexidade da sua história, o jogo é extremamente político e foca bastante nos diálogos, óbvio, você pode pulá-los e rushar o jogo, diminuindo o tempo. de gameplay mas eu não o recomendo fazer, você vai estar perdendo grande parte do entretenimento e da proposta do mesmo.

Eu mesmo acabei mudando minhas convicções de acordo com o decorrer do jogo, ou até mesmo em algum momento, através do diálogo e escolhas de outros personagens, mas a única coisa que não mudei é que a Anna é a melhor personagem, isso pode ser influenciado pelo fato que eu jogo de ladino, pode, mas não vem ao caso.

Por fim, Triangle Strategy é uma grande pedida e um título que deve ser jogado pelos fãs de RPG tático e jogos de estratégia e também é uma grande porta de entrada ou de retorno para novos jogadores ou antigos que querem voltar a jogar assim como eu, sendo bem completo, desde sua jogabilidade a história.

*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV*