Análise: Tony Hawk’s Pro Skater 3+4 – Uma coletânea imperfeita

Reprodução.

Durante a era 32 bits, um jogo imediatamente chamou muita atenção: Tony Hawk’s Pro Skater. Eu não me interessei muito, pois eu era o típico gamer que não curte jogos de esportes, meu negócio era mais jogos de tiro. Entretanto, meu irmão adorava e agora que chegou a compilação Tony Hawk’s Pro Skater 3+4 que reúne os dois jogos clássicos Tony Hawk’s Pro Skater 3 (2001) e Tony Hawk’s Pro Skater 4 (2002) remasterizados, resolvi experimentar e acabei surpreendido.

Activision / Divulgação

Uma coisa que me pegou de cara foi o modo de personalizar os personagens, ou melhor, os skatistas, além do próprio Tony Hawk, temos também personalidades muito conhecidas como a nossa conterrânea Rayssa Leal, além do Doom Slayer como skin para os fãs do clássico jogos de FPS. O usuário ainda pode, se quiser, criar seu próprio skatista, da forma como desejar, além de montar seu próprio skate.

O título foca em conseguir pontuações com manobras em um cronômetro, cada mapa tem objetivos de realizar saltos incríveis que muitas vezes parece impossíveis, eu mesmo tive muita dificuldade em realizar, por sorte o game oferece um tutorial para conseguir fazer os feitos sem problemas. Com o tempo você vai ficando craque no Tony Hawk’s Pro Skater.

Activision / Divulgação

Como não acompanhei os dois jogos clássicos, eu li que nem todos os cenários dos dois games bases estão disponíveis, o que pode desagradar aos veteranos que são fãs da franquia. Isso pode passar batido para os novos jogadores, a mim é uma coisa que me incomoda, porém, eu não sei como os apreciadores de Tony Hawk’s Pro Skater podem reagir.

A trilha sonora é um show à parte, música para todos os estilos. Dos roqueiros de plantão com Iron Maiden, Motorhead, Red Hot Chili Peppers, aos fãs de hip-hop com RUN-D.M.C, Denzel Curry, KRS-One e Gang Starr e de quem curte punk tem Sex Pistols, Gang of Four e Alice in Chains, além de muitas bandas.

Entretanto, ainda falando da trilha sonora. Um ponto negativo que descobri, enquanto pesquisava para escrever a análise, é que a trilha do Marcelo D2 que tinha sido anunciada para coletânea ficou de fora do game, o que é uma pena.

Activision / Divulgação

Para finalizar, Tony Hawk’s Pro Skater 3+4 também oferece um modo multiplayer online, para competir com seus amigos, coisa que era muito comum quando o pessoal jogava nas versões originais.

Enfim, Tony Hawk’s Pro Skater 3+4 pode ser um entretenimento adicional para os fãs da franquia, infelizmente ele não substitui os clássicos, se você ainda tem os dois games, guarde-os. Para quem nunca jogou, dá uma experimentada para depois procurar os outros jogos da série Tony Hawk’s Pro Skater.

Tony Hawk’s Pro Skater 3+4 foi lançado no último dia 11 deste mês para Nintendo Switch 2, Xbox Series X, PlayStation 5 e PC (via Steam)

Nota: 7/10