Análise: The Legend of Tianding – arte, ludificação e preservação da memória

Reprodução.

A Creative Games & Computer Graphics e Neon Doctrine publicaram em 2021 o jogo de beat ‘em up de plataforma de rolagem lateral The Legend of Tianding. O título apresenta uma arte cativante e uma ludificação que exalta a resistência de um povo por meio de seu representante: o personagem single player e herói taiwanês Liao Tianding (1883-1909), um exímio lutador de kung-fu que à sua maneira defendia a preservação de seus valores e identidade cultural enfrentando a alta sociedade em meio aos conflitos sino-japoneses que abalou Taiwan, situada em uma ilha.

Segundo os desenvolvedores do jogo:

O protagonista do nosso jogo é o personagem mais controverso da era da colonização japonesa.
Ele era um criminoso, mas também era um Robin Hood. Suas histórias heroicas se tornaram contos populares famosos que circularam por todos os cantos de Taiwan. Aumentamos a autenticidade desse jogo ao examinar os muitos fatos históricos e lendas sobre Liao Tainding. Queremos que os nossos jogadores personifiquem o Liao no jogo enquanto caminham por lugares e eventos que realmente fizeram história.

Creative Games & Computer Graphics / Neon Doctrine

Em meio à bottons e uma revista de manhua (história em quadrinho taiwanês, cuja pronúncia soa quase como se dissesse mangá) que influenciam toda a estética visual 2D do jogo, acompanha trilhas sonoras orientais entusiasmante e gradativamente é apresentada a jogabilidade, desde a socialização com a população e a cultura do povo à movimentos acrobáticos derivados das artes marciais, incluindo golpes, uso de armamentos inimigos bem como o desapego desses itens. Enquanto outros heróis usam capas vermelhas, o jogador optará por várias formas de manuseio da poderosa faixa vermelha inicialmente presa na cintura do nosso humilde guerreiro durante suas batalhas em grande estilo metroidvania.

Um representante da CGCGC diz:

Comparado a criar uma história completamente original, fazer um enredo tão profundamente envolvido com uma história real foi mais difícil de projetar.
Nós acreditamos, contudo, que esses elementos de história natural melhorariam o jogo e ofereceria uma experiência mais imersiva.”

Em outras palavras: por meio da ludificação ou gamificação, dentre tanta opções existentes, é possível tornar jogável um momento histórico bastante delicado e de forma introdutória, lúdica e utilizando mecanismos comuns aos jogos tradicionais com o poder de motivar, ensinar, divertir o jogador, com um intenso desafio às habilidades necessárias para superar desafios a cada fase, por em média 6 horas que passam em um piscar de olhos.

Isso fica mais evidente nas primeiras fases, como é o caso da forma encontrada para neutralizar as ações de Wang Wen Chan, um vilão cadeirante e opressor sobre qualquer forma de capacitismo. Sua luxuosa mansão construída no fim do séc. XIX apresenta, desde sua decoração às instalações de esgoto, por onde a aventura de Liao começa, se deparando diante de obstáculos cortantes, corrosivos e inimigos à espreita, em um labirinto de caminhos que para percorrer é preciso dominar uma alta performance de luta. Surpreendido em alguns locais por itens escondidos, até mesmo fragmentos de pergaminhos contendo os segredos de golpes poderosos, imensamente úteis contra o que está por vir, devidamente registrados em um inventário bastante intuitivo, eis que a batalha contra o chefão se anuncia, com o dono da casa de prontidão em um imenso salão carregado de armamentos bélicos disfarçado em meio à suntuosa decoração. Com tudo pronto para aniquilar qualquer invasor, principalmente com o grau de dificuldade que o título apresenta, sem abalar o desejo de enfrentá-lo tantas vezes forem necessários.

Creative Games & Computer Graphics / Neon Doctrine

Assim acontece sucessivamente com os próximos vilões Kawajima Kaguya, Chen Liang Jiou, Shimada Yunoshin, Nakamura Michiaki, cada um com sua trama possível de se interpretar por opções de localização que inclui o PT-BR, tornando mais acessível a sensação de pertencimento taiwanês e oferecendo de forma independente com imensa qualidade um título que pede continuação, versões, colaborações, bem como um reconhecimento mais do que merecido que todo fã de Robin Hood gostaria de apreciar.

The Legend of Tianding está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series S|X, e PC.

As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV