Análise: The First Berserker Khazan – Um soulslike menos desafiador e casual

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Considerado até então inovador, Demon’s Souls, de 2009, chegou com uma proposta diferente do que os jogos do gênero Hack’in slash que, a essa altura, estavam ficando populares e focavam nos combos, ao contrário de The First Berserker Khazan, com estratégias precisas do momento em que deve avançar.

Este gênero ficou conhecido como soulslike e embora tenha atualmente ficado muito popular, sua fama de ser um estilo mais voltado ao desafio o torna um limitador para alguns usuários por ser difícil se acostumar com a proposta. Existem alguns que diminuem um pouco, feito como se fosse um treinamento, para preparar o jogador antes de encarar um Dark Souls, como, por exemplo, Code Vein, Steelrising e recentemente The First Berserker Khazan.

Nexon, Nexon America Inc. / Divulgação

Lançado dia 27 de março para multiplataforma, acompanhamos a história de Khazan, que após ser encaminhado de forma encarcerado pelos guardas, após ser acusado falsamente de traição, consegue escapar e, ao mesmo tempo cria uma relação com o Espectro da Espada, assim ficando mais poderoso e assim parte em busca de uma jornada para provar sua inocência.

The First Berserker Khazan a princípio, pode ser mais um soulslike como qualquer outro, porém depois de algumas mortes, ele vem a seguinte mensagem que pode chocar jogadores habituados ao estilo e animar os desacostumados, que é: “Se você deseja jogar no modo facilitado?“. Aparentemente, o game está querendo convidar jogadores mais casuais a experimentar um soulslike. Entretanto, isso não quer dizer que o jogo não vai ficar muito fácil, mas sim pegar mais leve o jogador, para tentar entender como funciona o estilo do jogo e dar uma experiência mais intuitiva e sinceramente eu gosto disso, pois acredito que não devemos limitar o gênero para uma certa parcela do público e deveríamos expandir para pessoas fora da bolha e assim incluir mais pessoas para apreciar o estilo.

Voltando ao Khazan, sua gameplay segue o básico de um jogo soulslike comum, embora neste você precisa mais bloquear ataques do que desviar, inimigos maiores e fortes poderão aparecer no trajeto e derrotar, pode oferecer mais souls para coletar e assim aumentar seus pontos de experiência, porem ao morrer e não conseguir coletar, você as perde também. Outra característica é que o inimigo às vezes pode ficar incapacitado, te dá a oportunidade de desferir mais golpes e assim aumentando suas chances de vitória, entretanto é por um tempo limitadíssimo, então aproveite bem o momento, caso contrario o seu adversário se recupera e assim dificultando as chances de exito.

Nexon, Nexon America Inc. / Divulgação

Uma outra diferença em comparação com outros soulslike que pude notar é que este não segue um sistema de exploração para encontrar novas áreas para prosseguir no game, ele é mais fechado, por níveis, ainda é possível explorar a fase, atrás de itens, armas e amaduras mais poderosos. Depois de derrotar o segundo chefe Blade Phantom, surge um mapa com novas áreas a serem cumpridos e lugares que podemos revistar para ir atrás de itens que deixou para trás ou obter mais experiências.

O que podemos concluir é que The First Berserker Khazan oferece uma experiência mais casual e divertida, para quem busca um soulslike mais simples e menos desafiador, sua proposta é apenas entretenimento e não uma inovação. Não podemos esperar novidade em tudo que é game que for lançado, apenas uma experiência satisfatória em nossos momentos de lazer.

The First Berserker Khazan está disponível para PlayStation 5, Xbox Series X e Series S e PC (via Steam).

Nota: 09/10.

*Review feito a partir de uma cópia de The First Berserker Khazan, enviada pela NEXON.

*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV*