Análise: The Elephant – A aceitação da vida é melhor do que ir

Reprodução.

No último dia 19 de dezembro, o Adult Swim exibiu o especial The Elephant, dividido em três atos feitos por Pendleton Ward (Hora de Aventura), Rebecca Sugar (Steven Universo), Ian-Jones Quartey (OK K.O.!) e Patrick McHale (O Segredo Além do Jardim). A animação mostra uma ser que tenta se autodescobrir, onde toda vez que vai de seu mundo, acaba ganhando uma nova identidade.

A protagonista surge no inicio do primeiro ato, onde se torna foragida e tenta escapar com a ajuda de um gato, porém acaba sendo pega e falece pelo tiro de uma arma, depois de ter feito um desenho de seu destino. No segundo ato, ressurge como um botão de música que diverte o seu público com sua música eletrizante, mas que fica desconfortável com sua nova identidade e consegue sair dali no final depois de ser perseguida pelo seu público. No terceiro e último ato, se torna uma invenção de um inventor que inicialmente não queria ficar, mas decide ficar depois de seu inventor ter sido baleado e fica paraplégico. A mensagem que os atos trazem de como a gente surge, mas não quer estar naquele universo e não gostar da nova identidade, mas que no final aceita do jeito que é.

Antes de mais nada, gostaria de dizer que me identifico totalmente com a protagonista que, inicialmente, fica desconfortável com sua identidade nos três atos, mas felizmente no terceiro e último ato, passa a aceitar a vida depois que o Dan quase perde a vida, onde ele só fica paraplégico e quase aperta por completo o botão de desligar que não funcionou pelo Dan ser um péssimo inventor. A personagem aceita o jeito que as coisas são e isso é bom. No segundo ato, é mostrado o público só queria festa pelo Botão de Música era o que divertia eles, apesar do Botão queria outra coisa ao invés de divertir festa ao seu público com sua música.

Adult Swim / Divulgação

Em relação a animação, o primor da qualidade é absurdo, em todos os atos. The Elephant nos mostra que aceitar a vida é melhor que do ir, pois viver tem a melhor coisa que nos traz: ficar perto de quem cuida e cria de você, como é visto com Screeno e Dan no último ato e o especial cumpre o seu dever corretamente.

Nota: 10/10

The Elephant está disponível na HBO Max, com dublagem e legendas em português.

*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV*