Análise: Super Mario Party Jamboree – A melhor e maior festa do Mario

Reprodução.

A franquia Mario Party nasceu no Nintendo 64 em 1998 e desde então é responsável por momentos de diversão entre amigos que se enfrentam em um tabuleiro onde a sorte pode estar a seu favor, além de situações que podem estremecer as amizades em minijogos. Super Mario Party Jamboree busca se tornar o maior jogo já lançado da franquia, mas será que consegue? Nesse texto, apresento minhas opiniões após explorar o que o jogo tem a oferecer.

O Jogo

Jamboree apresenta muitas novidades se comparado com os jogos anteriores. Começando por um modo história que funciona mais como um grande tutorial das mecânicas do jogo. Pode parecer que isso é algo negativo, mas não. Nesse modo você irá se aventurar pelos 5 principais tabuleiros com o objetivo de auxiliar os personagens na preparação de um grande festival. Você irá andar pelas casas dos tabuleiros conversando com esses personagens e, na maioria dos casos, enfrentar um minijogo que renderá miniestrelas caso o conclua nas primeiras posições. Sempre que juntar 30 miniestrelas um novo tabuleiro será liberado após enfrentar um minijogo de boss. É bem simples, mas funciona perfeitamente para ensinar o jogador as mecânicas principais e o que cada tabuleiro tem a oferecer. Extremamente útil para quem deseja se aventurar no modo principal online. Ao já conhecer as mecânicas do jogo, as partidas online tendem a acontecer de forma mais ágil pois os jogadores não precisaram tanto dos treinos e leitura das regras.

Nintendo / Divulgação

Mas além do modo tradicional, Jamboree também apresenta um modo interessante para se jogar online. Em Bowserathlon você enfrentará 20 jogadores em um ciclo de 3 minijogos com o objetivo de pegar moedas. Cada moeda que conquistar, seu personagem irá andar no tabuleiro de forma automática e tudo acontecendo simultaneamente. Na sua tela você acompanhará o minijogo e com um faixa ao lado como está o progresso de todos no tabuleiro. São partidas rápidas, e com um número de minijogos bem pequeno, mas funciona bem para quem quer se distrair e não tem muito tempo para o modo tradicional.

O modo clássico e offline está presente. Você possui 7 tabuleiros disponíveis, sendo 5 novos e 2 antigos que precisam ser desbloqueados, e cada tabuleiro tem sua particularidade. Inclusive um dos novos, acontece em um autódromo onde você avança dentro de um carro. Tudo que você já conhece está presente: itens que podem auxiliar, casas de sorte, casas de azar, minijogos em todo final de rodada entre outros. A grande novidade aqui é a dupla jamboree. Duplas não é algo muito novo, mas aqui a mecânica é diferente pois os personagens aparecem no meio da partida e você precisará vencer um minijogo específico daquele personagem para que seja auxiliado durante algumas rodadas.

Apesar de ter falado bastante de alguns modos de jogo, ainda existem outros. Para quem sentiu saudade dos minijogos com controles de movimento, eles estão de volta. A Nintendo achou um caminho para oferecer os dois tipos de mecânica em um jogo só. É possível selecionar se você quer que esses minijogos estejam presentes ou não e mesmo no modo história você pode concluir o básico sem utilizar as mecânicas com os joycons. Essa versatilidade promete agradar a todos os jogadores, sejam aqueles que querem ficar balançando o braço incansavelmente para chegar em 1° ou os mais tradicionais que preferem apenas apertar botões. E dando destaque a esses controles, Jamboree oferece alguns modos restritos a essa mecânica: Cozinha Rítmica onde você deverá fazer os movimentos adequados no ritmo da música, Fábrica do Toad onde será necessário utilizar movimento para levar um bolinho de um ponto a outro da tela e o Aventuras aéreas que lhe permite utilizar os braços como asas para voar e realizar alguns objetivos. Esses modos não me chamaram atenção e imagino que deverão funcionar para um público mais específico. Ainda há o modo Brigada anti-Bowser onde você e outros 3 personagens (offline ou online) precisam derrotar um gigante Bowser em um pequeno mapa.

Uma festa quase perfeita

Apresentando diversos modos de jogo e mecânicas para agradar todos os jogadores, parece que esse é o Mario Party definitivo. Parece, pois, um problema ainda persiste: o modo online. Apesar de melhorias nessa área, o ambiente online ainda é um ponto fraco da Nintendo. Diversos problemas de travamento, o famoso lag, surgiram em todas as partidas que testei. Problemas desse tipo em um minijogo que exige velocidade é pra desanimar qualquer pessoa e não foram poucas vezes que isso ocorreu. Um outro ponto negativo é o fato de o Switch não permitir chats por voz ou grupos para bater papo no próprio console. Por mais que existam várias alternativas, como o Discord, não existe nada mais confortável de que ter tudo isso integrado no console. Se existe algo que espero para o futuro da franquia, e em um novo console, é um sistema mais robusto com possibilidade de interações entre os jogadores no próprio console sem a necessidade de outros dispositivos.

Vale a pena?

Super Mario Party Jamboree é o maior e melhor Mario Party já lançado. Oferecendo diversos modos de jogos para agradar jogadores de todos os tipos, a possibilidade de jogar solo, em grupo ou online e com todos os textos e falas em Português, esse é sim o maior e melhor Mario Party já lançado. Ainda há espaço para melhorias, principalmente no campo online, mas sem dúvidas essa é a versão mais completa já lançada até hoje.

Resumo

Pontos Positivos:

  • Diversos modos de jogo
  • Mecânicas versáteis
  • Totalmente em português

Pontos Negativos:

  • Muitos problemas de conexão
  • Falta de comunicação no modo online


NOTA:
9

Super Mario Party Jamboree já está disponível para Nintendo Switch.

*Para fins de análise, foi utilizada uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Nintendo.

*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV*