Análise: Super Mario Bros: O Filme é mais um acerto na nostalgia

Reprodução.

Chegou ao cinema mais uma adaptação do mundo dos games para a tela grande e o felizardo da vez é o famoso herói da Nintendo Mario, juntamente com o seu irmão Luigi, é claro! Super Mario Bros. O Filme não promete ser a produção mais espetacular do mundo, mas com certeza garantirá ótimos momentos para aqueles que cresceram jogando este ótimo título.

O filme é relativamente curto, possuindo um total de 1h30 preenchido com ótimas referências e um enredo simples, mas que consegue divertir. Lembrem-se de que, este é um filme cujo público-alvo são as crianças, existem piadas para a galera mais velha? Com certeza, mas o alvo permanece sendo os pequenos e um enredo estilo Pinóquio de Guillermo del Toro não tem cabimento aqui.

Digo isso, pois vi muita crítica em relação ao roteiro da animação produzida pela Illumination. Como fã, eu digo: o filme é tudo o que queremos, ponto. E, como eu disse mais acima, esta é uma história simples, com uma missão simples e bem direta: salvar o Luigi e impedir que o Bowser destrua o Reino Cogumelo. É isso. Sem mais. Entretanto, a diversão está, obviamente, na caminhada dos protagonistas.

Nintendo / Illumination / Reprodução

A trama nos apresenta Mario e Luigi, dois irmãos que estão começando um novo negócio juntos: Os Super Mario Brothers, onde eles atuam como encanadores e consertam o que for preciso, ou pelo menos tentam. No entanto, sua família não aceita muito a ideia e acredita que este é um plano furado. Principalmente o pai de ambos, que nunca acredita nos sonhos do Mario e o acusa de carregar o Luigi para a lama junto com ele.

Numa tentativa de provar o seu valor, Mario decide consertar um hidrante que estava vazando água por todo o bairro do Brooklyn e no processo ele e seu irmão acabam sugados para um outro mundo. Momento isekai do filme rs. Mario vai para o Reino dos Cogumelos, enquanto Luigi acaba indo parar num lugar sombrio e não muito convidativo.

E ai começa a nossa jornada, Mario sente-se culpado e, obviamente, planeja salvar o seu irmão, para isso ele precisará da ajuda da Princesa Peach que está com um problema: Bowser está chegando com um plano não muito agradável e, além disso, o vilão está com o Luigi como refém. Pronto. Ambos irão se ajudar nesta mágica aventura.

Nintendo/ Illumination / Divulgação

O filme traz muitos elementos do jogo, além de vários personagens do mesmo. No inicio do longa vemos o Mario e seu irmão passando por um canteiro de obras e tudo parece muito com o cenário de um jogo, como se estivéssemos com um joystick nas mãos. O treinamento do nosso herói também é algo que nos atinge em cheio, afinal, quem nunca demorou dias para passar de uma fase? E não vamos esquecer da ponte de arco-íris e a corrida de Kart!

Super Mario Bros. pode ser curtinho; mas encanta, diverte e nos deixa com vontade de assistir mais. A dublagem ajuda bastante, devo ressaltar, o Mario com aquele sotaque misturando italiano com português ou o Toad com aquela referência de sua dublagem da série animada dos anos 1980 só engradecem o longa.

Que o sucesso ocorra e uma sequência seja anunciada, seria muito bom ver uma nova franquia nascendo!

Nintendo / Illumination / Reprodução

Super Mario Bros. O Filme está em cartaz nos cinemas com cópias dubladas e legendadas.

*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV*