
Se você tem aproximadamente 30 anos como eu e teve contato com um computador quando era criança, era bastante comum sermos recebidos com um jogo do estilo point & click, onde você clicava em qualquer coisa, para receber uma interação de um objeto, falando alguma coisa para prosseguir no jogo ou, em muitos casos, receber alguma informação didática.
SOPA – Tale of the Stolen Potato, lançado no último dia 6 de outubro, é um título que aproveita muito bem do gênero com o objetivo de interagir com vários objetos, resolvendo quebra-cabeças, localizar objetos, puzzles e muito mais. Embora aqui você não necessariamente precise clicar, uma imagem de um botão aparece, indicando a possibilidade de interação e assim obter itens e combiná-los.
No jogo, controlamos Miho, uma criança que vai até a despensa para pegar um saco de batatas, para sua avó preparar uma sopa, porém uma criatura, parecida com um camaleão, rouba as batatas e você é transportado para um mundo mágico, cheio de personagens diferentes em um ambiente fantasioso.

A ambientação lembra muito o estilo cultural latino mesclado com obras japonesas, principalmente as animações do Studio Ghibli. Existem elementos que lembram muito A Viagem de Chihiro e O Castelo Animado, com visuais expressivos, ricos em detalhes.
Entretanto, nem tudo são flores. A jogabilidade, que é um dos pontos mais importantes, não flui muito bem, loops de áudios que não funcionam direito, além de serem muito repetitivas, quedas de framerate e o principal de não haver localização em português. Por se tratar de um jogo que tem textos e quebra-cabeças para resolver, quem não entende de inglês pode se perder e não entender o que fazer?
Em conclusão, SOPA – Tale of the Stolen Potato é um game simples, para amantes de point & click, embora tenha um visual mais moderno para atrair jogadores de consoles ou quem curte jogar no controle, os problemas relatados podem prejudicar a experiência e destimular a influência deste jogo a produzir novos games aproveitando deste recurso. Para ser generoso, darei nota 7, pelo potencial que ele traz.
Nota: 7/10
SOPA Tale of the Stolen Potato está disponível para PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series X/S e PC (Via Steam).
Notícias relacionadas
Análise: Holy Shoot – Um inferno colorido
Tiros e explosões coloridos em um jogo de tiro rogue-like
Analise: Primal Planet – Muita ação e menos palavras
Estilo pixel art em um mundo p´re-histórico

