Análise: Sanda – Oh, o Papai Noel é gostosão!

Reprodução.

Uma das novidades da Temporada de Outono do ano, está a adaptação em anime de Sanda, baseado no mangá homônimo de Paru Itagaki (Beastars), que tem como característica única sua animação (do mesmo estúdio por trás de Dandadan) e a irreverência das situações em que se encontram os personagens (o que vindo da autora de Beastars não chega a ser uma surpresa).

A trama se passa em um Japão futurista e distópico, onde as crianças se tonaram ainda mais preciosas devido o baixo índice de natalidade do país. A todo momento são vigiadas e conduzidas por um sistema quase sem falhas e onde o mito do Papai Noel se mostra o condutor narrativo do que pode vir a mudar uma sociedade caótica.

Nosso protagonista, Sanda, é um dos descendentes do Papai Noel, que por meio de qualquer veste na cor vermelha, se transforma no bom (e que bom!) velhinho. A transformação é tanto física quanto simbólica, mas rodeada de mistérios, cujos poderes foram despertos por sua amiga, Shiori, que deseja encontrar sua melhor amiga.

Science SARU / Divulgação

Nestes primeiros episódios fomos apenas superficialmente apresentados a este mundo, mas diversos mistérios rodeiam em torno de Sanda. Tipo, como Shiori sabia sobre a descendência? Como este mundo se tornou assim? Quem é o misterioso diretor que parece querer acabar com o Papai Noel? Muitas perguntas ainda estão sem respostas, afinal, é o começo da jornada, mas que se mostra bastante empolgante.

No que se diz respeito à qualidade da animação, não tenho deméritos a comentar, da fluidez das cenas a vibração das cores, Sanda talvez seja um dos animes mais caprichosos do momento, com personagens expressivos e que acima de tudo se mostram vivos no cenário, não como só meros coadjuvantes. Isso faz toda a diferença para que uma possível estranheza seja disseminada poucos minutos após dar o play. Mas se tudo parecer estranho, lembre-se: estamos assistindo a uma adaptação em anime de uma obra da criadora de Beatars (definitivamente furry).

Sanda tem um começo promissor, e se mostra uma excelente pedida no meio de tantos lançamentos. Se o futuro vai corresponder as expectativas, é difícil dizer, mas certamente merece sua atenção.

Sanda vai ao ar semanalmente às sextas-feiras na Amazon Prime Video, com dublagem e legendas em português.

Nota: 8/10

*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV*