
Como criança, meu maior sonho era ser um desenvolvedor de video games quando crescesse. Afinal, seria muito bom ter seus próprios jogos e estar ao lado de outros como Sonic e Mario, mas que você dissesse para todo mundo que “fui eu que fiz”. Conforme crescia, percebia o quão complexo é o seu desenvolvimento, precisando de toda de uma equipe de desenvolvedores. História e personagens você nem cria, no máximo, discute com um grupo de ideias para sugerir – e que talvez nem seja aprovada. Entretanto, existe exceções, jogos feitos por uma única pessoa, de forma simples e feito com amor, com propósito de ser divertido e assim é Primal Planet.

Primal Planet é um jogo indie, estilo metroidvania, desenvolvido por uma única pessoa, Albert, também conhecido como Seethingswarm. Ambientado num mundo pré-histórico com dinossauros, misturando elementos de ficção científica, você controla um neandertal que após o ataque de um tiranossauro, acaba se perdendo de sua família e parte para uma jornada para encontrá-los, mas isso é só a ponta do iceberg, pois a medida conforme o jogo avança, diversas novas habilidades podem surgir, deixando o game mais rico.
A gameplay inicialmente há um modo tutorial, para explicar o que você deve fazer para prosseguir no jogo, como agachar, soltar lança para alcançar plataformas mais altas, jogar carne para distrair os dinossaurinhos, existe até elementos de stealth, onde precisa andar com extrema cautela próximo a dinossauros gigantescos adormecidos. Também existem sistemas de chaves, onde precisa pegar uma peça para abrir uma passagem para avançar ou conseguir mais itens.

Um ponto a se destacar é que Primal Planet não possui diálogo, a imagem vale mais que mil palavras. As animações do game podem comunicar o jogador e oferecer uma compreensão, sem precisar deduzir, e tudo isso unindo a um pixel art riquíssimo, detalhando os cenários, os personagens e os dinossauros, podendo até ser uma verdadeira aula para estudantes.
Primal Planet também oferece um modo cooperativo, onde um segundo jogador pode controlar Sino, pequeno dinossauro companheiro do nosso protagonista.
Para finalizar Primal Planet é um game indie, bastante simples, recomendo fortemente para amantes de metroidvania. Só acho o valor do game um pouco salgado, custando R$ 60 reais na Steam. Aconselho comprar quando estiver em promoção.
Nota: 8/10
Primal Planet está disponível para Playsation 5 e 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC (via Steam).
*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV*
Notícias relacionadas
Análise: Indiana Jones e o Grande Círculo: A Ordem dos Gigantes | Nova jornada mistura ação, mistério e bom humor
De volta pelos esgotos de Roma e mais
Analíse: Hell is Us – Um jogo que merece sua atenção
Exploração, dedução, quebra-cabeças e combates

